Stress e Qualidade de Vida
Por: aristotelesdias • 28/4/2016 • Artigo • 381 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
Stress e qualidade de vida
Inicialmente faz-se necessário entender cuidadosamente o que representa esses dois termos que intitula esse texto, entender seus significados e se ambos conseguem associar-se de forma harmoniosa ou não. Quando vê-se em matérias televisivas, revistas, internet e meios de comunicação tem-se a ideia que “qualidade de vida” está vinculada diretamente com alimentação saudável, prática regular de exercício físico, dormir religiosamente oito horas durante a noite, dentre outros aspectos mais. Cabe então parar para a seguinte reflexão: “O que é realmente Qualidade de Vida?”.
Para essa reflexão deve-se aprofundar sobre tal termo. Chega-se então a ideia que Qualidade de Vida resulta de um conjunto de condições que contribuem para o bem-estar físico, mental, emocional, social, espiritual, dos indivíduos em sociedade. Dessa forma pode-se analisar que a Qualidade de Vida corresponde ao bom funcionamento do organismo em harmonia com o lado psicológico, o controle emocional interligado com a saúde espiritual, o equilíbrio e concordância das relações sociais nas diversas instancias da vida: família, amigos, trabalho, etc. Assim vários outros aspectos complementam também a Qualidade de Vida, podendo citar o acesso ao sistema de saúde, acesso a educação, o poder econômico, condições de moradia, condições de saneamento básico, entre outros.
Assim pode-se fazer mais uma reflexão! Qualidade de Vida depende muito do jeito que cada individuo escolhe para viver, é estritamente uma opção pessoal onde está não acarreta prejuízos a outros, não há padronização e engloba principalmente a ideia de bem estar, ou seja, cada individuo opta por aquilo que lhe faz bem. Qualidade de vida então nada mais é do que tudo o que precisa-se para viver com qualidade.
Sim, e o stress? Bem, o estresse pode-se compreender que está ligado diretamente ao cotidiano das pessoas ao ponto que todos os indivíduos têm compromissos, afazeres, obrigações, preocupações, assim a mente sofre constantes e incessantes estímulos que descarrega adrenalina no organismo, deixando-o elétrico na maior parte do dia, o que acarreta em um desequilíbrio em relação ao repouso, ao relaxamento, instalando-se assim o quadro de estresse. Este com o tempo pode acarretar também o aparecimento de doenças psicossomáticas que refletem além do lado psíquico, todas as esferas da vida.
...