Modelo de projeto de pesquisa
Por: Letícia Cristiana • 22/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.878 Palavras (8 Páginas) • 440 Visualizações
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Graduação Educação Física
Desconstruindo o preconceito
Gabriel Silva Siqueira
Letícia Cristiana
João Paulo Calado
Belo Horizonte
2011
Denominação:
Desconstruindo o preconceito
Objetivo Geral
Promover a integração e socialização entre os alunos das escolas municipais de ensino público regular e especial, priorizando a formação cidadã e possibilitando a inclusão social através dos jogos esportivos.
Objetivos Específicos
- Capacitar os profissionais de Educação Física para atuarem de maneira condizente a proposta do projeto.
- Criar um projeto pedagógico que oriente os profissionais envolvidos no projeto e fomente os objetivos propostos.
- Possibilitar uma nova percepção dos alunos e professores em relação às práticas corporais/culturais.
- Iniciar um processo progressivo de modificação da cultura dos participantes e disseminação dessa proposta.
- Proporcionar uma experiência planejada em processos que levam ao momento de participação e inclusão entre pessoas com e sem deficiência.
- Promover a formação cidadã dos alunos a partir dos Jogos Esportivos Culturais atrelando a essas práticas os princípios éticos, a autonomia e o respeito às individualidades.
- Capacitar os professores das escolas regulares para um maior amparo aos alunos com deficiência nela inseridos.
Local de Realização
Escolas públicas de BH, museus, teatros, parques, e evento final no Complexo Esportivo da PUC Minas.
Período de Realização
20/09/2016 à 20/09/2017
Período de Execução do evento final
Janeiro a setembro de 2017
Realização
Secretaria de Esporte e Lazer de Belo Horizonte e PUC Minas, por meio do Complexo Esportivo.
Responsabilidade Técnica
Secretaria de Esporte e Lazer de Belo Horizonte e PUC Minas, por meio do Complexo Esportivo.
Promoção
Petrobrás, Fiat e CEMIG.
Apoio
Prefeitura de Belo Horizonte e Governo do Estado de Minas Gerais.
Chancela
Lei de Incentivo ao Esporte
Clientela
Direta: alunos de escolas públicas regulares e especiais de Belo Horizonte e professores.
Indireta: familiares e expectadores do evento.
Metas
- Criação de sistema operacional próprio para monitorar, organizar e manter os dados sempre atualizados para evitar gastos excessivos com recadastramento. Contratação de empresa especializada.
- Criação de projeto pedagógico.
- Capacitação dos professores de Educação Física para implementação da proposta pedagógica.
- Implantação da proposta pedagógica nas escolas.
- Torneio Esportivo de integração entre todas as escolas envolvidas.
Denominação:
Desconstruindo o preconceito
2 - Aspectos Qualitativos
2.1 - Justificativa
De acordo com dados do Censo Demográfico – 2000, no Brasil, 14,5% da população são pessoas com deficiência, o que equivale acerca de 24,6 milhões de pessoas.
Apesar da legislação e das propostas de políticas públicas referentes ao processo de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil, nos deparamos ainda com inúmeras dificuldades e barreiras que nos afastam dessa conquista no contexto social.
Os números da pesquisa atentam para a necessidade de iniciativas e projetos voltados para esse público como garantia dos seus direitos, respaldados constitucionalmente. Diante dessa realidade, figura como uma ferramenta preciosa o esporte enquanto uma possibilidade de inclusão e ascensão social.
O projeto apresenta um plano de ação dividido em etapas de preparação dos alunos e profissionais dentro de um processo articulado que irá garantir o envolvimento dos mesmos com a proposta, alcançando os objetivos do projeto.
O esporte será usado como ferramenta de inclusão social, como objeto de mobilização dentro de um processo e ambiente pouco conhecido pelos alunos. O trabalho para que isso ocorra será contínuo, de longo prazo e tem a intenção de mudar a cultura dessas crianças em relação aos pré-conceitos impostos pela sociedade. Segundo o Presidente, a CPB (Confederação Paraolímpica Brasileira) incentiva iniciativas que transforme o esporte em uma ferramenta para alcançar conquistas sociais.
Importante ressaltar que o conceito de esporte atualmente não se reduz às regulamentações específicas da profissão e não deve ser reconhecido somente pelas suas características competitivas. O esporte é um fenômeno sócio cultural e sua compreensão não se restringe somente ao conceito de esporte de rendimento.
Segundo Kunz (1994), o conceito de esporte enquanto alto rendimento torna-se excludente na medida em que enfatiza o caráter competitivo e seletivo, condicionando a sua prática apenas as pessoas que apresentam potencial para se transformar em atletas.
Por outro lado, o referido autor, apresenta um conceito mais amplo de esporte, despreocupado com a seleção, relacionado com a noção de direito, educação, lazer, cidadania, inclusão e qualidade de vida dos sujeitos praticantes.
Segundo Santos e Lorenzeto, “a prática da atividade esportiva, voltada para a integração social é uma forma democrática de permitir a todas as classes uma oportunidade de engajamento educacional em parceria com o esporte. O fenômeno esporte, em nosso contexto estudado, está inserido como um forte agente educacional, cultural e para o exercício da cidadania.”
...