Nutrição aplicada ao Exercício
Por: 1326 • 14/4/2015 • Resenha • 872 Palavras (4 Páginas) • 10.319 Visualizações
FACULDADE CLARETIANO EAD
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO
ATIVIDADE 9ª SEMANA
Professor: Anderson Vasconcelos Soares
Aluna: Kamila Bárbara Oliveira Cruz
RA 1142539
VITÓRIA ES
10 de Abril de 2015
Atividade no Portfólio – 9ª Semana
Atividade no Portfólio Objetivos
• Compreender a seleção alimentar.
• Conhecer as recomendações nutricionais para praticantes de exercício físico.
• Correlacionar o conceito de seleção alimentar ao cotidiano profissional de forma a proporcionar o bem comum.
Descrição da atividade Com base na leitura do artigo “Determinantes de escolha alimentar” (JOMORI; PROENÇA; CALVO (2008), disponível na aba "Material de Apoio" de sua Sala de Aula Virtual, responda às questões a seguir:
1) O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os cinco determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citados por Gedrich (2003).
O homem (comedor) pode se alimentar praticamente de tudo, é um ser onívoro. Contudo, as escolhas alimentares atendem as necessidades biológicas e partem de um pressuposto social e culturalmente aceito, pois é um animal que vive em sociedade. Além disso, existem as variáveis relacionadas às preferências alimentares, à posição social (status), etc. Nesse sentido, as variáveis ligadas ao comedor envolvem todos os pontos que podem influencia-lo na escolha alimentar, compreendendo “os fatores do meio ambiente, a história individual e a personalidade refletida em valores pessoais”; segundo Gendrich, o comportamento alimentar abrange cinco determinantes: biológicos, sócio-culturais, antropológicos, econômicos e psicológicos. O determinante biológico adota os gastos energéticos e as necessidades nutricionais para o bom funcionamento do metabolismo. Também inclui a sensibilidade gustativa, influenciada pelas preferências alimentares. Igualmente, tem-se a influência do sexo, da fase da vida, da sensibilidade sensorial e a palatabilidade. A questão do convívio social, da ideia de identificação e aceitação por grupos sociais ou a distinção, das preferências e ao gosto de necessidade se relacionam ao determinante sócio-cultural. Ou seja, são apreendidos no meio em que o indivíduo está. O determinante antropológico diz sobre as possibilidades de escolha alimentar de acordo às referências do que ele opta por consumir. Está de acordo com o conhecimento e sentimentos do indivíduo: valores, crenças, experiências, entre outras. Já o econômico traduz-se no poder de compra e a disponibilidade e estão relacionados aos fatores demográficos (localização, renda per capita, situação macro e microeconômica, etc.). Por fim, o determinante psicológico é abordado no sócio-cultural. Ele engloba o pensamento provindo do contexto e que dita a escolha, de acordo com objetivos já descritos no determinante ócio-cultural.
2) Como as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?
As variáveis relacionadas ao alimento são atrativos ou repulsivos na escolha alimentar. Uma vez que elas podem ou não chamar a atenção do indivíduo. São decorrentes da cultura local e abrangem as preferências do comedor. Por exemplo, em partes da Ásia é muito comum o consumo de diferentes insetos (variedade de escolha). Para o ocidente, de maneira geral, a aparência e a origem são impecílios, mesmo que muitos não conheçam nem sabor e nem odor da preparação.
3) Discorra sobre os métodos de avaliação da escolha alimentar.
Para a obtenção de resultados confiáveis, a escolha do método e do esboço do método deve estar sempre relacionada com os objetivos da pesquisa. Os métodos citados no artigo apresentam olhares específicos e diferenças de análise. Deste modo, Stepoe et al. desenvolveram uma ferramenta para conhecer os motivos relacionados à escolha alimentar, chamado de Questionário de Escolha Alimentar (FCQ). Ele engloba nove fatores que levam à escolha alimentar: saúde, conveniência de aquisição e preparação dos alimentos, aspectos sensoriais, preço, conteúdo natural, humor, familiaridade, preocupação ética e controle de peso. A escolha alimentar individual da população é avaliada pelo FCQ. Abrange as representações dos motivos que levam a essas escolhas, e não às práticas alimentares realizadas por esses indivíduos.
...