RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A UM ABRIGO DE IDOSOS
Por: Elyson matheus • 14/11/2016 • Trabalho acadêmico • 432 Palavras (2 Páginas) • 29.018 Visualizações
Centro Universitário da Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí – UNINOVAFAPI[pic 1]
Disciplina:Recreação e Lazer
Professora:Yula
Acadêmico:
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A UM ABRIGO DE IDOSOS
Teresina – PI
2016
Relatório de Visita
No dia 29 de abril de 2016 ás 08h30min da manhã, eu, juntamente ao um grupo de cinco pessoas iniciamos a primeira visita ao Abrigo vila do Ancião, Tendo como objetivo coletar informações e observar o dia a dia dos idosos, a observação durou 02h00min horas, encerrando-se 10h30min. Durante a visita podemos conhecer a história da instituição. O Abrigo foi fundado em 1978 pelo o governo do estado, do Piauí, localizado na rodovia PI- 112, bairro são Cristóvão, atualmente é mantida pelo Sasc (Secretaria de assistente social e cidadania), O abrigo acolhe idosos que não tenham família, ou que estejam em situação de abandono. Atualmente com 52 idosos sendo 16 mulheres e 36 homens sendo a idade mínima para ingressar no abrigo de 60 anos.
No local fomos recepcionados por duas assistentes sociais e uma pedagoga, que nos contaram um pouco da instituição e nos apresentaram os idosos, ao conhecê-los foi um momento bem agradável, estavam bem receptivos e felizes com nossa presença, alguns sorridentes e comunicativos, outros por possuírem algumas limitações, como demência, deficiência ou problemas neurológicos não esborçaram reações. Ao conversar com eles percebe-se que a maioria fica muito feliz com visitas, adoram ouvir e contar história, músicas, brincadeiras e danças. Para os idosos também são realizadas atividades de lazer, tais como visitação de pontos turísticos e a promoção de festas temáticas, como o Natal e aniversariantes do mês.
O abrigo conta com sete alas, das quais, três são direcionadas para idosos acamados. Estes, por sua vez, dependem de acompanhamento individual 24 horas por dia. As demais alas funcionam como uma espécie de apartamento individual, com banheiro. Além de oferecer um espaço físico, consta no abrigo uma equipe, composta por diferentes profissionais. São eles: assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiros, cuidadores, entre outros. Após conhecê-los uma nutricionista e uma fisioterapeuta, mostraram como funciona a rotina dos idosos, relacionado a atividades diárias, alimentações e exercícios físicos. Alguns vão voluntariamente à fisioterapia, outros se recusam os que ainda frequentam são cadeirantes e os com problemas neurológicos. Sobre a alimentação, eles têm seis refeições ao dia: café da manhã ás 08h00min horas da manhã, lanche ás 09h00min/09h30min da manhã, almoço 11h00min/11h30min da manhã, lanche ás 14h00min da tarde, jantar ás 17h00min da tarde, encerrando ás 19 horas da noite. Encerramos nossa visita convidando os idosos para recreação com brincadeiras, dança e lanches, que ficou marcado para dia 6 de maio as 08h30min da manhã na própria instituição.
...