Projeto integrador
Por: leunamjayne • 3/5/2016 • Projeto de pesquisa • 2.740 Palavras (11 Páginas) • 415 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE UNIGRAN CAPITAL
[pic 2]
[pic 3]
EDUARDO SANTOS ARAGÃO
LEUNAM LIMA DE SANTANA SILVA
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS
[pic 4][pic 5]
Campo Grande, 30 de março de 2016
[pic 6]
FACULDADE UNIGRAN CAPITAL
[pic 7]
[pic 8]
EDUARDO SANTOS ARAGÃO
LEUNAM LIMA DE SANTANA SILVA
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS
Projeto de Pesquisa do Curso de Educação Física - Licenciatura da Faculdade UNIGRAN CAPITAL, apresentado ao professor de TCC e ao professor orientador para fins de avaliação parcial da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso e realização da pesquisa bibliográfica e de campo que culminará (ão) na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso em forma de artigo científico.
[pic 9][pic 10]
Campo Grande, 30 de março de 2016
SUMÁRIO
1 Introdução
1.1Contextualização
1.2Pergunta-problema
2 Justificativa
3 Objetivos
3.1Objetivo Geral
3.2Objetivo Específico
4 Hipótese(s)
5 Fundamentação teórica (ou Revisão de Literatura)
6 Metodologia
6.1 Tipo da Pesquisa
6.2 Participantes da Pesquisa
6.3 Local da Pesquisa
6.4 Instrumentos da Pesquisa
6.5 Analise de Dados
7 Cronograma
8 Referências
Introdução
1.1 Contextualização
Este estudo aborda o tema a importância do lúdico no aprendizado da criança de 04 e 05 anos. O lúdico no processo educacional da criança, com a utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino, permite que a mesma desenvolva seus próprios gestos expressivos, contribuindo para o convívio com a sociedade.
A ludicidade é uma boa forma de promover a aprendizagem da criança, na educação infantil, pois o lúdico permite que a criança se desenvolva integralmente e tenha uma visão geral do mundo. O lúdico contribui para a melhoria do ensino, proporcionando descobertas e criatividades à criança, estimulando sua sensibilidade visual, valorizando sua cultura popular, desenvolvendo habilidades exercidas por sua imaginação. Relata, de Almeida (2008) que o lúdico “vai além do prazer proporcionado pelos intensos momentos de alegria, chegando a auxiliar em curas psicoterápicas”.
A educação infantil tem o intuito de educar sem foco na alfabetização e, sim de promover algumas capacidades, que servirá para a interação com outras crianças, adultos e conhecimento próprio.
De acordo com Mattos (2008), “cabe especial atenção para a observação atenta não só dos aspectos cognitivos, afetivo social e psicomotores do educando, como também do patrimônio cultural ao qual ele tem acesso como ponto de partida para elaboração de uma proposta de atividade”.
A partir do movimento que a educação física proporciona a criança, com intenções educacionais, partindo para uma perspectiva de educar através da diversão, buscando uma ideia de construtivismo da criança influenciando no desenvolvimento sócio afetivo e motor, ensinando a conviver com regras, vitórias e derrotas.
Mattos (2008) relata que, “nesta perspectiva a aprendizagem e sempre ativa, ocorre na ação do sujeito que aprende sobre os conhecimentos novos e nesta ação, mobiliza os saberes que possui sobre o que à para ser conhecido”.
1.2 Pergunta-problema
De que forma o professor de educação física utiliza o lúdico na escola para o aprendizado da criança?
Justificativa
Este estudo justifica-se partindo de uma análise mais ampla do lúdico na aprendizagem da criança, visando sua contribuição e colaboração no desenvolvimento social, afetivo e emocional, sobre os domínios psicomotor, cognitivo e afetivo.
Através dos jogos e brincadeiras, pretende-se pesquisar o que o mesmo proporciona para esse aprendizado é sabido que, através do lúdico, a criança cria conhecimento que entre ela e o mundo existem os outros, e para convivência social precisa aprender a obedecer a determinadas regras e ter certos comportamentos dessa forma ela aprendera que para atingir alguns objetivos será preciso cooperação ou companheirismo.
Pode-se dizer que o momento de interação da criança com o mundo, cresce a partir da educação infantil, então por meio de um planejamento adequado, visa a ludicidade como base de ensino, com intuito de interagir a criança na sociedade.
Entende-se que a fase de diversões e brincadeiras é primordial durante a infância, e por meio dessas brincadeiras a criança irá se socializar e aprender a conviver com próximo, se satisfazer e desenvolver suas necessidades pessoais. Assim apostamos no lúdico como base para educar e interagir a criança, pois a brincadeira e algo indispensável na educação infantil.
É de grande importância que a criança aprenda com alegria, evitando que ela tenha especializações precoces que acarretaram em seu futuro, levando a desistência da prática de esporte e, até mesmo interferir no futuro promissor em uma determinada área de trabalho.
...