Relatorio aula pratica de natação
Por: Gianllucas Zanin • 18/7/2017 • Resenha • 779 Palavras (4 Páginas) • 5.043 Visualizações
Página 1 de 4
RELATORIO AULA PRATICA – METODOLOGIA DO ENSINO DA NATAÇÃO
- Nome da disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DA NATAÇÃO
Numero de aula: 3
Nome do aluno: GIANLLUCAS ZANIN
Curso: EDUCAÇÃO FISICA - LICENCIATURA
Semestre: 7º
- OBJETIVOS:
Natação para crianças com deficiência; Aperfeiçoamento dos quatro nados.
- MATERIAL:
- Espaguete
- Tapete Flutuante
- DESENVOLVIMENTO DA AULA:
- A aula será realizada na piscina.
- No primeiro momento, iniciam com uma socialização em circulo, com musicas e etc.
- Atividade 2: perna de crawl, o professor segura o aluno por debaixo do ombro, e ira realizar a pernada do nado crawl, os pes devem manter relaxados, e a cabeça livre.
- Atividade 3: cavalinho, com o espaguete entre as pernas ira realizar movimentos de “pedalada” com as pernas e movimentos circulares com os braços.
- Atividade 4: Perna de crawl com prancha e respiração, com as duas mãos na parte inferior da prancha, realizar o movimento de pernadas do nado crawl.
- Atividade 5: Cachorrinho de nozinho, em decúbito dorsal com o espaguete amarrado no peito, realiza o movimento de pernas do nado crawl, e puxa a água com as mãos.
- Atividade 6: dona aranha, segurando na borda com as duas mãos se locomover pela piscina, “andando” pela borda, p-ode se cantar a musica “dona aranha”.
- Atividade 7: Tapetão, sobe-se em cima do tapete e os colegas levam para “passear”, segurarndo na borda do tapete realizando o movimento de pernada do crawl.
- Atividade 8: Splash – mergulho de foguete, passa por uma distância delimitada com um mergulho ou um impulso na borda da piscina, posicionando os braços em flecha.
- Atividade 9: Perna de costas com espaguete, em decúbito dorsal coloca o macarrão nas costas, e realiza o movimento de pernada do nado costas, a cabeça apoiada no macarrão.
- Atividade 10: Pulo da borda, sentar-se na borda da piscina e realiza um salto para dentro da água posicionado o braço de flecha.
- Segunda parte, atividade 1: Crawl cotovelo alto, inicia o nado crawl, e no momento da recuperação da braçada, encosta o dedo na axila, elevando o cotovelo, e continua a braçada normalmente.
- Atividade 2: Crawl passa a mão, inicia o nado crawl, e no momento de recuperação da braçada, ira tocar a água até chegar com o braço a frente, para o início da parte propulsiva da braçada.
- Atividade 3: Crawl mão fechada, irá nadar crawl com a mão fechada.
- Atividade 4: Crawl mão aberta, irá nadar crawl com a mão aberta e os dedos separados.
- Atividade 5: Crawl finalização, inicia o nado crawl e no momento de finalização da braçada ira tocar a mão na água, do outro lado do corpo.
- Atividade 6: Crawl 3x1, inicia o nado crawl com respiração 3x1, sempre na terceira braçada faz-se a respiração lateral.
- Atividade 7: Crawl rosto fora da água, irá nadar crawl com o rosto fora da água, olhando para frente, o correto é que a mão entre na linha do ombro.
- Atividade 8: Costas simultâneo, realiza-seo nado costas com o movimento de braçadas simultâneo, e a expiração deve ser feita pelo nariz para o aluno não inalar água.
- Atividade 9: Costas braçada metade, realiza-se o nado costas realizando a braçada até a metade, ficando com o braço perpendicular à água e olta o braço para o ponto inicial da braçada, ao lado da coxa, e iniciam a braçada por completo, o braço que não realiza a braçada fica ao lado da coxa, realizando a rotação de ombro e tronco.
- Atividade 10: Costas mão fechada, irá nadar costas com a mão fechada.
- Atividade 11: Peito 2x1, realiza o nado peito realizando dois movimentos de braçada para um movimento de pernada.
- Atividade 12: Peito braço unilateral, irá nadar o nado peito, realizando o movimento de pernadas com as duas pernas e o movimento de braçadas unilateral.
- Atividade 13: Peito perna unilateral, irá nadar peito, e realiza o movimento de braçada com os dois braços e o movimento de pernadas unilateral.
- Atividade 14: Borbo- tri, realiza nado borboleta, realizando três movimentos de ondulações, para cada movimento de braçadas.
- Atividade 15: Borbo braço unilateral, irá nadar borboleta realizando o movimento de braçadas unilateral.
- Atividade 16: Aprendendo a virada, primeiro tenta se virar cambalhota na agua, logo após realiza-se a cambalhota próximo a parede, o próximo passo é nadar o nado crawl e quando se aproximar da parede realiza a cambalhota toque a parede com os pes e de um impulso para frente.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O objetivo das atividades é que os alunos se familiarizem com a água e que vivenciem movimentos e gestos diferentes para seu enriquecimento motor aquático.
Essas aulas deverão ser um momento de prazer para a criança para que ela possa assim desenvolver todas as habilidades citadas e assim crescer um indivíduo equilibrado e feliz.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com