OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO MEDIO. DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONAD
Por: Thiago Velez • 22/4/2019 • Relatório de pesquisa • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 390 Visualizações
CLERETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
ALUNO: ALEXANDRO DA COSTA ALVES
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
RA:8020463
OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO MEDIO.
DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
PROFESSOR: Kelly Dos Reis Canavez
VILA VELHA
2018-2019
- Introdução
A partir da experiência vivenciada, enaltecemos a proposta de chamar a atenção para a importância do ensino da Educação Física no âmbito escolar, interpretando-o como fonte de disseminação de valores. Esta dinâmica ultrapassa o mero ensino de procedimentos mecanizados que contemplam apenas os aspectos do campo da habilidade e da resistência física.
A motivação para aprender prescinde de uma interação positiva entre aluno e professor, principalmente nas fases da vida em que estão presentes muitas mudanças na condição humana, é uma modalidade de interação que suscita o desejo pela participação nas aulas e tem como consequência, a satisfação. A postura autoritária, o caráter opressivo, a falta de empatia de um professor são potenciais alvos de desequilíbrio na condição emocional dos alunos, que acabam por minar todas as expectativas criadas em relação à realização das aulas.
Sustentando a finalidade de adquirir conhecimentos e perspectivas que possam subsidiar a minha prática profissional na área de educação física, a experiência de estágio foi realizada, na escola Professor Geraldo Costa Alves, localizada em Vila Velha, no bairro Boa Vista II. O público da intervenção de estágio é composto por alunos do 1º ao 3º ano.
A Educação Física, enquanto disciplina desenvolvida com méritos construtivos tende-a a libertar os alunos dos grilhões metódicos presentes na sala de aula, que os fazem permanecer por horas sentados em uma cadeira enquanto presenciam aulas expositivas, à base de fala e quadro negro. A proposta aqui não é gerar a conclusão de que as aulas expositivas no interior de uma sala de aula são desinteressantes e portadoras de irrelevância, não se trata disso, trata-se de enxergar que é mais que plausível a necessidade de haver uma disciplina que não esteja concentrada em produzir a mesma dinâmica de uma experiência que emana de todas as outras disciplinas.
2. Experiências vivenciadas dentro da escola – Relatório de observação
A experiência de estágio envolveu 100 horas de observação, 40 horas de participação e 10 horas de regência com turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. Dentre as principais atividades nas quais o estagiário participei estão o handebol, basquetebol e o vôlei. As atividades despertavam o interesse dos alunos em participar delas, inclusive o envolvimento nas atividades abrangeu todos os alunos.
Experiências vivenciadas dentro da escola
a) Data: 12/11/2018
b) Horário de entrada: 07h Horário de saída: 07h50min
c) Sala: 1 ano do ensino médio
d) Professor: GILMAR
e) Atividades desenvolvidas pelo professor: Nesta aula o professor trabalhou com o handebol, com o objetivo vivenciar a prática dos fundamentos técnicos do handebol.
O professor iniciou esta aula com um alongamento geral, em seguida os alunos formaram duplas e quicavam a bola um para o outro de costas e ao apito do professor mudavam de direção, e para terminar a primeira parte da aula, os alunos formaram um círculo e novamente alongaram a musculatura.
a) Data: 13/11/2018
b) Horário de entrada: 07h50 Horário de saída: 08h40min
c) Sala: 2 ano do ensino médio
d) Professor: GILMAR
e) Atividades desenvolvidas pelo professor:
Com a turma do 2 ano o professor trabalhou com o voleibol, começando com um trabalho de pesquisa dos principais fundamentos e regras do vôlei, reuniu a turma e relatou o histórico do vôlei. Verificou quais os conhecimentos os alunos já possuíam sobre o vôlei. Expos regras oficiais para compreensão do jogo.
a) Data: 14/11/2018
b) Horário de entrada: 07h Horário de saída: 07h50min
c) Sala: 3 ano do ensino médio
d) Professor: GILMAR
e) Atividades desenvolvidas pelo professor:
No 3 ano o professor trabalhou com o basquete, praticar os movimentos básicos do basquetebol através de exercícios de imitação e de trabalhos de grupo, tendo como objetivo diferentes atividades que permitam o desenvolvimento psicomotor de meninos e meninas.
Dois grupos são foram divididos e dispostos em fileiras A e B. Alternam-se os componentes das fileiras. O componente inicial da fileira A passará a bola para o companheiro que está na fileira B, que então retornará a bola a um da fileira A e assim por diante, enquanto o B fará o mesmo. A bola deverá chegar até o último componente de cada grupo e depois retornar ao primeiro, que deverá lançá-la no aro, marcando ponto para sua equipe.
...