ENGENHARIA E PROFISSÃO
Por: Fernanda Ivo • 28/3/2016 • Resenha • 339 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
ESTUDO DE CASO: CENTRO CIRURGICO
F.S.S, é do sexo feminino, 42 anos, com histórico familiar de câncer de mama em outras duas mulheres de sua família, uma irmã e uma tia, e encontra-se internada para retira um nódulo na mama esquerda. Encontra-se bastante ansiosa, com medo da cirurgia e do ato anestésico. Casada, possui 02 filhos, Joao e Alice, de 14 e 20 anos respectivamente. Alice está com casamento marcado para junho próximo. O marido é advogado, bastante conhecido na sociedade, encontra-se presente, e tem sido bastante colaborativo junto à equipe de enfermagem para atenuar a ansiedade da esposa, que além da preocupação com sua saúde ela quer acompanhar os preparativos para o casamento da filha.
Na hora de encaminhar a paciente para o centro cirúrgico, o técnico de enfermagem responsável entra no quarto e solicita que os filhos, marido e irmã, se retirem para que ele possa transferir a paciente para a maca. O marido solicita permanecer para ajuda-lo, o que é permitido. Logo após, os filhos e a irmã se despedem da paciente e o marido acompanha a esposa are a porta do centro cirúrgico.
No centro cirúrgico a paciente é recebida pela a enfermeira Joana, mas como já se encontra sonolenta, só consegue balbuciar seu medo pela a anestesia. Foi encaminhada para a sala, posicionada na mesa de cirurgia e preparada para o ato anestésico.
Durante a cirurgia são identificado outros nódulos, e após a biopsia de congelação ter dado positiva, com comprometimento dos linfonodos, o cirurgião decide fazer uma mastectomia. O cirurgião informa por telefone, a mudança do procedimento ao esposo que se encontrava no quarto explicando a consequência em manter a mama. Após a cirurgia, a paciente é encaminhada para a sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e é recebida pela a enfermeira Joana. A paciente começa a despertar, a enfermeira Joana tenta tranquiliza-la informando que a cirurgia já terminou, que ela está bem e encontra-se na RPA.
O cirurgião, antes de encaminha-la de volta ao quarto, chama o marido da paciente para explicar o procedimento realizado.
...