O EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PATROCÍNIO A EVENTOS Nº 01/2017
Por: rrpc6627 • 22/12/2022 • Monografia • 2.441 Palavras (10 Páginas) • 112 Visualizações
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PATROCÍNIO A EVENTOS Nº 01/2017 |
Edital de Seleção de Projetos Esportivos 01/2017 |
Proponente | ASSOCIACAO DE FUTSAL DE ALEM PARAIBA |
CNPJ | 03.830.248/0001-78 |
campos.richard@ig.com.br | |
Endereço | RUA DR. PIO VILLELA PEDRAS – 23 / 201 |
Telefone | 32 - 999760099 |
Nome do titular ou responsável legal do proponente | RICHARD RUTEMBERG DE PALMA CAMPOS |
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO | |
Nome do projeto | CAEC – Centro de Atividades Esportivas e Culturais |
Dimensão do projeto | Desporto Educacional |
Modalidades do projeto | Basquete / Handebol / Futsal / Voleibol / Karatê / Capoeira |
- Objeto:
O CAEC - Centro de Atividades Esportivas e Culturais tem como principio básico à formação critica, identificando e desenvolvendo talento na cultura corporal desportiva, acompanhando e analisando o desenvolvimento das pontecialidades dos alunos, com vistas à futura especialização e à integração dos mesmos na sociedade. Atualmente tem-se observado um aumento considerável nas discussões sobre a metodologia de ensino-aprendizagem dos desportos e lutas. Nos jogos desportivos coletivos e lutas, inúmeros são os assuntos a serem debatidos. Estes jogos são constituídos por varias modalidades desportivas e as lutas modalidades desportivas de combate. – O Centro de Atividades Esportivas e Culturais abordará o Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Karatê e Capoeira – o ensino dos jogos desportivos coletivos e das lutas deve ser concebido como um processo na busca da aprendizagem. Os desenvolvimentos desportivos, entendidos como processo de ensino, que ocorre desde que a criança inicia-se na atividade desportiva, até a sua dedicação exclusiva a uma determinada modalidade, isso quer dizer que o ensino de habilidades e competências tático-cognitivo e também as considerações sobre o desenvolvimento das capacidades físicas e dos jogos desportivos coletivos, por intermédio da pedagogia do esporte, identificam vários problemas na fase de iniciação desportiva. A iniciação desportiva ou desenvolvimento desportivo esta ligado diretamente aos aspectos da aptidão físico-motora, rendimento, competição, formação de hábitos corporais de saúde e formação da personalidade, onde se refletirá criticamente falando entre os praticantes e os orientadores da prática da iniciação desportiva (desporto escolar). A aptidão físico-motora deverá ser atingida como prática consciente, nos aspectos biológicos, psicomotores e antropológicos. Nos aspectos técnicos e táticos (rendimento especifico) não deve perder o caráter lúdico, a competição (vitória\empate\derrota) deverá ser instrumento pedagógico mediador, socializador, cooperativo e transformador. O hábito da saúde deverá ser compreendido pela prática prazerosa, construída pelo próprio aluno, bem como a formação da personalidade, que indicará a prática desportiva, mesmo trabalhando habilidades especifica, não poderá ser fragmentada e mecanicista, devendo considerar sempre o aluno como uma unidade psicomotora, um corpo afetivo sócio-interacional e integrativo. Oportunizando aos alunos o acesso às atividades do desporto escolar, como meio de educação consciente, construtivo, socializador, permanente e transformador. O projeto CAEC – Centro de Atividades Esportivas e Culturais se enquadra na manifestação esportiva educacional, na medida em que se utiliza dos métodos recreativo e misto, que compreende uma sequência de ensino mais moderna e que considera as múltiplas possibilidades do esporte, o princípio da inclusão e o jogo como um recurso pedagógico importante, onde o esporte é o instrumento e não o fim do processo.
Portanto, o projeto atenderá gratuitamente, alunos regularmente matriculados em instituição de ensino públicos e privados, onde as atividades não contemplarão a seletividade e a hipercompetitividade, buscando contribuir com o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.
- Justificativa:
Atualmente no Brasil, a grande parte das atividades proporcionadas no segmento esportivo é de caráter pontual, eventos na sua maioria de esporte de rendimento e espetáculo, que pouco contribui para formação do hábito para prática de atividades esportivas e físicas, para o estabelecimento de uma cultura esportiva, para o desenvolvimento de uma cultura corporal e muito menos da valorização do esporte como ferramenta na formação de valores humanos para cidadania.
Em se tratando da promoção das atividades esportivas, a Associação de Futsal de Além Paraíba, que atua no Município de Além Paraíba desde o ano de 2000 na área esportiva, social e cultural, como previsto em suas ações e estatuto, destaca-se na área educacional e social, através das escolinhas e oficinas de esportes, que atualmente são desenvolvidas no Colégio dos Santos Anjos, dentro do Projeto CAEC – Centro de Atividades Esportivas e Culturais, que tem como finalidade o aprimoramento esportivo e cultural.
O projeto CAEC – Centro de Atividades Esportivas e Culturais tem como objetivo atender alunos das escolas públicas e particulares de ensino de Além Paraíba, na faixa etária de 07 a 13 anos, no contra turno escolar, utilizando o esporte como ferramenta metodológica para aprimorar a educação. Este projeto se enquadra em um novo paradigma que vem se fortalecendo mundialmente, com ensinamentos de cidadania por meio do esporte, sendo um precioso instrumento de formação e transformação pessoal. Portanto, como resultado para sociedade, espera-se:
- O fomento do esporte como fator de qualidade de vida e de cidadania, disseminado na comunidade onde será executado.
- Interesse da indústria em financiar projetos com essa finalidade;
- Fomentar a responsabilidade social da indústria por meio do apoio a projetos esportivos educacionais.
- Objetivos:
- Atender alunos de escolas públicas e particulares de ensino de 07 a 13 anos, da cidade de Além Paraíba, em horário de contra turno, utilizando o esporte como ferramenta;
- Disponibilizar ambiente esportivo onde coexista a função educativa e a participativa, estimulando a formação de cidadãos;
- Através de a prática esportiva combater a evasão e o baixo rendimento escolar;
- Aprimorar a educação integral, contribuindo para melhoria do desempenho na formação do aluno;
- Oferecer condições adequadas para a prática do esporte educacional com qualidade;
- Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras;
- Contribuir para diminuição da exposição aos riscos sociais;
- Estimular o desenvolvimento de valores;
- Contribuir para melhoria da qualidade de vida – auto-estima, integração social e saúde;
- Fortalecer o senso de responsabilidade desenvolvendo os aspectos autônomos e disciplinares dos alunos;
- Desenvolver um ambiente de formação de equipe esportiva;
- Promover um amplo programa de atividades físicas, recreativas e esportivas no horário de contra turno, dentro de um calendário adaptado à disponibilidade de instalações existentes com capacidade ociosa durante a maior parte do dia, no período da tarde;
- Metodologia:
As atividades serão desenvolvidas três vezes por semana. No meio da semana, de 2ª a 6ª feira funcionará como escolinhas esportivas, com 50 minutos de aula e aos sábados funcionará como oficinas, onde os alunos passarão por todas as oficinas esportivas, com aulas de 45 minutos.
No processo de ensino-aprendizagem, oportunizaremos aos alunos de 07 a 13 anos de se beneficiarem de um programa de esporte educacional participativo, para o seu desenvolvimento integral, dentro de uma metodologia de ensino recreativa e mista. Na metodologia recreativa os elementos técnicos e táticos são abordados de uma maneira lúdica, ou seja, recreativa, propiciando ao aluno um melhor aprendizado e na metodologia mista permite que se utilize na mesma aula exercícios e jogos, independente da ordem ou da quantidade de atividades estabelecidas, mais jogos ou mais exercícios.
...