O PROJETO DE ESPORTE
Por: Josielgaa • 30/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.585 Palavras (7 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1][pic 2]
\\\aPROJETO SOCIAL
DE
JIU-JITSU
AQUINO’S WARRIORS BJJ
[pic 3]
ÍNDICE
- – APRESENTAÇÃO DO PROJETO
- – JUSTIFICATIVA
- – A IMPORTÂNCIA DO PROJETO
- – OBJETIVO
- – METAS
- – METODOLOGIA
- – O JIU-JITSU
- – COMO SERÁ O PROJETO
- – QUE FUTURO QUEREMOS PARA NOSSAS CRIANÇAS
- – ESTRUTURA DO PROJETO
- – INÍCIO DO PROJETO
- – CUSTO DO PROJETO
- – SEDE ADMINISTRATIVA DO PROJETO
Gera preocupação o fato das crianças e jovens carentes da Ceilândia-DF, com acesso limitado a atividades desportivas e culturais, ficarem ociosos no período em que não estão na comunidade escolar. Buscando preencher essas lacunas em suas vidas, essas crianças e jovens, na maioria das vezes, por falta de orientação e ocupação, acabam entrando na marginalidade com furtos, roubos e uso de entorpecentes, no intuito de preencher o vazio que sentem por falta de objetivo e movimentação em suas vidas.
Nesse sentido, oferecemos orientações contra essas problemáticas, tendo como proposta de trabalho a ocupação dessas crianças e jovens através da prática desportiva, de modelos positivos de desenvolvimento humano.
INVESTIR NO CIDADÃO DO FUTURO ATRAVÉS DO ESPORTE – O JIU-JITSU.
O JIU-JITSU que também é uma filosofia de vida, tem como princípios básicos a disciplina e a hierarquia no tatame, um esporte que pode ser praticado por todos, em todas as faixas etárias, principalmente por crianças e jovens que apresentam distúrbios de comportamentos, tanto na escola como no convívio familiar. A prática desportiva combate a agressividade. Além disso, desenvolve a conscientização da corporeidade em relação ao meio, espaço, tempo, ritmo e velocidade, bem como o desenvolvimento de habilidades psicomotoras.
Enfim, além destes predicados, a prática desportiva do JIU-JITSU deve também resultar na formação de um profissional de jiu-jitsu.
O desporto é reconhecidamente uma das mais harmônicas e saudáveis atividades de integração criada pelo homem. No contexto educacional, ele se mostra extremamente benéfico na formação do indivíduo.
Várias escolas no ensino privado e público já aderiram a introdução de práticas desportivas como atividades opcionais, despertando o interesse das crianças e jovens pela vida escolar e concomitantemente promovendo a saúde.
O JIU-JITSU é uma das mais completas práticas desportivas por envolver no seu aprendizado os princípios, filosofia, gimínicos, lúdicos e técnicos com o propósito de atender as diferentes faixas etárias, desde o JIU-JITSU recreativo ao JIU-JITSU de competição.
O JIU-JITSU não é apenas uma luta de arte marcial em que o objetivo é meramente lutar. Do início ao fim das aulas, os alunos são envolvidos na riqueza de uma filosofia que transforma a disciplina e o equilíbrio mental em forma de viver e respeitar o semelhante.
Daí a importância de inserimos esta modalidade de forma recreativa e técnica na sociedade com as crianças e jovens em fase de desenvolvimento, facilitando o aprendizado e explorando as suas potencialidades.
A AVALIAÇÃO:
- O Aluno terá avaliação física, que será acompanhada pelo professor;
- Acompanhamento na conduta e aproveitamento escolar, incluindo monitoramento das notas escolares;
- Averiguação do convívio familiar, através de reunião e questionário aplicativo;
- Atribuição de conceito pela assiduidade e pontualidade;
- Observações no desempenho técnico específico da modalidade;
- Participação e resultados nos Campeonatos Oficiais de JIU-JITSU.
- – OBJETIVO GERAL:
Possibilitar às crianças, jovens e adultos carentes o acesso ao conhecimento e aprendizado da modalidade desportiva – JIU-JITSU -, através da nova proposta “INVESTIR NO CIDADÃO DO FUTURO ATRAVÉS DO ESPORTE”, buscando uma melhoria na qualidade de vida.
- – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver atividades para o aprendizado na iniciação do JIU-JITSU de forma recreativa e técnica;
- Desenvolver a concentração e o equilíbrio psicomotor;
- Despertar o interesse pela atividade física;
- Promover a sociabilidade e integração;
- Desenvolver o espírito de liderança, solidariedade e cidadania;
- Estimular o interesse pela escola e convívio familiar;
- Aprender a competir, visando sempre a vitória pessoal.
Propiciar ao atleta uma atividade desportiva (campeonatos), a fim de que possa contribuir para sua integração ao ambiente familiar e social.
Incrementar o interesse pela prática desportiva, de modo que o atleta dê continuidade em todas as etapas de seu desenvolvimento até atingir uma formação profissional técnico qualificado.
Desenvolver o espírito cooperativista, a fim de atingir a cidadania plena na sociedade em que vive.
Participar em atividades esportivas (campeonatos), municipais, estaduais, nacionais e internarcionais, promovidos pelas Federações de JIU-JITSU.
A prática do JIU-JITSU obedece a uma metodologia de educação integral. É uma fonte de riqueza inesgotável do ser humano alcançar a sua filosofia de vida.
...