A Enfermagem Disciplina: Anatomia
Por: Patrícia Caldeira Souza • 7/10/2023 • Trabalho acadêmico • 3.338 Palavras (14 Páginas) • 92 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE ANATOMIA
PATRICIA CALDEIRA SOUZA - RA: 2284686
UNIP SWIFT
ENFERMAGEM DISCIPLINA: ANATOMIA
PROFESSORES: KELLY CRISTINA GAVIÃO E CARLOS ALBERTO SILVA
DATA:
INTRODUÇÃO:
O presente relatório é referente às aulas práticas realizadas no laboratório de anatomia, nos dias 08/10/2022 e 26/11/2022.. No primeiro dia seguindo o roteiro aula 1 a aula 4 com a professora Kelly Cristina Gavião, no período da manhã aulas referente ao esqueleto e seu sistema completo.
No período da tarde seguimos o roteiro da aula 5 a aula 10 com o Professor Carlos Silva, ele nos mostrou o funcionamento do sistema cardiovascular. Como citado acima as aulas foram divididas em 2 períodos.
Na segunda aula exploramos os conteúdos do roteiro da aula 11 a aula 17 do sistema respiratório e digestório, suas estruturas e funções, ministrados pelo Professor Carlos no período da manhã.
No período da tarde seguimos o roteiro da aula 18 a aula 20 do nosso sistema articular, muscular. Conhecendo todas as suas estruturas e desenvolvendo todo aprendizado para concretização não somente deste relatório, mas também para a fixação do conteúdo em nossa mente.
Anatomia
A anatomia é a ciência que estuda a forma do corpo humano e suas estruturas, e é realizado desde os primórdios da humanidade.
A principal função da é realizar estudos do desenvolvimento, e constituição dos seres vivos, analisando assim a sua composição e estruturação. E tambem como os sistemas do corpo humano se relacionam entre si de forma macroscopia e microscopia conforme e dividido inicialmente.
São sas bases da anatomia sistêmica, o sistema digestorio, sistema respiratório, sistema esqueletico e muscular, sistema cardiovascular e o sistema endócrino.
A anatomia regional ou topografica é o estudo do torax abdome e demais.
Iniciamos a primeira aula no sábado (08/10/2022) período da manhã, com a professora Kelly, foram realizados estudos da aula 1 a aula 4, assim todo conteúdo teórico prático com as peças cadavéricas pintadas, primeiramente o esqueleto axial e apendicular, conforme dividido em dois.
Aula 1 Roteiro 1
Esqueleto axial: constituído por 80 ossos formados pelo crânio, caixa torácica e coluna vertebral. Localizado no eixo ou parte central do corpo (crânio, cintura escapular e cintura pélvica) tem função de proteger o sistema nervoso central e os órgãos vitais localizados na região torácica.
Aula 1 Roteiro 2 e 3
Esqueleto apendicular: constituído por 126 ossos formando os ossos dos membros (MMSS e MMII). São responsáveis pela movimentação e sustentação do nosso corpo, vemos assim que os:
MMSS – São formados pelos ossos do braço (úmero), antebraço (ulna e rádio), punho (carpo), palma da mão (metacarpo) e os dedos (falanges).
MMII – são formados pelos ossos da coxa (fêmur), da perna (tíbia e fíbula), joelho (patela), pé e dedos (tarso, metatarso e falanges).
Esqueleto axial – assim vimos que é o centro do nosso corpo, sendo eles o crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral.
Crânio – dividido em crânio neural e crânio visceral (frontal, parietal e occipital)
Nos ossos do crânio visualizamos a ligação do osso zigomático do arco zigomático ao osso frontal. Esfenóide liga-se ao osso lacrimal e etmóide. O osso da cavidade nasal o vômer. E que o palato duro é uma placa óssea na parte superior da boca, e através dele o palato mole, com tecido carnoso. Sendo assim uma barreira entre a boca e a cavidade nasal.
Estudamos também a importância do forame magno, para passagem de vasos e artérias permitindo a conexão e irrigação do sistema nervoso central.
Tronco – abdome e tórax.
As costelas articulam no osso esterno que situa na parte anterior, e na coluna vertebral e torácica na parte posterior, e na parte anterior se ligam ao esterno por meio das cartilagens costais. São divididas em 7 pares verdadeiras 3 falsas que são a 8, 9 e a 10 por se ligarem ao esterno por meio da 7 cartilagem da margem costal, e 2 costelas flutuantes que são as 11 e 12.
Sendo assim separadas por:
7 verdadeiras (1 a 7)
3 falsas (8, 9 e 10)
2 flutuantes (11 e 12)
Fonte: https://www.drgotfryd.com.br/anatomia-da-coluna-o-que-voce-precisa-saber/
As estruturas básicas das vértebras são três: corpo, processo transverso e processo espinhoso.
A coluna vertebral possui forame chamado de forame vertebral, por onde passa a medula espinhal, que está protegida pelo mesmo, faz parte do sistema nervoso central, e o encéfalo que é irrigado pela artéria vertebral, passando assim somente pela coluna cervical. A medula espinhal é o caminho das informações do cérebro para os nervos e membros.
A coluna vertebral é dividida em coluna cervical que é composta por 7 vértebras (C1 a C7), a coluna torácica 12 vértebras (T1 a T12), a coluna lombar 5 vértebras (L1 a L5), coluna sacral 5 vértebras (S1 a S5), e o cóccix que são 4.
O sacro por sua vez possui cristas sacrais (mediana e lateral), é côncavo e apresenta quatro cristais transversais que correspondem aos discos invertebrais, possuindo também quatro forames sacrais anteriores.
Na coluna vertebral, foram aprofundados estudos na 1 vertebra que não tem corpo e é chamada de atlas, tem arco anterior e posterior. O atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega, por ser responsável por sustentar a coluna, dando apoio ao crânio, e juntamente com a segunda vértebra denominada de axis permitem
...