ESTUDO DIRIGIDO: O UNIVERSO E SUA COMPOSIÇÃO, TEORIA DO CAMPO E A BIOLOGIA E TERMODINÂMICA
Por: Webert Cunha • 30/10/2018 • Trabalho acadêmico • 10.310 Palavras (42 Páginas) • 688 Visualizações
UFAM – UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE MEDICINA
CURSO DE MEDICINA
EMMILAY CAVALCANTE 21201359
JUÍLE HANADA 21201748
KONDE ABEIYA 21290878
THAIS RAPOSO 21201568
SILVIA BATALHA 21201468
ESTUDO DIRIGIDO: O UNIVERSO E SUA COMPOSIÇÃO, TEORIA DO CAMPO E A BIOLOGIA E TERMODINÂMICA
Manaus – AM
2012
EMMILAY CAVALCANTE DOS SANTOS 21201359
JUÍLE YOSHIE SARKIS HANADA 21201748
KONDE ABALO ABEIYA 21290878
THAIS CAROLINE SALES RAPOSO 21201568
SÍLVIA PAULINE BATALHA COUTINHO 21201468
ESTUDO DIRIGIDO: O UNIVERSO E SUA COMPOSIÇÃO, TEORIA DO CAMPO E A BIOLOGIA E TERMODINÂMICA
[pic 1]
Manaus – AM
14/03/2012
Estudo Dirigido: O Universo e sua Composição Fundamental, Teoria do Campo e a Biologia e Termodinâmica
- O Universo e sua Composição Fundamental
O Universo é uma mistura de sensações, cores, luzes, movimentos, sons que nos deixam maravilhados com sua beleza e forma. A composição desse Universo, desde o Micro até o Macro pode parecer complexa, mas pode ser reduzida a alguns componentes fundamentais que são: Matéria (M), Energia (E), Espaço (E), Tempo (T).
Esses componentes, fundamentais simplesmente por não serem substituídos por outros, são também denominados Grandezas, qualidades ou dimensões fundamentais. Todos nós temos noção, subjetiva e objetiva, desses componentes. Logo, a combinação dessas Grandezas Fundamentais dá origem a uma série de Grandezas Derivadas. A partir disso chegamos ao conceito de que a Biofísica é o estudo da Matéria, Energia, Espaço e Tempo nos Sistemas Biológicos.
OS SERES VIVOS E A COMPOSIÇÃO DO UNIVERSO
Sua composição, estrutura e função qualitativa são quantitativamente definidas por números adequados, com o uso de Grandezas Fundamentais e Derivadas.
GRANDEZAS FUNDAMENTAIS E DERIVADAS – EQUAÇÕES DIMENSIONAIS
As Grandezas Fundamentais e Derivadas são agrupadas em Sistemas coerentes de medida os quais são indispensáveis, porque racionaliza o uso das Grandezas. Entre esses Sistemas destacam-se:
- SI (Sistema Internacional);
- MKS (Metro, Quilograma, Segundo);
- CGS (Centímetro, Grama, Segundo).
Com a ajuda desses Sistemas indispensáveis pode-se calcular e definir diversas Grandezas e Derivadas.
- Teoria do Campo e a Biologia
A TEORIA DOS CAMPOS
Segundo a Teoria dos Campos, Matéria e Energia são estados diferentes de uma mesma Qualidade Fundamental e seus conceitos são:
- Matéria: é a massa inerte e emite um campo, que é a Energia.
- Energia: também chamada de Campo, é capaz de produzir trabalho e se manifesta na forma de uma Força.
A teoria dos Campos também prevê que:
- Os eventos não são instantâneos, eles demandam Tempo. Um evento é dito instantâneo quando seu Tempo de Reação não pode ser percebido pelos nossos sentidos;
- As interações não acontecem diretamente entre os Corpos, elas são mediadas pelos Campos.
A BIOLOGIA E OS CAMPOS DE ENERGIA
A Energia possui diferentes formas de manifestação: Gravitacional, Eletromagnética e Nuclear. Seus estados são:
- Energia Potencial (Ep) energia em repouso, armazenada;
- Energia Cinética (Ec): energia em movimento, trabalhando.
No Campo Gravitacional (G) a energia se manifesta na forma de Energia Gravitacional e Energia Mecânica. Este campo é emitido por qualquer matéria e nele existem apenas forças de atração. Há dois tipos de Campo G:
- Campo G real: emitido pela matéria, é permanente;
- Campo G provocado: produzido pela transição dos corpos, transitório.
O sentido do Campo G é único para o centro, onde a gravidade é nula. A qualquer distância do centro existe uma força que atrai os corpos.
Os sistemas biológicos atuam no campo G através do movimento, principalmente muscular. Essa atividade é conhecida como Trabalho. As aplicações biológicas do campo G também são diversas: o levantamento de pesos é utilizado na terapia funcional; o ultrassom, que utiliza energia mecânica, é um importante instrumento laboratorial; a introdução de líquidos nos organismos é realizada com auxílio das forças gravitacionais; entre outras. Outra influência do campo G nos biossistemas são os mecanorreceptores, utilizados pelos seres vivos para perceber estímulos mecânicos e se orientarem por eles.
No Campo Eletromagnético (EM) a energia se manifesta na forma Energia Elétrica (E), Energia Magnética (M) e Energia Eletromagnética (EM). Nos campos elétricos e magnéticos existem cargas, enquanto no campo eletromagnético, que é a combinação deles, elas não existem cargas. O campo EM é mais diversificado que o campo G, podendo haver forças de atração e de repulsão. Os campos eletromagnéticos têm diversas propriedades específicas:
- Campos Elétricos: existem as Cargas Positivas (+) e as Cargas Negativas (-). As forças agem a pequenas distâncias e seguem a Lei de Coulomb, variando com o inverso do quadrado da distância;
- Campos Magnéticos: existem o Polo Sul (S) e o Polo Norte (N). As forças agem a distâncias médias e variam com o inverso da distância;
- Campos Eletromagnéticos: Não há cargas, a energia existe sob a forma de Radiação Eletromagnética. As forças atingem distâncias astronômicas e variam com o inverso do quadrado da distância.
Os campos EM são responsáveis por todos os fenômenos biológicos, como as reações químicas, impulsos nervosos, a visão, fotossíntese e estão presentes em todos os seres vivos sob a forma de calor. Alguns seres vivos também podem sentir as forças magnéticas através de sensores especiais chamados magnetossomos, utilizando o campo magnético para orientação. Além disso, os campos EM têm inúmeras utilidades terapêuticas, como a Ressonância Magnética, Eletrocardiograma, entre outras.
...