PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA SEGREGAÇÃO
Por: Wagnervpm • 23/3/2020 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 2.672 Visualizações
PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA EXCLUSÃO
Conceito/Definição/Significado: Paradigma da exclusão refere-se à época em que a pessoa com deficiência era totalmente excluída da sociedade, pois eram consideradas inválidas e não serviam para funções produtivas (BRUNO, 2006).
Forma de atendimento: Um exemplo muito comum é a exclusão das pessoas com deficiência nos processos de seleção para uma vaga de emprego. Onde essas pessoas não podem nem concorrer a tal vaga, por serem consideradas inválidas.
Exemplo: Durante a educação física escolar a criança com deficiência não é escolhida para fazer parte de um time, durante um jogo.
PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA SEGREGAÇÃO
Conceito/Definição/Significado: A deficiência passa a ser vista como uma doença, e assim ocorre a segregação dessas pessoas. O paradigma da segregação é o isolamento das pessoas com deficiência em instituições e escolas especiais, com a finalidade de proteger a sociedade do que era considerado diferente (ARANHA, 2004).
Forma de atendimento: Um exemplo seria uma escola não aceitar a matricula de um aluno com deficiência, encaminhado-a para uma escola somente para deficientes.
Exemplo: Durante uma aula, o professor passa uma brincadeira para os alunos com deficiência, onde somente eles poderiam realizar tal atividade.
PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA INTEGRAÇÃO
Conceito/Definição/Significado: É integrar a pessoa com deficiência na sociedade, buscando a normalização. Para isso ocorrer, teria que haver uma capacitação e até uma reabilitação dessas pessoas para serem capaz de participar de forma normal na sociedade e na escola, o que possibilitaria maior acesso e condições aos deficientes (VIERIA; PEREIRA, 2003).
Forma de atendimento: Um processo seletivo para faculdade, onde uma quantidade de vagas é reservada para pessoas com deficiência.
Exemplo: Um exemplo de integração seria o professor durante uma aula de educação física passar uma atividade diferente da turma para o aluno com deficiência.
PARADIGMA HISTÓRICO-SOCIAL DA INCLUSÃO
Conceito/Definição/Significado: É quando a sociedade cria oportunidades iguais para as pessoas com deficiência, o que significa mudar a própria sociedade para isso. A sociedade se empenha em acolher as diferenças de seus membros, onde as pessoas não precisam se adaptar a sociedade e sim a sociedade se adaptar a elas (SASSAKI, 1999).
Forma de atendimento: Uma vaga de emprego onde a empresa não discrimina a participação de um deficiente, deste que este tenha a capacidade necessária de realizar o trabalho.
Exemplo: Uma aula de educação física onde o professor passa um circuito com obstáculos e cada aluno realiza esse percurso de acordo com suas capacidades.
...