TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  10/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICABACHARELADO

Ergonomia e Ginástica Laboral

Aluno: Igor Medina Nogueira

R.A: 8142133

Vila Velha/ES – 2023

Portfólio Ciclo 2 Ergonomia e Ginástica Laboral

Tutor: Marília de Carvalho Almeida

Descrição da atividade:

  1. Qual a sua visão/conceituação sobre a Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua prática?

Resposta: A minha visão sobre Ginástica laboral, é que ela é uma forma de exercício ou treinamento feito para facilitar e melhorar a relação entre homem e trabalho/máquina. E também melhorar a saúde física e mental do trabalhador dentro e fora do ambiente de trabalho.

As divisões são: Ginástica Preparatória e ginástica Compensatória.

A Ginástica Preparatória como o nome já diz, são exercícios feitos pelos trabalhadores em seus próprios locais de trabalho, a fim de se prepararem para ele.

A Ginástica Compensatória são exercícios feitos no meio do expediente de trabalho com pausas ativas para executar exercícios específicos de compensação que atuam de forma terapêutica para fazer o relaxamento dos músculos que foram utilizados em excesso.

  1. Cite os objetivos da implantação de programas de Ginastica Laboral, baseado em vários autores.

Resposta: Segundo Mendes e Leite (2004) os principais objetivos que a implantação da ginástica laboral traz para a empresa é a saúde do trabalhador. Sendo eles a prevenção das principais doenças ocupacionais, diminuição das faltas no trabalho, diminuindo os acidentes causados por DORT, além de aumentar o rendimento da empresa.

Moreira e Carvalho (2001) relatam que nenhuma postura é suficientemente adequada para ser mantida confortavelmente por longos períodos, podendo ocasionar sobrecarga estática sobre os músculos e outros tecidos e, consequentemente, causar dor e desconforto, com isso a Ginástica Laboral deve ser implementada nas empresas.

Segundo Pinto (1997), um mínimo de atividade física traz um grande benefício para a saúde.

Sharkey (1998) afirma que a falta de atividade física é considerada um fator de risco determinante para a saúde física e mental das pessoas.

De acordo com Achour Jr. (1995), somente a prática dos exercícios físicos não seria suficiente, o importante, é que estes sejam feitos de forma correta, para poderem trazer benefício, pois, do contrário, podem trazer, inclusive, prejuízo, por isso ela deve ser feita por um profissional da área.


3) Em um posto de trabalho, em que a demanda cognitiva é predominante, no qual o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Justifique e elabore um Programa de Ginástica Laboral para tal atividade.

Resposta: Nesse caso o melhor programa seria a Ginástica Compensatória, pois se o trabalhador fica a maior parte do tempo sentado, os músculos das costas principalmente a região do trapézio ficariam em trabalho constante e caso a coluna não esteja totalmente apoiada, haverá uma sobrecarga na lombar, e na cervical caso os instrumentos não estejam na altura correta. Os músculos e articulações dos membros inferiores ficariam com pouca irrigação sanguínea pela falta de movimentação, com isso, o melhor programa seria a Ginástica Compensatória para que durante o período de trabalho, sejam feitas pausas e exercícios específicos para cada região necessária, além do relaxamento músculo-articular.

Programa de Ginástica Compensatória para trabalhadores em postura sentada.

  1. Alongamentos dinâmicos para os membros inferiores começando com extensão plantar dos pés a fim de alongar/aquecer os músculos da panturrilha. Realizar 10-12 repetições.
  2. Em seguida, realizar o exercício de mobilidade “sapo” onde as mãos seguram os pés e sem solta-los realiza-se o movimento de elevação do quadril, estendendo os músculos da região posterior das coxas, seguido de agachamento curto e acelerado para promover a irrigação sanguínea da região e trabalhar a musculatura. Realizar 8 sapos e 20 agachamentos.
  3. Em seguida, realizar o exercício de mobilidade e relaxamento lombar, apoiando-se numa parede, de pé, abrindo os braços e puxando o joelho esquerdo com a mão direita, realizando um movimento de torção do tronco/quadril e novamente para o lado oposto. Realizar 6 repetições para cada lado.
  4. Realizar liberações mio-faciais da região dos trapézios superiores, médios, subescapulares (eretores da espinha) a fim de promover o relaxamento desses músculos retirando nódulos musculares. Realizar com uma bolinha com diâmetro próximo a 10 centímetros e de 2 à 3 minutos de liberação. Após isso, realizar o exercício e encaixe das escápulas com um elástico ou com as mãos apoiadas na parede, na altura dos ombros, empurrando e deixando voltar sem retirar as mãos da parede ou flexionar os cotovelos. Realizar 10 repetições.
  5. Fazer um leve alongamento geral após o término.

4) Em um ambiente de trabalho cuja Ergonomia é perfeita, não oferecendo risco ocupacional nenhum aos seus funcionários, é necessária a aplicação de Ginástica/Cinesioterapia Laboral? Por quê?

Resposta: Com certeza, porque a ginástica laboral não serve apenas para corrigir posturas ergonômicas incorretas, também serve para preparar os trabalhadores para o labor, como a Ginástica Laboral Preparatória, e também para fazer o relaxamento muscular dos trabalhadores como na Ginástica Laboral Compensatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com