TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PODOLOGIA

Por:   •  31/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.958 Palavras (20 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 20

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PODOLOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 ANNE KALLINE DANTAS

 

 Patos-PB

2022.1

Anne Kalline Dantas

 Características e funções dos Sistemas respiratório, digestivo, endócrino e reprodutor feminino e masculino

Trabalho de produção textual individual apresentado á Universidade UNOPAR,como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de anatomofisiologia

 Tutor a distância: Aline Patricio Ramos Ferreira

1 INTRODUÇÃO

 

O estudo e a compreensão da anatomia e fisiologia humana são fundamentais para todos os estudantes das áreas de biologia e  saúde, essenciais para uma carreira de sucesso.A anatomia humana nos permite conhecer as diferentes estruturas que compõem nosso corpo, a fisiologia nos permite entender como o  corpo humano funciona.Conheceremos alguns sistemas do corpo humano e o funcionamento, nos servirá de apoio para entender como nosso corpo funciona em movimento. Esse trabalho de estudo servirá de grande auxílio para o profissional que pretendo me tornar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 DESENVOLVIMENTO

Sistema Respiratório

O sistema respiratório possui duas estruturas que se complementam: as partes superior e inferior, de acordo com sua estrutura, e as partes de condução e respiratória, devido às suas funções. A principal função deste sistema é aquecer, umidificar e filtrar o ar, emitir som e principalmente realizar trocas gasosas.

A porção de condução do sistema respiratório inclui o nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.

Nariz: o local de acesso do ar entrar no sistema respiratório é pelo nariz, que é dividido em duas partes: externa e interna. A primeira é coberta com pele e apoiada pelos ossos nasais e cartilagens flexíveis, das quais uma delas forma o septo nasal que separa a cavidade do nariz em duas câmaras, direita e esquerda. A fossa nasal compõe a parte interna do nariz. A parte anterior desta cavidade é composta pelas narinas, por onde o ar entra. Essa região é revestida por um epitélio estratificado pavimentoso, onde estão localizados os pêlos nasais, chamados vibrissas, que filtram partículas de poeira e evitam que sejam inaladas.

Faringe:É um órgão com cerca de 13 cm de extensão, em forma de funil e que liga a cavidade nasal e oral superior com a laringe inferior e o esófago, pertencendo assim a dois sistemas (respiratório e digestivo) está dividido em três  zonas nasal, oral e laríngea.

A parte nasal da faringe é  por onde passa apenas o ar

- a nasofaringe pode ser vista na extremidade do palato mole, uma estrutura importante para evitar que os alimentos entrem na cavidade nasal

. Porção oral A faringe é onde se deglutiram os alimentos e  líquidos - e  ar - passam. Pode-se ver um par de amígdalas nasofaringe e amígdalas do palato, estes são órgãos do sistema linfático. E, finalmente, a parte laríngea da faringe é responsável por conduzir o ar  para a laringe e os alimentos, substâncias líquidas para o esôfago.

Laringe: A laringe ou caixa de voz, se estende por aproximadamente 5 cm a partir do nível da terceira até a sexta vértebra cervical.Superiormente está fixada ao osso hióide,com sua abertura conecta à parte laríngea da faringe.Inferiormente a laringe continua com traquéia.Sua principal função é impedir que alimentos ou líquidos entrem  na traqueia e permitir que o ar chegue aos pulmões.

É composto por nove cartilagens. A maior delas é chamada de cartilagem tireóidea e tem uma característica proeminente conhecida como “pomo de Adão”que pode ser palpada no pescoço e é  mais visível nos homens do  que nas mulheres. A cartilagem da epiglote, que desempenha um papel protetor nas vias aéreas, tem a flexibilidade necessária, durante a deglutição,fecha a laringe para que alimentos e líquidos possam entrar no esôfago e durante o processo de respiração, o se abre para passar pelo ar. A terceira função da laringe é a produção da voz, por conter as pregas vocais.

Traquéia: A traquéia mede aproximadamente 12 cm. Ela conecta a laringe ao  brônquio principal. É composto por colares hialinos em forma de C que ajudam a manter as vias aéreas desobstruídas. Curiosamente, a traqueia é revestida por um epitélio colunar cilíndrico pseudoestratificado  que contém muitas células secretoras de muco. Esses cílios se mexem, levando partículas estranhas e excesso de muco para  fora da traquéia, levando essas partículas para a faringe, onde podem ser engolidas.

.E então a traquéia se bifurca para formar o brônquio principal direito, e o lado esquerdo do

vai para os  pulmões, e a cartilagem dessa bifurcação é chamada de carina.

Brônquios:Os brônquios são provenientes da traquéia e se dividem em dois, o direito (mais curto, mais vertical e mais largo) e o esquerdo, cuja parte externa do pulmão é muito semelhante em estrutura à  traqueia (têm anéis cartilaginosos), sendo denominados  primários ou primeira ordem.Os brônquios primários se dividem e produzem brônquios lobares ou secundários; Cada um desses brônquios é responsável por suprir um lobo do pulmão.Por sua vez, os brônquios lobares se ramificam em segmentos ou terciários.

Essas estruturas têm músculo liso que está disposto em  espiral em torno de sua estrutura de cartilagem. Os brônquios principais entram nos pulmões através do hilo pulmonar, e em cada pulmão começam a se dividir em tubos cada vez menores até formar bronquíolos.

 Bronquíolos:cujas paredes contêm músculo liso e nenhuma cartilagem como os brônquios.Os bronquíolos continuam a se ramificar até formar bronquíolos  que eventualmente darão origem aos bronquíolos respiratórios e se fragmentaram em muitos ductos alveolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (2.4 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com