A Saude do Trabalhador
Por: Renan Soarzz • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 436 Visualizações
A área de segurança do trabalho atua realizando estudos, criando ações de prevenção, de vigilância e de assistência em relação aos agravos provenientes do trabalho. As ações realizadas para a manutenção da saúde do trabalhador têm por objetivo principal, a redução das doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho, proporcionando uma melhora na qualidade de vida do trabalhador (COSTA, et al, 2013).
No que se diz respeito à segurança do trabalhador, é importante que os envolvidos atuem de forma coletiva na procura da transformação das técnicas de serviço, com a finalidade de melhorar as condições e o ambientes de trabalho. Para que isso ocorra de forma efetiva, se faz necessário uma abordagem interdisciplinar e intersetorial com objetivo de obter uma visão total do assunto. A contribuição dos trabalhadores com suas experiências são essenciais para compreender o processo de saúde-doença dentro do ambiente de trabalho (LACAZ, 2007).
A vigilância sanitária e a vigilância epidemiológica devem trabalhar em conjunto com a segurança do trabalho. Desta maneira, o processo saúde/doença proveniente do trabalho ganhará formas mais definidas. Com informações obtidas, analisadas, resumidas e interpretadas, o planejamento de ações que visam à saúde do trabalhador serão muito mais resolutivas (BRASIL, 2008).
Notificar qualquer acidente de trabalho é um direito garantido por legislação ao trabalhador. Trata-se de uma importante ferramenta de planejamento e verificação da eficácia de ações de prevenção. Esse instrumento mostra ao órgão de Vigilância à Saúde do Trabalhador dados pertinentes para pesquisas sobre as enfermidades ocupacionais e acidentes de trabalho, viabilizado ainda nortear as políticas públicas, visando à diminuição desses episódios (COSTA, et al, 2013).
O SUS conta com uma estratégia importante no papel de intervir nos causadores dos agravos à saúde do trabalhador, isso se dá através da Vigilância em Saúde do Trabalhador. Trata-se de uma ferramenta para enfrentamento das circunstâncias que colocam a saúde dos servidores em risco, tendo em sua composição três eixos articulados: a promoção da saúde, a prevenção de doenças e acidentes e a recuperação. Desta forma as intervenções de saúde necessitam identificar os riscos, agravos, necessidades, qualidade de vida e de trabalho que determinam os meios de adoecer e morrer dos trabalhadores (BRASIL, 2002).
No que se trata aos trabalhadores, devem ser considerados os vários riscos, sejam eles ambientais ou organizacionais nos quais estão inseridos. Sendo assim, as intervenções que tangem a saúde do trabalhador devem ser inseridas na agenda da rede básica de atenção à saúde (BRASIL, 2012).
http://www.conselho.saude.gov.br/web_4cnst/docs/Portaria_1823_12_institui_politica.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd03_12.pdf , Brasil 2002.
http://www.scielo.br/pdf/rbso/v38n127/v38n127a03.pdf
http://www.cvs.saude.sp.gov.br/up/30.Carlos%20Vaz.pdf http://www.scielosp.org/pdf/csp/v23n4/02.pdf
Acessados no dia 08 de março de 2016
...