HISTORIA E CLASSIFICAÇÃO DO HOSPITAL DO CORAÇÃO
Por: 10ana23va • 12/10/2018 • Seminário • 535 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL – UEMS[pic 1]
CRISTHIAN FERNANDES GARCIA – RGM 31627
MARIELE RAMIRES XIMENES – RGM 32738
ROZENAIDE APARECIDA DE ARAUJO DE SOUZA – RGM 31643
TAYNARA DA ROSA NICOLLETTO – RGM 32739
VALERIA PEREIRA PERAÇOLLI – RGM 32740
HOSPITAL DO CORAÇÃO
DOURADOS - MS
2018
HISTORIA E CLASSIFICAÇÃO DO HOSPITAL DO CORAÇÃO
Em 1979 nasce a Clínica São Camilo mantenedora e administradora da Cardioclínica, inicialmente com 5 apartamentos e 3 leitos de Unidade Coronariana. Em 1983 a Cardioclinica foi ampliada com mais 05 apartamentos.
Em maio de 1993 se instalava os serviços de hemodinâmica e cirurgia Cardíaca. Já em 2003 a Cardioclinica passa a ser chamada HOSPITAL DO CORAÇÃO(HC).
Em 2008, inaugurou no HC quatro pavimentos para abrigar a Ala de Alta Complexidade, sendo que o novo espaço comporta áreas de serviço como Cozinha e Lavanderia industrial, Vestiários, Bloco Cirúrgico com 03 salas Cirúrgicas e sala de RPA, UTI com 12 leitos, Hemodinâmica de alta tecnologia.
O Hospital do Coração em maio de 2011 entrega mais uma vez a sociedade de Dourados um novo bloco com 25 apartamentos, e mais 03 leitos de UTI, ala específica para Internação de Cirurgias Plásticas (estética) e ala específica para tratamentos de Oncologia.
Dentre todas essas especificações a instituição tem como Missão, Valores e Visão as seguintes:
MISSÃO
Prestar atendimento médico hospitalar, personalizado com ética, segurança, qualidade, respeito e amor à vida.
VALORES
Honestidade, organização, credibilidade, comprometimento com a vida.
VISÃO
Inovação Sempre- Ser referência e inovação e líder em qualidade e resolutividade na prestação de serviço médico hospitalar.
CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA:
- Quanto ao ponto de vista clinico o Hospital do Coração apesar do nome é um Hospital geral. Pois o mesmo assiste pacientes de várias especialidades, tanto clínicas quanto cirúrgicas. Está se estruturando para ser um hospital escola, onde a administração do mesmo está disponibilizando áreas de estágios para algumas instituições superiores e cursos técnicos.
- Quanto à administração e entidade mantenedora, o mesmo é identificado como particular, pertencente à pessoa jurídica de direito privado (Dr. Irineu Lemes da Rosa Filho).
- Quanto ao porte, a instituição é denominada de Médio Porte por estar dentro da escala de 51 a 150 leitos. Tendo exatamente 70 leitos ao todo.
- Quanto ao objetivo financeiro, é classificado como Lucrativo, objetiva lucro, compensa o emprego de seu capital com distribuição de dividendos.
- Quanto à disposição da estrutura física o mesmo é classificado como Pavilhonar.
- Quanto ao corpo clínico, podem ser assim divididos: Corpo clínico aberto: tendo ou não médicos efetivos, permite a outros efetuarem internações e assistência aos seus pacientes. Quanto à competência (nível dos serviços médicos), variando conforme o nível de capacitação de seus recursos humanos e a sofisticação tecnológica de seus equipamentos, sendo os níveis: Primário: profilaxia (práticas preventivas) e clínica básica; Terciário: apresenta desenvolvido nível tecnológico.
- Hospital de internação integral: também conhecido como hospital de base, este é o modelo tradicional de internação mais conhecido; o individuo dá a entrada no hospital, onde fica internado, ou seja, realiza todos seus procedimentos e recuperação sem sair do interior da instituição até ser liberado (receber a alta) pelo médico responsável, após essa liberação o paciente está autorizada a realizar sua saída.
REFERÊNCIAS
Disponível em: Hospital do Coração: < http://www.hcdourados.com.br/nossa-historia/> Acesso em: 22 de Março, 2018 ás 18h:30 min
...