Nado Borboleta e Nado Peito
Por: dornelasingrid • 23/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 463 Visualizações
Atividade: responda o questionário baseando no arquivo enviado e grave um vídeo de no máximo 1:00 minuto sobre cada estilo
Estudo dos 04 Nados
Nado Peito
1-Descreva as principais características do nado peito?
Caracteriza-se como o nado mais lento em relação aos outros, o estilo peito é caracterizado como nado simétrico e simultâneo.
2- Como é feita respiração no nado peito?
No momento em que o nadador estende as pernas, o corpo sobe, o que possibilita a elevação dos quadris. Com isso, automaticamente, o nadador retira a cabeça da água para respirar, do meio para o final da braçada. No início da propulsão, quando os braços ficam estendidos, o rosto do nadador está submerso, tendo a linha da água na altura da testa. Durante os movimentos dos braços, o nadador, lentamente, começa a expirar pela boca.
3-Descreva as fases da braçada no nado peito?
- Fase de apoio ou varredura para fora.
- Tração ou varredura para dentro.
- Recuperação.
4-Como é feita a pernada no nado peito?
Os movimentos das pernas devem ser simultâneos e no mesmo plano horizontal, sendo que os pés devem estar virados para fora durante a parte propulsiva da pernada. Ao iniciar as pernadas, há uma flexão das pernas, afundando levemente os joelhos e aproximando os tornozelos e calcanhares do quadril. Com os pés contraídos para fora, concentra-se a força na planta dos pés, empurra-se a água para o lado e para trás por isso a pernada do nado de peito requer uma boa flexibilidade tíbio-társica.
5- Qual a importância do nado peito para os outros estilos da natação?
Por ser o mais antigo dos estilos de natação e o primeiro utilizado em competição, é o estilo de recreação mais popular, e os outros desenvolveram-se a partir dele.
6-Qual a diferença do estilo ondulante com o estilo plano?
Devido à máxima elevação do tronco e, consequentemente, ao abaixamento do quadril, o nadador do estilo golfinho realiza uma menor flexão da coxa sobre o tronco, e assim tende a interferir menos no fluxo laminar da água criando, com isso, um menor arrasto em relação ao estilo plano ou convencional em que o nadador necessita realizar um maior abaixamento das coxas (maior flexão da coxa sobre o tronco), pressionando assim a água para frente , e consequentemente, criando um grande arrasto.
7- O que é filipina no estilo peito e qual a sua importância?
Filipina é uma sequência de movimentos realizados no início de cada distância desta modalidade, tanto após a saída do bloco, quanto depois de cada virada. É feita debaixo d’água (fase submersa), a técnica gera maior velocidade do que o próprio nado peito. Os nadadores que a executam muito bem saem na frente, pois começam a prova em maior velocidade e, de quebra, economizam energia para o restante da disputa. Só após a sequência da filipina que o nado peito começa.
8- Como acontece a saída do estilo peito?
As saídas executadas em nado de peito, têm, sobre o bloco de saída, as mesmas características do nado crawl, valendo a mesma afirmativa durante a trajetória aérea. As diferenças estão a partir do deslize realizado logo após a entrada na água.
9-Como se dá a virada do nado peito?
O atleta deve tocar a borda com as duas mãos simultaneamente. Não há obrigação de os cotovelos estarem dentro da água durante a virada. Após tocar a borda, o atleta vira de frente para a continuação da distância e então pode lançar o corpo submerso para a filipina.
10- E a chegada, como é feita?
A chegada é feita pelo toque simultâneo das mãos.
Nado Borboleta
1-No meio cientifico existem outros dois nomes para o nado borboleta, quais são eles?
Nado golfinho e/ou nado mariposa.
2-Descreva as principais características do nado Borboleta?
É considerado por muitos nadadores como o segundo mais veloz (atrás somente do nado crawl), e mais complexo entre todos os estilos. O nado borboleta é um nado de movimentos simultâneos de pernas e braços com ondulação do corpo, passou a ser um estilo de competição distinto em 1955.
3- Existem duas formas de respiração no nado borboleta, quais são elas?
- Respiração frontal: O nadador fará a inspiração durante varredura para cima, e, para isto ao estar fazendo a varredura para dentro deverá começar a projetar a sua cabeça para cima e para frente.
- Respiração de lado: Alguns nadadores respiram de lado, eles acreditam que gastam menos energia do que elevar a cabeça, e que isto ajuda a manter um melhor alinhamento horizontal, porque o ato de elevar a cabeça tende a submergir os quadris.
4-Descreva as fases da braçada no nado Borboleta?
- Entrada
- Apoio ou varredura para fora.
- Tração ou varredura para dentro.
- Finalização ou varredura para cima.
- Recuperação.
5-Como é feita a pernada no nado borboleta?
Lembra a calda de um golfinho devem ser simultâneas com trajetória descendente e ascendente. Na Trajetória descendente deve haver uma ligeira flexão da coxa sobre o tronco e da perna sobre a coxa e na trajetória ascendente as pernas devem estar estendidas com os pés em flexão planta e em inversão, com pressão realizada pelo dorso dos pés e pelas pernas.
...