Condições de trabalho e saúde
Por: Prislei Da Cruz Francisco • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.380 Palavras (6 Páginas) • 445 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL VALE DO SÃO FRANCISCO
COLEGIADO DE ENFERMAGEM
MÓDULO DE PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
LAIS BRITO
LUANA DUARTE
MARÍLIA GABRIELLA
PRISLEI DA CRUZ
Condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da saúde
Trabalho realizado no intuito de gerar conhecimento e avaliar o aprendizado do aluno. Solicitado pela Docente, do módulo de Processo de Trabalho em Saúde, Fátima Brandão.
Petrolina, 20 de Abril de 2015.
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................................
Temas a serem abordados na perspectiva da gestão das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores de saúde..............................................................................................
Considerações finais.........................................................................................................
Referências Bibliográficas..............................................................................................
INTRODUÇÃO
A partir das décadas de 1980 e 1990 o contexto da saúde no Brasil começou a mudar com base nas transformações sociais e políticas que culminaram na reformulação das políticas de saúde, cujas propostas se concretizaram com a Constituição Federal de 1981, especialmente na Lei Orgânica da Saúde. Diante dessas mudanças a Saúde do Trabalhador foi instituída como política de saúde.
A saúde do trabalhador tem como referência empoderar o trabalhador, fortalecendo o autocuidado e tornando-o sujeito ativo de seu processo saúde/doença. E isso se torna ainda mais necessário e evidente quando se trata da saúde dos trabalhadores de saúde. Esse campo, segundo o Ministério da saúde tem por objetivos a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada no Sistema Único de Saúde (SUS).
Diante dessa perspectiva, a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) foi criada em setembro de 2002, através da Portaria de nº 1.6796. Constitui-se como uma rede de abrangência nacional e como ferramenta estratégica para a disseminação dos princípios e práticas do campo da Saúde do trabalhador no SUS, em todos os níveis de atenção (BRASIL, 2202).
A saúde do trabalhador claramente está relacionada às condições de trabalho, cujos efeitos, articulados a outros fatores, determinam tanto a saúde dos sujeitos que operam os sistemas quanto à saúde dos clientes dos serviços de saúde. Essas condições consistem nas circunstâncias em que o trabalho em relação à exposição aos riscos físicos, químicos, mecânicos e biológicos; as super-exigências das capacidades humanas no trabalho, que influi diretamente na saúde mental desses trabalhadores, sendo esses aspectos consequências do sistema técnico- organizacional e da organização do trabalho.
Essas condições de trabalho são consequência da intensificação laboral uma característica clara do capitalismo que exige cada vez mais energias físicas e espirituais dos trabalhadores. E um fator que permite que as pessoas se submetam a essas condições de trabalho, é o medo do desemprego.
TEMAS A SEREM ABORDADOS NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE SAÚDE
As bases para gerar saúde nos trabalhadores do sistema de saúde são:
- Condições de realização do trabalho.
- Ambiente e segurança das instalações e atividade do trabalho.
- Formação/Preparo para o trabalho.
- Regulação das profissões.
- Gestão do trabalho.
Tem como maior significado as circunstâncias em que as atividades dos trabalhadores se desenvolvem e o estado físico e, principalmente, mental que eles se encontram para atender as demandas que o trabalho na área da saúde exige.
A atividade do trabalhador da saúde resulta de múltiplas funções e habilidades e que podem, diante das diversas situações e histórias envolvidas, uma maturidade emocional muito grande, pois o indivíduo tende a se envolver com as situações e ser afetado negativamente por elas. Podem ocorrer também alterações físicas devido ao cansaço geradas por carga-horárias intensas de trabalho.
Outras condições que modificam a forma de realização do trabalho são a disponibilidade e qualidade dos materiais a serem utilizados no trabalho; as relações com colegas de trabalho, que podem afetar negativamente ou positivamente e até mesmo as instalações físicas do ambiente de trabalho; os salários recebidos.
Vale lembrar que alterações nas bases do ambiente e segurança das instalações e atividade do trabalho, formação/preparo para o trabalho, regulação das profissões e gestão do trabalho também podem alterar/modificar as condições de realização do trabalho como um todo.
É de fundamental importância a criação de um plano de trabalho que permita um melhor desenvolvimento e relações no âmbito do trabalho em saúde. Os princípios básicos para tal plano são:
- Os recursos humanos são a base para um sistema de saúde.
- O trabalho em saúde é prestação de um serviço público e requer responsabilidade social.
- Os trabalhadores da saúde são protagonistas de seu próprio desenvolvimento.
- A problemática e o desenvolvimento dos recursos humanos são um interesse primordial dos cidadãos, que têm o direito de participar da produção e do desenvolvimento das políticas nesse campo.
- O tema condições do trabalho e saúde dos trabalhadores da saúde.
- A análise da problemática e de uma ação negociada e sinérgica com os países e com os organismos de cooperação para o desenvolvimento de planos decenais de recursos humanos.
- A mobilização do interesse e dos recursos é fundamental para a sustentação dos processos da gestão do RH e saúde e segurança dos trabalhadores em saúde.
- O aprimoramento das competências dos gestores em saúde para o manejo no campo saúde dos trabalhadores da saúde e segurança dos trabalhadores em saúde.
- A aplicação efetiva de um enfoque multidisciplinar e intersetorial mediante a aliança estratégica para o Plano.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os trabalhadores da saúde são o elo entre o conhecimento e as ações em saúde, pois são responsáveis por promover a cura e o cuidado, prevenir doenças e agravos e aliviar o sofrimento das pessoas, fazendo com que suas necessidades e individualidades também precisem ser observas.
...