Relatorio aula pratica primeiro socorros
Por: diowman • 31/5/2017 • Relatório de pesquisa • 507 Palavras (3 Páginas) • 19.524 Visualizações
[pic 1]RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS.
CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
DISCIPLINA: Primeiros Socorros.
NOME DO ALUNO (A): Dionatan Weber.
SEMESTRE: 1º Semestre. DATA: 20/03/2017.
PROFESSOR TUTOR: Clairton de Lima
OBJETIVO
O objetivo da primeira aula prática da disciplina de primeiros socorros é nos orientar de como proceder no atendimento pré-hospitalar à uma vítima de hemorragia, de queimadura e também uma vítima de acidente com animais peçonhentos.
MATERIAIS UTILIZADOS: gaze, esparadrapo, atadura e bastão.
No desenvolvimento da aula pudemos realizar a prática da compressão direta, a qual é a primeira opção no caso de um sangramento, onde utilizamos uma compressa de gaze para realizar a compressão, fazendo uma pressão uniforme na área da lesão para estancar o sangramento. Supondo que a compressão direta não tenho sido o suficiente para estancar o sangramento, praticamos a compressão com elevação do membro, onde continuamos fazendo a compressão da área da lesão, elevando o membro acima do nível do coração para que diminua o fluxo sanguíneo do local, lembrando que em suspeita de fratura, lesão medular ou contendo algum objeto inserido no membro, esse procedimento é contraindicado. Fizemos após, o curativo compressivo, o qual é necessário observar a circulação sanguínea da vítima.
Realizamos em seguida a compressão dos pontos arteriais como mais uma opção no caso das anteriores não terem solucionado o problema da hemorragia.
Na situação de um corpo estranho cravado no membro, não podemos remover o objeto para não agravar a hemorragia, fizemos então um curativo apoiando e firmando o objeto para que ele não se movimente até ser possível o atendimento médico.
Aprendemos também como realizar o torniquete, com uma atadura e um bastão, lembrando que o torniquete só é possível de ser realizado nos membros inferiores e superiores (braços e pernas) e deve ser feito em torno de 5 centímetros acima da lesão. Devemos também sinalizar a hora da realização do torniquete para colaborar com o atendimento médico posterior.
No caso de queimaduras térmicas, observamos que devemos resfriar o local com água em temperatura ambiente, cobrindo também o local com um pano limpo ou gaze para proteger a lesão.
Em um acidente com animais peçonhentos, devemos identificar qual o tipo de animal causou o ferimento, para depois prestar os primeiros socorros, pois os procedimentos variam conforme o tipo de lesão causada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluo assim que é de extrema importância conhecer os procedimentos corretos de primeiros socorros nas situações citadas, para não agravar o estado da vítima, evitando uma lesão maior, uma sequela ou até em alguns casos o óbito do(a) ferido(a).
Um profissional de Educação Física exemplar deve estar apto a realizar todos os procedimentos necessários com destreza, para obter êxito no atendimento à uma vítima, seja de hemorragia, queimadura ou acidente com animal peçonhento.
...