Angioplastia Coronariana Transluminal Percutânea
Por: Juliana S Silva • 27/10/2019 • Artigo • 363 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
FACULDADE METROPOLITANA UNIDAS - FMU
Intervenções Cardiovasculares percutâneas/ Cateterismo cardíaco
Juliana Sobral Silva RA 1577812
Angioplastia coronariana transluminal percutânea
Definição
“[...] é o tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração. Após a desobstrução da artéria coronária, por meio da angioplastia com balão, procede-se ao implante de uma prótese endovascular (para ser utilizada no interior dos vasos) conhecida como ‘stent’ - pequeno tubo de metal, semelhante a um pequeníssimo bobe de cabelo, usado para manter a artéria aberta.” (ANGIOPLASTIA, 2017)
Métodos
Conforme MANGIONE, 1995, a influência no sucesso da ATC (angioplastia transluminal coronária) é reflexo da avaliação fidedigna dentro do padrão e características clinicas dos aspectos morfológicos da lesão (tipos A, B e C), podendo assim considerar:
Baixo rico – sexo M; idade < 70 anos; assintomáticos ou com angina estável, com fração de ejeção ventricular esquerdo (FE) > 40%, exibindo lesão única do tipo A e em um só vaso.
Alto Risco – sexo F; idade > 70 anos; diabéticos; síndromes coronárias agudas e pos-terapeutica trombolítico no IAM; disfunção ventricular esquerda grave (FE<40%), insuficiência cardíaca ou lesões múltiplas (B e C) em múltiplos vasos; dentre outros detalhes de ambos os riscos.
Ainda ressalta sobre as contra-indicações, sendo elas absoluta ou relativa. A absoluta é quando á uma dilatação de lesão com obstrução num grau <50% e a relativa são aquelas que se apresentam numa grande maioria. Nela incluem a presença de coagulação importantes; doença difusa e oclusões crônicas.
Execução
MANGIONE relata que para a execução do procedimento da ATC tem que haver uma equipe de cardiologistas intervencionistas, sendo necessário que o médico responsável pelo procedimento deve ser membro titular autorizado do Departamento de Hemodinamicas e Angiocardografia (DHA) da SBC e acompanhado de no mínimo mais um membro titular ou aspirante do mesmo departamento. Da equipe de enfermagem deve haver no mínimo 2 (duas) pessoas da área com treinamento especifico em laboratório de hemodinâmica. Conter instalações e equipamentos mínimos necessários para o procedimento de angioplastia, unidade de terapia intensiva; banco de sangue; laboratório de análise clínica.
COLOCAR O PROCEDIMENTO/ PRÉ, INTRA E PÓS
Referências
ANGIOPLASTIA coronária ou intervenção coronária percutânea. Disponível em: < https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/exames-tratamento/angioplastia-coronaria-intervencao-coronaria-percutanea.> Acesso em: 21/11/2017.
...