As Medidas Preventivas e Infecção Relacionada a Assistência à saúde
Por: luc30237 • 30/3/2017 • Trabalho acadêmico • 7.646 Palavras (31 Páginas) • 354 Visualizações
RESUMO
Epidemiologia é o estudo da destribuição dos determinantes e da frequência dos problemas relacionados à saúde em populações humanas, incluindo á realização desses estudos na gestão dos eventos relacionados à saúde. De modo individual enfatiza a prevenção e controle das causas das doenças em pessoas, em especial com aquelas com mais risco em adoecer. Entende-se que risco em epidemiologia é a probabilidade de casos desfavoráveis e indesejáveis a saúde, através das causas de incidência e prevalência. O conhecimento epidemiológico sobre as doenças permite classificá-las e obter uma medida de sua importância e possibilidade de prevenção. O conhecimento da história natural de uma doença nos permite prevenir e, portanto, a possibilidade de intervir efetivamente sobre ela. As medidas voltadas, como os serviços e a tecnologia da saúde, têm o objetivo, em geral, de evitar que os indivíduos saudáveis adoeçam, e de atender de forma rápida e adequada aqueles que adoeceram.
Palavras-chave: Epidemiologia, Medidas Preventivas e Infecção Relacionada a Assistência à saúde.
ABSTRACT
Epidemiology is the study of the distribution, determinants, and occurrence of diseases and health-related conditions in human populations. It includes the application of such parameters in the planning of countermeasures, and emphasizes prevention and control of the causes of the diseases, especially on high-risk individuals. Risk is understood to be the probability of an undesirable or unfavorable health condition to occur, analysed through incidence and prevalence. The epidemiologic knowledge of a disease allows its classification and the assessment of its importance, as well as determining its prevention feasibility. Knowing the natural history of a disease enables us to prevent it and, therefore, take effective action against it. Specific measures taken by health technology agencies generally have the objective of preventing healthy individuals from contracting diseases and providing prompt and appropriate treatment to those who have contracted them.
Keywords: Epidemiology, Preventive measures, related infection health assistance.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Prevalência do ato de fumar segundo o sexo e faixa etária. 2
Figura 2: Dados da implantação da avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS). 10
Figura 3: Recomendações sobre as Tecnologias. 11
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Epidemiologia e Fatores de Risco 4
2.2 Medidas e Controle de Prevenção 6
2.3 Serviços e Tecnologias em Saúde 8
2.4 Magnitude dos Problemas de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) 12
2.4.1 Medidas de Precaução 15
2.5 Contexto Histórico de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) 17
2.6 Controle de Infecções Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) 19
2.7 Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde 21
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 24
1 INTRODUÇÃO
O estudo relacionado à epidemiologia baseia-se na identificação de cada indivíduo que possa vir a manifestar algum evento relacionado ao prejuízo à saúde e o monitoramento do estado de saúde da população em questão, sendo que este estudo é aplicado no caso de controle e investigação de impasses correlacionados ao estado de saúde de modo global1.
Segundo Costa e Barreto (2003) a definição para Epidemiologia foi destacada como a realização dos estudos direcionados a investigação dos causadores das doenças e quais são as situações onde se encontram a população a ser estudada e este estudo está correlacionado ao controle destes danos à saúde. Neste estudo é desenvolvido alguns fatores para a análise e aprimoramento da pesquisa, sendo: fator de distribuição que desenvolve a análise do tempo, região e os atributos dos cidadãos em questão; Determinantes através do reconhecimento de todos os aspectos de modo geral, que englobam a vida do indivíduo e possuem intervenções diretas a saúde; Circunstâncias que estão relacionadas ao desenvolvimento de problemas de saúde, como o mal uso de bebidas alcoólicas, uso do tabaco, aparecimento de doenças entre outros motivos2.
A epidemiologia é dividida em alguns estudos, podendo ser classificados como os estudos que desenvolvem a técnica da observação dos fatos e o experimentais, que desenvolvem análises quanto aos problemas encontrados. Sendo que os estudos observacionais como citado, são classificados como descritivos e analíticos. Os descritivos tem como finalidade realizar uma análise do surgimento da doença, destacando onde foi adquirida, qual o motivo e número de indivíduos infectados. Também investiga de acordo com algumas características, como sexo, idade, nível de escolaridade, faixa de renda e outras questões que estão diretamente ligadas ao surgimento de casos novos ou o predomínio de casos que predominam no organismo do indivíduo, conforme pode-se ser analisado na figura 1, onde está demonstrando, que ao passar os anos de vida, as pessoas deixam seu hábito de fumar e procuram meios de melhorar sua saúde, pois os impactos dessa atitude acabam desenvolvendo problemas secundário à saúde2.
[pic 1]Figura 1
Fonte: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v12n4/v12n4a03.pdf (COSTA, BARRETO, 2016)
Já os estudos analíticos são relacionados a análise do surgimento da doenças e sua correlação com outra tipo de enfermidade ou meio que possui relação com a ausência de saúde. Este estudo é subdivido em analises de estado ecológico, seccional, caso de controle, e prospectivo, sendo que somente no estado ecológico o estudo é realizado por meio de análises de grupos e os outros demais são determinados de modo individual2.
...