A METODOLOGIA DA PESQUISA
Por: Kelly Praxedes • 10/4/2018 • Abstract • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1][pic 2]
TURMA DE DERMATOLOGIA
RESUMO DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA
Aluna: Sebastiana Kelly de Medeiros Praxedes
Professora: Alessandra Lucchesi
Estratégia de leitura de texto
Para a leitura de um texto é necessário primeiramente realizar sua análise, que tem como objetivo: compreender seu sentido, se familiarizar com os termos técnicos e suas idéias explicitas em suas entrelinhas; dessa forma também é neessário sua leitura cautelosa, saber coompreender, analisar e interpretar hierarquizando as idéias principais.
Existem alguns tipos de análise de texto que são : análise textual, análise temática, análise interpretativa, problematização e sintese.
A importância de Sublinhar
Sublinhar é a estratégia de estar evidenciando aquelas partes do texto que o leitor considera de mais importância, isso pode facilitar a revisão posteriomente, mas deve-se ter cautela na hora de sublinhar um texto, pois não se deve realiza-la na primeira leitura, deve-se sublinhar de maneira que possa relembrar todo o texto e perceber o seu sentido.
Esquema
Se trata do registro dos pontos importantes de um texto, deve ser expresso em frases curtas, contendo apenas as ideias principais, organizadas em tópicos, numa sequencia lógica.
Fichamento de Leitura
Sgnifica anotar o material necessário à compreensão de um texto ou tema, objetivando oferecer ao leitor a informação completa e correta para conseguir recuperá-la facilmente, quando necessário.
Resumo
Resumir significa apresentar de forma suscinta o texto, sendo breve porém sem perder a idéia original e suas características. Podem ser encontrados em: Trabalho de conclusão de curso, monografia, dissertação de mestrado, tese de doutorado, artigo acadêmico, catálogo de editora, entre outros.
Tipos de resumo
Resumo indicativo, resumo informativo, resumo crítico.
Partes de um resumo
Objetivo , método, resultados , conclusão
Pequisa
O que é a pesquisa? É procurar respostas para inquietações, ou para um problema.
Segundo alguns autores:
- Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente (DYNIEWICZ, 2009).
- É um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico (GIL, 2007).
- “Um conjunto de processos sistemáticos e empíricos aplicado no estudo de um fenômeno” (SAMPIERI; COLLADO;LUCIO, 2013. p.30)
Como iniciar uma pesquisa científica?
Primeiramente deve-se ler sobre o tema escolhido, então posteriormente definir a pesquisa. Para dar início a uma pesquisa científica a proposta inicial é que se deve ter um interesse pessoal, viabilidade política e técnica, criatividade e ética, relevância social da investigação a ser feita. E seus pré-requisitos básicos são: conhecer bem e ter competência no assunto a ser pesquisado , ter acesso e dominar a amostra, depender o mínimo possível de terceiros para realizar a pesquisa. Na redação final de uma pesquisa se tem: O resumo, Introdução, Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Resultados, Discussão e Conclusão.
Tipos de pesquisas:
- QUANTO AOS OBJETIVOS
- Descritiva
- Explicativa
- Exploratória
- QUANTO AOS PROCEDIMENTOS
- Bibliográfica
- Documental
- Experimental
- Ex-pos-facto
- Estudo de caso
- QUANTO AO LEVANTAMENTO DOS DADOS
- Bibliográfica
- Campo
- Laboratório
Positivismo
Tem o filósofo francês August Comte (1798-1857) como fundador, ele baseava-se nos dados da experiência como a única verdade, tinha a exaltação dos fatos como instrumento de pesquisa e via o método experimental como o caminho para o pensamento científico.
Fenomenologia
Tem como principal autor o matemático e filósofo alemão Edmund Husserl (1859-1938) a fenomenologia propõe-se a estudar o que o positivismo não alcançou, se opõe ao Positivismo pois considera o subjetivo para descrever o fenômeno, o objetivo é compreender e interpretar como os fenômenos de interesse são vivenciados e experimentados pelo indivíduo
Marxismo
Karl Marx (1818-1883) foi Economista, sociólogo, historiador e filósofo, revolucionou o pensamento filosófico a partir de 1840, o materialismo histórico é a ciência do marxismo que estuda as leis sociológicas que caracterizam a vida da sociedade, de sua evolução histórica e da prática social dos homens, no desenvolvimento da humanidade.
Enfoque quantitativo
O enfoque quantitativo diz que : “Todas as “coisas” ou fenômenos estudados pelas ciências são mensuráveis, e o que não é quantificável cientificamente é irrelevante” (COMTE, DURKHEIM, 1858- 1917)
Enfoque qualitativo
O enfoque qualitativo se trata da Utilização e coleta de dados sem medição numérica para descobrir ou aprimorar perguntas de pesquisa no processo de interpretação.
Enfoque misto
O enfoque misto trata-se de uma mistura do qualitativo e quantitativo, tornando a pesquisa Quali-quanti.
Etapas de um projeto
- 1ª FASE: PLANEJAMENTO
- Caracterização do problema
- Levantamento das referências
- Escolha dos materiais e métodos
- Avaliação das questões éticas
- 2º FASE: EXECUÇÃO
- Escolha da estratégia metodológica
- Realização do estudo piloto
- Continuação da revisão de literatura
- Coleta de dados
- Planificação operacional
- 3º FASE DIVULGAÇÃO
Elementos textuais
Introdução/Justificativa, Problematização/contextualização, Hipóteses/Supostos de pesquisa, Objetivos: Geral, Específicos, Revisão de Literatura/estado da arte, Metodologia/Percurso da Pesquisa, Cronograma, Orçamento, Principais contribuições científicas ou tecnológicas propostas e Referências.
...