PROJETO DE RUGBY – CASTELÂNDIA
Por: Isabela Sant'Anna • 11/4/2018 • Artigo • 655 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
PROJETO DE RUGBY – CASTELÂNDIA
INTRODUÇÃO
O Rugby é um esporte de origem inglesa que chegou ao Brasil através de um trabalhador britânico chamado Charles Miller que também foi pioneiro com o futebol no Brasil, trazendo todo o aparato necessário para a prática das duas modalidades. No Brasil, o Rugby teve seu inicio na cidade de São Paulo onde Charles Miller desembarcou para trabalhar. Tendo o futebol se popularizado no Brasil, o Rugby ainda está em processo de popularização no país, e desde a sua volta as olimpíadas do RIO 2016 esse processo se tornou um pouco mais forte.
O Rugby é um esporte que se baseia em cincos valores para desenvolver uma boa pessoa e consequentemente um bom atleta que são: a INTEGRIDADE, A PAIXÃO, A SOLIDARIDADE, A DISCIPLINA e O RESPEITO. É um esporte de contato físico. O ensino do esporte é progressivo e a aprendizagem é feita por etapas respeitando as características emocionais, motoras e cognitivas de cada faixa etária.
O código de conduta e ética que o Rugby prioriza pode proporcionar um campo de aprendizagem notáveis, principalmente na socialização e educação social dando oportunidade a qualquer criança, independente da estrutura física e das capacidades de cada um.
O objetivo deste projeto é proporcionar as crianças a oportunidade de conhecer um esporte novo de forma simples e segura que tem características particulares e diferentes do que costumam ter em sua rotina diária, além de proporcionar a criança um melhor desenvolvimento motor, cognitivo e social.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O projeto visa atender crianças e adolescentes com idades entre 7 a 18 anos de ambos os sexos, moradores ou não do condomínio. Serão divididos em equipes por faixa etária para que cada processo de aprendizagem seja adequadamente respeitado.
Ocorrerá dentro das dependências do Condomínio da 3ª etapa Quadra I nas terças e sextas a partir das 16:30. Os treinos, portanto, serão divididos da seguinte forma:
Terças:
16:30 as 18:00 – Sub 14
18:00 as 19:30 – Sub 18
Sextas:
16:30 as 18:00 – Sub 14
18:00 as 19:30 – Sub 18
O número de turmas será de acordo com a demanda, a princípio será dividido dessa forma, podendo sofrer mudanças de acordo com a quantidade de alunos participantes. A principio as turmas serão mistas com meninos e meninas fazendo as aulas juntos e posteriormente serão divididos.
A previsão para inicio é no dia 04/05/2018 com uma aula inaugural para os alunos e pais, com intuito de esclarecer o que é o esporte e quais suas especificidades.
MATERIAIS:
O material para treino como bolas, cones e coisas especificas de Rugby será providenciado pela professora, sendo de responsabilidade do condomínio o cuidado com o campo e a permissão para utilizar o mesmo.
Os alunos deverão trazer de casa seus materias de treino, que são:
- Roupas adequadas para prática esportiva
- Chuteira
- Garrafa de água
Os alunos com idade menor de 18 anos deverão trazer assinado o termo de responsabilidade assinado pelos pais juntamente com uma cópia da certidão de nascimento do aluno.
CONCLUSÃO:
O Rugby é um esporte inclusivo e permite que crianças de características diferente possam praticar, o interesse em começar um projeto com o Rugby é apenas para que o esporte possa ser divulgado e conhecido. Podendo oferecer as crianças e adolescentes uma oportunidade de viver experiencias que ensinarão lições para a vida toda.
Professora responsável:
Isabela Moreira Sant’Anna – Cref: 008042-G/ES
TERMO DE RESPONSABILIDADE
AUTORIZAÇÃO
AUTORIZO o aluno (a):
________________________________________________________ RG nº/ Certidão nº ____________________________, a participar do Projeto de Rugby Castelândia, na cidade de Serra, Jacaraípe, Espírito Santo..
DECLARO estar ciente das condições físicas e de saúde de meu filho, assumindo responsabilidade por eventuais problemas de saúde decorrentes da prática de atividades físicas e esportivas, isentando desta forma, professores, técnicos, monitores, estagiários, de qualquer ônus em decorrência desta prática.
...