Medidas de Avaliação de Atividade Motora
Por: Rafawells • 28/3/2022 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1]
Rafael Augusto Pereira
1120693
Medidas e Avaliação da Atividade Motora
Aula Prática 01
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Marcel Frezza Pisa e Evandro Marianetti Fioco
Batatais
2021
RELATÓRIO VÍDEO AULA 01
Nessa vídeo aula foi abordado as técnicas de medidas e referências para avaliações antropométricas. Podemos encontrar equações generalistas e específicas de acordo com o grupo onde a mensuração será realizada.
Descobrimos alguns instrumentos indispensáveis para a análise, são eles:
- Fita métrica com marcação milimétrica, porém o mais recomendado seria a trena antropométrica.
- Adipômetro.
- Caneta demográfica, para marcação dos pontos de referência.
Aprendemos que para a realização das medições é importante que o indivíduo esteja com o mínimo de roupa possível, seja feita do lado direito, não tenha feito nenhuma atividade física, cremes e protetores podem prejudicar a mensuração. Tomar o cuidado para não beliscar e sim pinçar a dobra durante seu cálculo, manter o adipômetro em uma profundidade de no máximo 1cm, e não exceder o tempo de exposição por mais de 4s.
Iniciamos pela perimetria, marcando os pontos anatômicos iniciais, a massa muscular pode atrapalhar na marcação. A perimetria é importante pois através dela podemos ter o controle de desenvolvimento do aluno, inclusive existem algumas equações em que podemos calcular a densidade muscular e percentual de gordura apenas pela perimetria.
Marcação subescapular: dobrar o braço para a dobra inferior da escápula ficar aparente e marcar 2cm abaixo.
Ponto médio do braço e dobras bicipital e tricipital: Localizar a borda lateral do acrômio e o olecrano da ulna e marcar bem na metade. Após isso transcrevemos essa marcação para a parte anterior para localizarmos a dobra bicipital e na posterior para a dobra tricipital.
Peito: Metade da medida entre a prega axilar e mamilo em homens e no terço proximal da prega axilar em mulheres.
Dobra axilar média: pequena extensão do ombro para que a parte medial fique exposta. Será a intersecção de uma linha imaginária entre a linha axilar e o apêndice xifoide.
Supra ilíaca: acompanhar a linha da dobra anterior até a crista ilíaca.
Abdômen: localizada a 2cm a direita da cicatriz umbilical. Existem referencias que dizem 2cm a direita e 1cm abaixo.
Coxa média: localizamos a linha inguinal até a borda superior da patela e marcamos na metade. Marcação é feita na parte anterior da coxa.
...