A Anamnese de Paciente Oncológico
Por: trissi83 • 24/10/2017 • Projeto de pesquisa • 2.124 Palavras (9 Páginas) • 7.124 Visualizações
Anamnese de Paciente Oncológico
Dados de Identificação:
Nome: M. D. R.
Endereço: Rua Victorino Patzer nº 1004
Bairro: Cohab Fragata
Cidade: Pelotas
Estado: RS
País: Brasil
Nacionalidade: Brasileira
Naturalidade: Canguçu – RS
Data de Nascimento: 09/05/1958
Idade: 56 anos
Etnia: Branca
Estado Civil: Separada
Escolaridade: 2º ano do Ensino Médio - Ensino Médio Incompleto
Profissão: Auxiliar de Escritório (No momento em Benefício pelo INSS)
Telefone: 053 – 81133747
Renda salarial: R$ 724,00
Peso: 70 Kg
Altura: 1,68 cm
Fumante: Parou há alguns anos
Tem filhos? Sim
Quantos? 2 filhos, uma menina de 32 anos e um menino de 26 anos
Menarca: Aos 12 anos
Menopausa: Aos 46 anos
Queixa: Em 2009 foi retirar um sinal de pele na Faculdade de Medicina da Católica – Pelotas, RS quando foi examinada pelo medico que encontrou um nódulo no lado E do pescoço.
Antecedente Histórico: Avô com câncer de intestino
Já fez alguma cirurgia anteriormente? Sim 2 – 1 Cesária e Apendicite (Cesária foi do primeiro filho, e do segundo foi parto normal, onde este demorou muito e o bebê nasceu parado e hoje sobre de um retardo mental ).
Tem algum antecedente alérgico? Não
Idade em que foi constatado o problema? Mais ou menos aos de 50 anos
Há quanto tempo sentia os sintomas? Não sentia sintoma algum
Providências tomadas na ocasião? O medico que detectou o nódulo encaminhou-a a um clínico geral, este por sua vez já fez um encaminhamento para uma oncologista, Dra Luciane Casaretto e Dr. Eduardo Gomes, cirurgião de cabeça e pescoço.
Na mesma data no ano de 2009 foi realizada a primeira cirurgia para a retirada do nódulo, após cirurgia começou com sessões de radioterapia.
No ano seguinte em 2010, foi detectado um novo nódulo, novamente foi realizada outra cirurgia, após dando continuidade a radioterapia, na sequencia apareceram outros dois nódulos e mais duas cirurgias foram realizadas.
Quantas cirurgias foram realizadas? Foi realizado um total de quatro cirurgias para a retirada de quatro nódulos.
Fez radioterapia? Sim
Quantas sessões? Um total de 45 sessões
Fez quimioterapia? Não
Teve perda de cabelo em função da radioterapia? Não
Fez transfusão de sangue? Não lembra
Faz uso de medicação? Sim, Diazepan 10 mg, Clonazepan 2mg, Fixa-cal
Como reagiu ao saber do problema? A reação foi horrível, teve vontade de tirar a própria vida, relata que passava em sua cabeça atirar-se na frente de um carro.
O que mudou na sua vida após saber do problema? Relata que anda muita depressiva, estressada e que o intestino não funciona, inclusive sofre de constipação crônica após ter feito todas estas cirurgias.
Como anda o sono e o repouso? Não dorme sem medicação e ultimamente nem com a medicação consegue dormir.
Pratica atividade física? Uma vez por semana faz caminhada.
Quais suas atividades de lazer? Somente frequenta a Aapecan as terças feiras no grupo do crochê, para aliviar um pouco a mente.
Alimentação balanceada? Sim
Quais? Legumes e frutas regularmente.
Toma água? Pouca
Sente algum sintoma no momento? O intestino não funciona e um novo nódulo foi identificado na Artéria Carótida Esquerda a qual sente dor ao falar, já está com acompanhamento médico mas não há possibilidade de realizar cirurgia.
Qual é a sua expectativa de vida?
Pretende voltar a sua vida normal, principalmente voltar ao trabalho o quanto antes, até mesmo para ocupar a cabeça, por que além dos próprios problemas com a sua doença ainda envolve-se com a doença de sua mãe que já está bem idosa e sofre de trombose, e seu filho de 26 anos que tem um retardo mental e também precisa de cuidados especiais.
UM BREVE RESUMO SOBRE CONSTIPAÇÃO INTESTINAL:
O que é?
Constipação para o paciente significa fezes excessivamente duras e pequenas, eliminadas infrequentemente ou sob excessivo esforço defecatório.
Para o médico ela pode estar ocorrendo quando o paciente evacua até duas vezes por semana (menos de uma vez a cada 3-4 dias) ou há excessiva dificuldade para defecar.
Já o pesquisador conceitua como diminuição do conteúdo líquido das fezes, ou seja, menos de 70% de água em seu peso total.
Classificação:
Existem as lesões intestinais visíveis pelos métodos de investigação por imagem (Rx ou análogos, endoscopia, microscopia), conhecidas como doenças orgânicas, e as modificações dos movimentos peristálticos (movimentos do intestino que conduzem o alimento através do intestino), usualmente denominadas de alterações funcionais.
A constipação pode ser classificada em:
Simples, clinicamente de curta duração, com desencadeante casual e recente, como mudança alimentar, pós-operatório, quadros febris, medicação. Crônica idiopática, de longa evolução, sem causa orgânica conhecida, que pode mostrar alterações da motricidade (movimento peristáltico).
Orgânica,
...