Resumo Crítico – Políticas Públicas de Lazer
Por: jejepereiraa • 14/4/2016 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 1.381 Visualizações
Universidade do Vale do Itajaí
Curso: Educação Física Bacharelado
Disciplina: Estudos do Lazer
Professora: Rosana de Jesus
Acadêmico: Felipe Wust
Resumo Crítico – Políticas Públicas de Lazer
Artigo extraído da Revista Lista, vol 01, num 01, 2000.
Pelo autor Manoel Luís Martins da Cruz.
Manoel Luís Martins da Cruz, Graduado em Educação Física e Técnico em Desportos – ESEF/UFPEL 1984. Mestre em Educação e Cultura – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 1999.
Este artigo fala sobre o Lazer e as Políticas Públicas. Defende que o Lazer é um direito de todos, garantidos Constitucionalmente. O artigo é constituídos por ideias que defendem uma implementação de ação de Políticas Públicas de Lazer, esta ação gera possibilidades em alguns munícipios a ampliação de tempo e espaços das pessoas. Porém para esta ação seria a ideia de uma nova Cultura, capaz de embalar transformações sociais que se fazem urgentes.
O autor defende sobre as Politicas Publicas do Lazer, porém terá que seguir alguns critérios que são a compreensão do lazer na Cultura, Poder Público que fomente e participe da Organização da População, e uma política pública que seja fruto da mais ampla na participação dos habitantes.
O artigo lido é de difícil compreende-lo, pois faz o uso de algumas palavras que temos que procurar o significado, porém usam-se citações para complementar o aprendizado. Concordo com o autor que o Lazer é um direito para todos, ainda mais que nos últimos anos, as pessoas estão trabalhando cada vez mais e tirando seu lazer cada vez menos. Pelo que entendi do texto, o autor faz o uso de algumas políticas defendendo o lazer e propõe algumas mudanças na sociedade para isso acontecer.
...