A Saúde Mental
Por: juniorgiordani • 26/10/2019 • Resenha • 549 Palavras (3 Páginas) • 178 Visualizações
No primeiro dia de aula nos foi apresentada a disciplina, o conteúdo que será estudado esse semestre e as formas de avaliação.
No dia 02 de agosto tivemos aula sobre a História da Saúde Mental e a Reforma Psiquiátrica, onde vimos que pessoas com problemas mentais sempre existiram, mas eram excluídas da sociedade. Phillippe Pinel foi considerado o pai da psiquiatria e ajudou muito no XVIII. No Brasil, a reforma psiquiátrica surge em benefício da alteração dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde, defesa da saúde coletiva, equidade na oferta dos serviços, e protagonismo dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde nos processos de gestão e produção de tecnologias de cuidado.
No dia 9 de agosto tivemos aula sobre o cuidado em Saúde Mental, onde vimos o processo de enfermagem na Saúde Mental. Aprendemos que escutar o paciente com atenção e interesse e, principalmente, valorizar a comunicação não verbal, são muito importantes em todos os atendimentos. O processo de enfermagem é um processo interativo, onde respeita a autonomia e a liberdade do paciente. O cuidado é estabelecido através das necessidades básicas das pessoas.
As fases do processo de enfermagem consistem de avaliação, de diagnóstico, de identificação de resultados, de planejamento, de implementação e avaliação final
[pic 1]
No dia 16 de agosto tivemos aula sobre avaliação do estado mental, que tem por objetivo através da entrevista psiquiátrica avaliar os sinais e sintomas do paciente e avaliar o que é importante para determinar um diagnóstico de possível transtorno mental. Nesta consulta é preciso prestar bastante atenção no paciente, como na sua aparência, no seu modo de vestir, na sua higiene pessoal, na sua idade aparente e entre outros fatores que foram explicados em aula.
Deve-se também observar a consciência, a memória, a atenção e a inteligência do paciente. Observar se ele está orientado no local onde está situado é muito importante também. A afetividade, a linguagem, o pensamento e a conduta do paciente para observarmos algum transtorno psicótico. Neste dia foi visto também os estados de consciência, atenção. alguns tipos de alucinações e a orientação do indivíduo. Outros aspectos que devem ser observados são; pensamento, linguagem, alguns distúrbios qualitativos e a conduta do paciente.
No dia 23 de agosto tivemos aula sobre os mecanismos de defesa do ego, que são formas que a mente busca para se proteger. Segundo Freud (1900), a defesa é a operação pela qual o ego exclui da consciência os conteúdos indesejáveis, protegendo, desta forma, o aparelho psíquico. O ego mobiliza estes mecanismos, que suprimem ou dissimulam a percepção do perigo interno, em função de perigos reais ou imaginários localizados no mundo exterior.
Os principais mecanismos de defesa são: anulação, isolamento, supressão, compensação, intelectualização, introjeção, sublimação, descolamento, identificação, negação, racionalização, regressão, projeção e repressão.
...