ANEMIA FALCIFORME
Por: Geórgia Martins • 10/9/2016 • Seminário • 745 Palavras (3 Páginas) • 507 Visualizações
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA EM RELAÇÃO A PACIENTE ACOMETIDA POR ANEMIA FALCIFORME
Alunos: Dayse Veloso, Emily Souza, Geórgia Freitas, Gleyce Viviane, Jacqueline Araújo, Mônica Patrícia, Zélia Vasconcelos.
Professor(a) Fomentador(a) da Turma 5AM: Camilla Aquino
e-mail do responsável do trabalho: geofrmartins@gmaill.com.
Instituto Brasileiro de Saúde (IBS)
Curso de Enfermagem – Interdisciplinar 2016.1
Recife, PE.
Palavras-chave: Enfermagem, cuidados, anemia falciforme.
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Kathleen (2012) a anemia falciforme (AF) se dá por um defeito na síntese da hemoglobina S, ocasionando o surgimento de eritrócitos em formato de foice. Essa doença costuma ser diagnosticada ao final do primeiro ano de vida.
Mourão (2014) ressalta que, o acesso das pessoas com AF à atenção primária é reduzido pelo fato de procurarem diretamente a atenção secundária, representada muitas vezes pelo hemocentro.
Kathleen (2012) ainda nos fala sobre o uso de suplementação de zinco por esses pacientes (pct), pois o zinco ajuda no aumento da afinidade por O2, tanto nos eritrócitos normais quanto nos falciformes sendo assim, benéfico ao tratamento.
Farah (2008), faz a ressalva que a doença é vivenciada com angústia e sentimento de perda e por isso o profissional enfermeiro deve estar apto para atuar tanto na assistência física quanto na emocional.
2 OBJETIVOS
2.1 Geral
Descrever a atuação do profissional de enfermagem em relação a paciente acometida por anemia falciforme.
2.1 Específicos
Relatar quais são os cuidados da enfermagem a paciente acometida de anemia falciforme.
Referir os diagnósticos de enfermagem para com a paciente acometida de anemia falciforme.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso e retrata uma paciente fictícia, tem caráter bibliográfico, descritivo. Nesta pesquisa encontram-se publicações de livros e artigos acadêmicos, estes últimos disponibilizados em pesquisa online. Tal estudo é baseado nos anos de 2008 a 2014.
4 ESTUDO DE CASO
4.1 Anamnese
M.L.S., pct feminina, 27 anos, negra, natural de Recife/Pe, reside com a mãe, ensino superior incompleto, recepcionista. Diagnosticada com AF na infância através do teste de Guthrie, pneumonia de repetição na infância e anemia crônica. Nega tabagismo, etilismo e alergia medicamentosa. Antecedentes familiares: Pct referiu morte do pai por anemia falciforme associada a meningite; Mãe com diabetes tipo 1.
Motivo da internação: Pct refere fadiga , dispneia, mialgia, úlceras em MMII (membros inferiores) e palidez.
4.2 Exame Físico
Pct em 3ª dia de internação hospitalar, estado geral regular, consciente, orientado, hipocorada ++, eupneica (16 rpm), dieta com boa aceitação, afebril (36,5ºc), acesso venoso periférico em membro superior direito hidrolisado; ritmo cardíaco regular em 2 tempos, bulhas normofonéticas presentes sem sopro, normocardia (72 bpm), normotensa (110x70 mmHg), Pulso regular forte; murmúrios vesiculares presentes em ambos hemitórax em ápice e base, FR: 14 rpm; Abdomen doloroso a palpação em hipocôndrio esquerdo; Eliminações fisiológicas presentes; MMII com presença de úlceras maleolares de difícil cicatrização. Pct refere sonhos penosos, medo de ser abandonada, medo da morte, perda de interesse em terminar o ensino superior e tensão. Pct segue em
...