A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Por: diego0312 • 30/9/2018 • Seminário • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 458 Visualizações
[pic 1]
DIEGO FELIPE DOS SANTOS, ETIELE SANTOS DE VARGAS, KAREN BIANCA NASCIMENTO VARGAS E LARISSA CENTENO MOURA.
A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
PROFESSORA: MÁRCIA VIDAL
ESTEIO, 2018
[pic 2]
Aluno: Diego Felipe dos Santos, Etiele Santos de Vargas, Karen Bianca Nascimento Vargas, Larissa Centeno Moura.
Turma: 397
Professor: Márcia Vidal
Disciplina: Higiene e Biossegurança
Título: A Importância da Imunização para os Profissionais da Saúde.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 01
2 REFERENCIAL TEÓRICO 01
2.1 A Importância Da Imunização Dos Profissionais Da Saúde......................00
2.2 Nr-32..........................................................................................................00
2.3 Vacinação Em Profissionais Da Área Da Saúde.......................................00
3 JUSTIFICATIVA 00
4 OBJETIVO 00
6 CONCLUSÃO 00
REFERÊNCIAS 00
ANEXOS 00
1 INTRODUÇÃO
Nessa pesquisa, será abordada a importância da imunização dos profissionais da área da saúde, principalmente a do técnico de enfermagem. A norma regulamentadora - NR32 tem por obrigatoriedade imunizar através das vacinas de maior importância, mantendo a integridade e segurança de forma geral total e qualquer profissional que atue no ambiente de assistência à saúde. É de total interesse para os técnicos de enfermagem manter as vacinas recomendadas pela legislação vigente, nacional e internacional, sendo elas as vacinas: Hepatite B, Influenza (Gripe), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Dupla(Difteria e Tétano).
- REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 A Importância Da Imunização Dos Profissionais Da Saúde.
A imunização é a medida mais eficaz e duradora na prevenção de doenças, é imprescindível que principalmente os profissionais da área da saúde estejam imunizados já que estão expostos diariamente.
Estima-se que as vacinas salvam cerca de 3 milhões de vidas por ano. Com exceção do sistema de limpeza de água, nada tem tido maior impacto em reduzir a mortalidade que as vacinas, nem mesmo os antibióticos.
O foco fundamental e proteger os profissionais de diversas doenças infecciosas que possam causar algum dano, doença ou morte, além de prevenir que eles não contaminem os seus pacientes.
2.2 NR-32
Existe hoje no Brasil uma norma que regulamenta a obrigatoriedade da imunização dos profissionais que exercem suas funções em locais com risco iminente de contaminação por diversos microrganismos, a NR-32.
Aprovada em 2005, a NR-32 de Segurança de Trabalho nos Estabelecimentos de Saúde, veio com intuito de mudar o quadro que indicava altos índices de acidentes de trabalho. Estima-se que acidentes e doenças do trabalho matam cerca de 2 milhões de trabalhadores por ano. Assim, a conscientização preventiva é fundamental a esses profissionais que cuidam da saúde de todos.
Confira as diretrizes da NR-32 no anexo 1.
2.3Vacinação Em Profissionais Da Área Da Saúde.
A imunização dos profissionais que prestam serviços em ambiente hospitalar, tem por objetivo a proteção do trabalhador contra doenças às quais esses indivíduos estão mais expostos em decorrência de sua área de atuação. Esquema básico de vacinação para profissionais de saúde no anexo 2.
3 JUSTIFICATIVA
Esperamos que esse estudo alerte sobre a importância da imunização dos profissionais que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes em hospitais, clinicas entre outras instituições de saúde. E que é OBRIGAÇÃO do empregador imunizar gratuitamente, informar das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como dos riscos que estarão exposto.
4 OBJETIVO
O objetivo dessa pesquisa é orientar sobre a imunização para os profissionais de Saúde, da importância de diminuir o afastamento dos Técnicos de Enfermagem das suas atividades diárias
5. METODOLOGIA
Este trabalho foi realizado de forma bibliográfica através de referências em sites e artigos científicos sobre A Importância da Imunização para os Profissionais da Saúde. Será apresentado na feira de ciências da Escola Unipacs com a utilização de um banner para os alunos do curso técnico em enfermagem.
6 CONCLUSÃO
Concluímos que as ações de imunização preventivas, principalmente dos técnicos de enfermagem é fundamental para a recuperação e a saúde de todos no ambiente hospitalar. E é de suma importância estar imunizado contra o maior número possível de doenças infectocontagiosas.
REFERÊNCIAS
REME, Revista virtual Mineira de Enfermagem. A imunização dos profissionais da área de saúde: uma reflexão necessária. Disponível em:<http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/155>. Acesso em 20 Agosto 2018 às 19h38min.
INBEP, Blog Inbep. NR-32 e sua influência para os profissionais da área de saúde.
Disponível em: <http://blog.inbep.com.br/entenda-o-que-e-a-nr-32-e-sua-influencia-para-os-profissionais-da-area-de-saude/> Acesso em: 20 Agosto 2018 as 21:59.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES (SBIM), Calendário de Vacinação ocupacional 2013-2014. Disponível em: http://www.sbim.org.br/wp-content/uploads/2013/06/ocupacional_calendarios-sbim_2013-2014_130610.pdf. Acesso em: 21 Agosto 2018 as 00:47.
ANEXO 1, DIRETRIZES DA NR-32[pic 3][pic 4]
...