MECANISMOS DE INTEGRAÇÃO E REGULAÇÃO HORMONAL
Por: MAIRLA LOPES • 7/5/2017 • Dissertação • 389 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
MECANISMOS DE INTEGRAÇÃO E REGULAÇÃO HORMONAL - ANATOMIA HUMANA
O texto procurou explicar um pouco dos mecanismos de interação neural e endócrina essenciais para a vida. Colocando em pauta logo no inicio o exemplo do processo da leitura onde é incluído muitos mecanismos de interação neural, esse processo nada simples é resultado de uma serie de neurônios e regiões especializadas do cérebro que se interligam e interpretam informações elétricos e transformam-nas em informações que identificamos como leitura, visão, gustação, fala, audição, dor, olfato, equilíbrio motor, entre outros.
No sistema nervoso as mensagens são transmitidas ao longo de células nervosas- os neurônios, ate aos diferentes órgãos; além de permitir ao individuo relacionar-se com o meio ambiente e dar resposta adequadas aos estímulos recebidos. No texto o autor afirma que todos os mecanismos estudados servem para todas as espécies.
Na figura 6 é possível observar claramente que o sistema nervoso é dividido em duas partes periférico e central, para exemplificar ainda mais o autor diz que o sistema nervoso central é tudo que esta dentro das cavidades ósseas: a caixa craniana e o canal vertebral, assim tudo que esta fora dessa região ou seja, gânglios e receptores, fazem parte do sistema nervoso periférico. No sistema nervoso central encontramos o encéfalo que contém o cérebro (controla as atividades sensoriais, motoras, intelectuais); cerebelo (coordenação dos movimentos, manutenção dos movimentos); e o bolbo raquidiano (coordenação dos reflexos, funções involuntárias também, batimentos cardíacos, respiratórias e a digestão.
Para finalizar é falado dos sistemas nervoso periférico, que contém o autônomo onde coordena os órgãos internos de modo automático e inconsciente; E o sistema nervoso somático que coordena as funções que nos relacionam com meio externo movimentos voluntários e tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações.
Ao chegar no tema sistema hormonal observo uma estreita relação com o sistema nervoso, através do hipotálamo que participa no controle do ritmo cardíaco, digestão, da defecação, porém é responsável pela sensação de sede, de fome e intervém no nosso estado sentimental.
O autor conclui que não é fácil realizar uma separação satisfatória entre eles, apesar das estruturas diferentes entre eles. Os dois respondem a estímulos recebidos por receptores, enviam mensagens para órgãos efetores que executam as resposta adequadas; O sistema nervoso da a resposta a estímulos internos e externo, e o sistema hormonal apenas da resposta a estímulos internos.
...