DISCPLINA: INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA
Por: fer16barros • 26/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.509 Palavras (7 Páginas) • 314 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE ARAGUAÍNA
CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLINICA
DISCPLINA: INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA
PROF. ADRIANNI
Jheysla Gonzaga
Ivanelton
M. FERNANDA BARROS
Marcus Vinícius
Waderlan Cardoso
LIPÍDIOS
ARAGUAINA – TO
2013
Jheysla Gonzaga
Ivanelton
M. FERNANDA BARROS
Marcus Vinícius
Waderlan Cardoso
LIPÍDIOS
Trabalho resumo desenvolvido para a disciplina de introdução a bioquímica, como parte da avaliação referente ao primeiro bimestre em questão.
ARAGUAÍNA – To
2013
Sumário
- Introdução
- Propriedades (eu)
- Funções (eu)
- Fornecimento de energia;
- Composição da membrana celular;
- Isolantes térmicos;
- Facilitação de certas reações químicas;
- Classificação
- Glicerídeos (gorduras e óleos e ceras) ( Érica)
- Lipídios compostos - Fosfolipídios (Marcus Vinícius)
- Ácidos graxos – Saturados – Insaturados. (waderlan)
- Cerídeos (cera vegetal e animais) (ivanelton)
- Esteroides (Colesterol) (jheysla)
- Nomenclatura dos ácidos graxos (Érica)
- Alimentação (jheysla)
- Conclusão
- Referencias
- Anexos
Introdução
Os lipídios formam juntamente com os carboidratos e as proteínas, o grupo de compostos mais importante em alimentos e mais frequentemente encontrados na natureza, nos vegetais e animais. Os lipídios compõem três grupos; glicerídeos, cerídeos e os esteroides. As principais fontes de energia de um homem encontram-se entre os lipídeos: as gorduras fornecem em peso 2,3 mais calorias que os carboidratos e proteínas, alguns lipídios tem funções biológicas especificas.
Observamos que todos os lipídeos contem em sua molécula, oxigênio, carbono e hidrogênio; e em algumas classes são encontradas fósforos, nitrogênio, e ás vezes enxofre.
Os lipídios abrangem um numero muito vasto de substancias, razão pela qual não é possível define-los exatamente.
LIPÍDIOS
Os lipídios é um dos compostos mais importantes em alimentos, juntamente com os carboidratos e as proteínas e é mais facilmente encontrado na natureza, tanto nos vegetais como em animais. Eles são biomoléculas compostas por carbonos(C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), fisicamente caracterizados por serem insolúveis em agua, e solúveis em solventes orgânicos, como álcool, benzina,éter além do clorofórmio e acetona. Também são conhecidos como gorduras e óleos.
Óleos e gorduras
Óleos e gorduras diferem entre si apenas pelo o fato de que , á temperatura ambiente , as gorduras são sólidas e os óleos líquidos , o que é pouco significativo , uma vez que , dependendo da temperatura ambiente , é difícil classificar-se um composto como óleo ou gordura.
Propriedades
Os lipídeos são geralmente incolores, untuosos ao tato, pouco consistentes, apresentam densidade menor que a água, na qual são insolúveis, porém emulsionáveis. São poucos solúveis em etanol a frio, mais solúveis a quente. Solúveis em sulfeto de carbono, clorofórmio, éter etílico, acetona, benzeno, gasolina e outros solventes orgânicos.
Funções
- Fornecimento de energia
- Em fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
- Composição das membranas celulares.
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
- Isolantes térmicos
- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
- Facilitação de determinadas reações químicas
- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
Classificação
Glicerídeos
Os glicerídeos constituem óleos e as gorduras, que diferem entre si quanto ao ponto de fusão. São ésteres formados pela junção de acido graxo e glicerol (álcool).
Os glicerídeos possuem elevados teores energéticos e são os principais componentes lipídicos da dieta humana .
Papel biológico
Gordura: reserva energética animal, isolante térmico, diminui impacto mecânico;
Óleo: reserva energética das sementes;
Fosfolipídios
Os fosfolipídios compreendem uma classe especial de lipídios. Os fosfolipídios são os principais componentes das membranas celulares. Tem regiões polares e apolares. Quando colocadas em agua, as moléculas de fosfolipídios se dobram de tal maneira que todas as porções polares (hidrofílicas) se orientam em direção as moléculas de água, com as quais elas formam pontes de hidrogênio.
São constituídos de glicerol, dois ácidos graxos e, no lugar do terceiro ácido graxo, um grupo de fosfato ligado a um ou vários grupos orgânicos.
Ácidos graxos
Ácido graxo é um ácido carboxílico (COOH) de cadeia alifática. São considerados componentes orgânicos, ou em outras palavras, eles contêm longas cadeias de carbono e hidrogênio em suas moléculas. Estes ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas. São pouco solúveis em água (quanto maior a cadeia carbônica, menor a solubilidade), e podem ser usados como energia pelas células. São classificados em monoinsaturados, poli-insaturados, ou saturados.
...