Trabalho de Educação Física sobre a Copa do Mundo
Por: LUperes • 23/10/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 338 Visualizações
[pic 1]
Colégio Força Máxima
Por Robson Menezes Cavalcanti Peres
Professora Michele
7º ano
Trabalho de Educação Física sobre a
Copa do Mundo
[pic 2]
Piabetá
Magé – 2022
Origem da Copa do Mundo
A história da Copa do Mundo inicia-se em 1930, quando a Federação Internacional de futebol Associado, a FIFA, organizou a primeira edição do torneio, no Uruguai. No entanto, o maior desejo era fazer uma competição entre vários países.
Copa do Mundo de 1982
Foi a 12º edição da competição, sendo a primeira a apresentar 24 seleções entre elas diversas estreantes. No total 105 países participaram dessa eliminatória que ocorreu na Espanha e teve como campeã a Itália. Sendo um total de 146 gols, contendo 52 jogos e o artilheiro foi Paulo Rossi, da Itália.
Na segunda fase, o Brasil teria que deixar Sevilha e ir à Barcelona. Além disso, os italianos fizeram uma péssima campanha, tendo marcado, somente, dois gols em três empates que conseguiram na primeira fase (0 a 0 contra Polônia e um a um contra o Peru e Camarões). Entretanto, os italianos surpreenderam ao vencer os argentinos por 2 a 1 e no jogo contra o Brasil, a Argentina perdeu para a seleção brasileira, tendo gols de Zico, Junior e Serginho, com Ramon Diaz descontando. Os campeões mundiais foram eliminados e o jogador Diego Maradona atingiu o meio-de-campo brasileiro Batista.
Em 5 de julho, o Brasil jogou no estádio do Sarriá. Porém, nos primeiros 5 minutos, o centroavante Paolo Rossi marcou o placar para a Itália. O Brasil empataria aos 12 minutos, do primeiro tempo, com um gol do jogador Sócrates. Porém, Rossi voltou a marcar devido a uma falha de Cerezo. Depois de muito esforço, o Brasil conseguiu empatar, no segundo tempo, por intermédio de Falcão. Contudo, o time de Telê não soube fazer uma defesa eficiente e, aos 29 minutos, o artilheiro italiano marcou, novamente, o último gol. Neste ano, o Brasil, foi eleito pela imprensa especializada como o melhor time da Copa.
As Semifinais
A Itália seguiu para as semifinais, juntamente, com a França, Alemanha e a Polônia. Com outros dois gols de Rossi, a Itália chegou na final contra a Alemanha.
A Final
O final do jogo foi três para a Itália (gols de Paolo Rossi, Tardelli e Altobelli) e um para a Alemanha (Paul Breitner). Neste ano, a Itália conseguiu obter seu tricampeonato.
Característica da Copa do Mundo de 1982
A Copa de 1982 apresentou um único regulamento. Contendo, 6 grupos de 4 times e, apenas, os 2 primeiros se classificaram. Na segunda fase, os campeões de cada grupo foram para a semifinal.
Evolução da Copa do Mundo de 1982
Esse campeonato apresentou 24 seleções (anteriormente eram 16). Ademais, houve a presença de todos os representantes mundiais, incluindo, a estréia de países africanos, como: Camarões e Argélia.
Copa do Mundo para a Seleção Mexicana
O México não foi classificado para esse evento. Porém, em 1986, o país conseguiu sediar o campeonato. Sendo treinada por Milutinović, a seleção mexicana foi colocado no Grupo B, onde derrotou a Bélgica por 2-1, empatou em 1-1 com o Paraguai e derrotou o Iraque por 1-0.
[pic 3]
Curiosidades da Copa do Mundo de 1982
- Todas as vezes que o ônibus da seleção brasileira foi do hotel para o estádio dirigia-se pelas mesmas ruas e seu retorno, ocorria por meio de outras. Porém, no jogo contra a Itália, o ônibus foi para o estádio pelo trajeto que costumava fazer durante a volta.
- Quando a França jogou com o Kuait, o xeque Sabah, dirigente da confederação, invadiu o campo e solicitou que o árbitro soviético Stupar anulasse o gol.
- Diego Maradona era muito conhecido devido as suas polêmicas. Após ser criticado por Pelé, o argentino disse a seguinte frase: "Quero muito bem ao Pelé, mas ele se equivocou. Pelé precisa estar no time e enfrentar a marcação constante de quatro defensores para depois opinar."
- Aos 17 anos, o atacante Norman Whiteside, da Irlanda do Norte, é conhecido até hoje como o mais jovem jogador a estar em campo em uma Copa. Já o italiano Dino Zoff se tornou o jogador mais velho a ganhar uma Copa. Na época, tinha 40 anos.
- Os travessões do estádio Ramon Sanchez Pizjuan, em Sevilha, estavam 2,5 centímetros abaixo do estipulado pela Fifa. O erro foi descoberto através de um ex-goleiro iugoslavo que desconfiou da irregularidade.
- Edinho, zagueiro da seleção, disse que Éder e Serginho levaram US$ 1 mil cada para comemorar seus gols próximo a uma placa que fazia publicidade para o estádio.
- Houve um intervalo de nove dias entre o último jogo brasileiro da 1ª fase e a sua estreia na 2ª fase. Com isso, tanto a rotina de treinos quanto a concentração terminou prejudicando alguns jogadores da seleção.
Considerações Finais
A Copa do Mundo de 1982 foi relevante por apresentar uma seleção brasileira com seu futebol arte, sendo marcada pela maior goleada vista até hoje e, principalmente, a possibilidade de um desempate através de pênaltis. Porém, surpreendeu a todos por trazer uma seleção italiana que se consagrou por intermédio da Argentina, descartando a favorita brasileira e superando a rival alemã.
Em suma, é uma competição que alvoroça a todos através da paixão, do talento dos jogadores e, principalmente, da capacidade de unir povos de diferentes raças e credos. Sentimentos estes, apenas, encontrados no futebol.
...