Projeto Educação Física
Por: Danielle Oliveira • 20/8/2021 • Projeto de pesquisa • 6.074 Palavras (25 Páginas) • 820 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
Educação Física e Inclusão: Psicomotricidade na Infância; 2018. 14 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná.
RESUMO
O projeto aqui apresentado é direcionado para o ensino de Educação Física, mais precisamente voltado a Educação Infantil, contemplando a docência e a pesquisa sobre o tema Educação Física e Inclusão aliada à psicomotricidade. A sua justificativa é o fato de que, seus conceitos fazem parte do cotidiano das crianças com algum tipo de necessidade especial e, desde cedo as crianças podem e devem sofrer intervenções que sobre o que são tratados sobre eles. Objetivo geral deste estudo é discutir e trabalhar conceitos relacionados à Educação Física e Psicomotricidade e como se inserem na organização do trabalho desta área; sem esquecer de discutir como é imprescindível a formação e o preparo do docente para trabalhar com essa problemática. Para sua realização, pesquisa bibliográfica sobre o tema e o desenvolvimento de metodologias que envolvem ludicidade, jogos e movimentos, sendo necessários materiais adequados às práticas e avaliação contínua e sistemática dos processos desenvolvidos. Os conceitos trabalhados são:, e os autores são Fonseca, Negrine, Boulch e outros. .
Palavras-chave: Movimento. Esquema corporal. Lateralidade. Equilíbrio. Educação.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA DO PROJETO 6
1.2 JUSTIFICATIVA 6
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 7
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 7
1.5 OBJETIVOS 7
2 REVISÃO DE LITERATURA 8
3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 11
4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 13
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
6 REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Este estudo se configura como um projeto direcionado para o ensino de Educação Física, mais precisamente voltado a Educação Infantil, contemplando a docência e a pesquisa sobre o tema Educação Física e Inclusão com ênfase na Psicomotricidade na infância.
Instituições de ensino buscam oportunizar, às crianças, condições de desenvolverem capacidades básicas, aumentar seu potencial motor, utilizando o movimento para atingir aquisições mais elaboradas, como as intelectuais, como também sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Para que esses objetivos sejam alcançados, as escolas estão adotando metodologias que visem o desenvolvimento motor através de uma série de exercícios psicomotores, jogos e brincadeiras. Essas atividades além de desenvolverem as estruturas físicas, também auxiliam na maturação mental, afetiva e social.
Com a finalidade de contribuir com as intervenções pedagógicas dos profissionais de Educação Física justifica-se assim o estudo, pois, o trabalho pedagógico deve primordialmente respeitar o ritmo da criança e propiciar-lhe estimulação adequada para desenvolvimento de suas habilidades. Programas devem ser criados e implementados de acordo com as necessidades específicas das crianças. Com o projeto busca-se responder o questionamento sobre ser possível a inserção de alunos com dificuldades de psicomotricidade nas aulas e atividades de Educação Física.
Objetivo geral deste projeto é discutir e trabalhar conceitos relacionados à educação física e psicomotricidade e como se inserem na organização do trabalho desta área.
Procura-se também apresentar a importância do domínio de conhecimentos específicos sobre a prática pedagógica com alunos com problemas de movimentos nas aulas de educação física; refletir sobre a realidade do professor no trabalho com alunos com essa deficiência (psicomotora) e apresentar metodologias inclusivas na Educação Física aliada à Psicomotricidade.
A Educação Física pode auxiliar a criança com necessidades especiais a se compreender através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Psicomotricidade está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização
...