Jogos e brincadeiras na educacao fisica
Por: juliana1109 • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 542 Palavras (3 Páginas) • 417 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar sobre a brincadeira pique bandeira, que se organiza da seguinte maneira: reuni os alunos e verifica se todos eles sabem brincar, se houver quem não saiba brincar, explicar toda a brincadeira ao participante. Na atividade os alunos serão divididos em duas equipes, cada equipe ficará de um lado do espaço que vai se realizar a brincadeira, como por exemplo, em uma quadra que será dividida ao meio e a bandeira ficará no fundo de cada parte da quadra sendo o local da bandeira será marcada por um circulo ou uma linha.
O material utilizado nessa brincadeira será uma bandeira ou pode ser também garrafa pet, colete, bolas, galhos de arvores, etc. e um giz para marcar as linhas. Essa atividade pode ser desenvolvida em qualquer espaço amplo, sendo o local pode ser uma quadra, pátio da escola, campo de futebol, e vários outros locais que há espaço.
As regras da brincadeira são: Quando um ou mais alunos tentarem atravessar o campo inimigo, precisará cuidar para não ser pego por nenhum dos seus adversários, pode haver variações nas regras, como por exemplo: aumentar o número de bandeiras. O objetivo da brincadeira é conquistar a bandeira do adversário atravessando o campo inimigo, porém deve também proteger a sua bandeira.
2 DESENVOLVIMENTO
Uns dos movimentos que se trabalha mais na brincadeira de pique bandeira é a corrida, que é como um movimento que se repete, tendo o contato diretamente com o chão, é um movimento agitado em todo momento. A corrida representa 2 vezes o peso do corpo quando se corre normal, e 4 vezes quando se corre em velocidade. A passada deve começar no calcanhar, assim se absorve a maior parte do impacto como o chão, depois passa para o apoio da parte do meio do pé e continua o trabalho distribuindo a carga corpórea e termina desprendendo os dedos que impulsionam o corpo.
Quando se corre de forma errada, o peso do corpo é transferido negativamente para os joelhos, quadris e coluna. Se a pessoa começar a sentir dores localizadas, possivelmente está correndo de forma errada. Na corrida se trabalha com vários membros do corpo, que serão citados abaixo três membros com dois músculos cada:
Região Dorsal : Trapézio e Tatíssimo do Dorso.
Quadril : Glúteo máximo e Piriforme.
Membros inferiores : Pés e Pernas.
Sendo que a base da corrida se encontra-se nos pés, que além de absorver a maior parte do impacto, dão equilíbrio dinâmico ao resto do corpo, impulsionando-o para frente.
3 CONCLUSÃO
Esses tipos de brincadeiras além de interagir com todos os colegas, elas motivam também a uma disputa amigável, onde eles podem se conhecer mais uns aos outros e, além disso, vão estar fazendo um exercício físico para melhor condicionamento do corpo, trabalhando vários membros e músculos, e o melhor vão estar de divertindo.
REFERÊNCIAS
COLETÂNIA de atividades
...