Projeto de Educação Fisica
Por: alexagrin • 22/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 396 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Possibilidades de desenvolvimento de Atividades Aquáticas em Escolas Públicas do Município de Ribeira do Pombal – Bahia.
ALEX MANOEL SOUSA MATOS
Trabalho apresentado no curso de Educação Física do Centro Universitário Claretiano como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota de pratica da disciplina Atividades Aquáticas, sob a orientação da professora Ana Martha de A. Limongelli.
Feira de Santana
Maio de 2012
Foi realizada vista a duas escolas de Educação Básica, o Colégio Central de Ribeira do Pombal, da rede Estadual de ensino e o Colégio Evencia Brito da rede Municipal de ensino. Na primeira Escola encontramos com o professor Walmir Cardoso de Arruda e na segunda com o professor Laelson dos Santos. Foram desenvolvidas 02 aulas para os alunos do 6º ano do ensino fundamenta II. Ficou evidenciado que eles agem de maneira diversificada, ou seja, que possuem perfis de atuação profissional diferentes, independente de ministrarem aulas em instituições públicas ou privadas.
Tanto na primeira quanto a segunda escola visitada, observa-se que não disponibilizam material didático usual necessário às práticas as aulas de Atividades Aquáticas, ocasionando uma manobra evidente a não exploração da temática no eixo escolar. Para tanto, ambas as escolas não movem esforços para adquirir material para a exploração desta temática, entretanto, os professores de Educação Física, tentam associar teoricamente para o suprimento da demanda. Observando uma aula, no 6º Sendo assim, houve discussões inerentes ao comentado, procurando alertar e não traumatizar as crianças.
Para tanto, vejamos duas linhas de pensamentos, tai quais percebidas na vivência dos professores, outrora comentado: O professor Walmir, traz as práticas inerentes às aulas referentes às Atividades Aquáticas, com intuito de prevenção, comentando e demonstrando os perigos que rodeia as práticas das aulas de Atividades Aquáticas. para os alunos que não sabem nadar, bem como para aos que sabem nadar, passando o vídeo propaganda de Lars Grael, que comenta sobre os perigos dos nados pertos de locais de grande circulação náutica.
O professor Laelson, demonstra esta mesma preocupação, entretanto com outro eixo temático, tal qual, tem intenção de ensinar os processos de socorro e emergência. Em fim, a diferença de ambos os professores é bem evidente, pois um demonstra de maneira rústica, sem pensar nos traumas, e o outro por meio de alerta, em que, além de demonstrar os perigos, possibilita o conhecimento de possíveis administrações de problemas inerentes a cada situação.
Tendo como embasamento teórico, as propostas da disciplina Atividades Aquáticas, do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Claretiano, oportunizou a percepção das diversas ramificações que o profissional da educação está sujeito no processo de ensino aprendizagem em que levou a buscar e criar situações amistosas para os alunos da 5ª série / 6º ano aceitaram a presença de pessoas diferentes no ambiente da sala de aula.
No que tange o planejamento das ações, se deu prioridade à observância do comportamento e participação dos alunos, pois este é tomado como norte de entendimento do funcionamento da dinâmica de uma sala de aula. Permeou pela observação das instalações, apontando os pontos negativos da escola, como a quadra poliesportiva desprovida de cobertura e telas protetoras e findou-se na observação da regência e prática da tal, momento este bastante adequado para o conforto da teoria com a prática.
O conjunto apresenta o resultado de forma livre, claro e aponta a confiança, o acompanhamento e a versatilidade do professor como fator positivo e o pudor, medo e a vergonha dos alunos para com o novo como ponto negativo a ser superado, então, convictos disso muito temos a ouvir e aprender com os alunos, pois o aprendizado é contínuo.
Plano de aula
Público alvo:
O público alvo configura-se os alunos da 5ª série/6º ano do ensino fundamental II do Colégio Central de Ribeira do Pombal, da rede Estadual de ensino e o Colégio Evencia Brito da rede Municipal de ensino, ambos situados no centro do Município de Ribeira do Pombal – Bahia. Na supervisão de prática os professores Walmir Cardoso de Arruda e Laelson dos Santos, titulares da matéria de Educação Física.
Duração:
A aula terá duração de 50 minutos, sendo 10 minutos para organização e explicação das atividades, 30 minutos para o desenvolvimento das atividades e 10 minutos para as considerações finais.
...