TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jardim Gramacho

Por:   •  9/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 9

UDF – CENTRO UNIVERSITÁRIO

UNIDADE DO DISTRITO FEDERAL

SAÚDE AMBIENTAL

GRAMACHO

Andreia Veras        RGM 1532036-7

Ligia Kristine          RGM 1538299-1

Leidimar Oliveira    RGM 1501742-7

Maiara Ran            RGM 1518496-0

Nayara Suerli         RGM 1529861-2

Rogério Coímbra   RGM 1567903-9

 Tiago Ferreira        RGM 1535836-4

PROBLEMA 01

Ploriferação de vetores de doenças

Descrição do problema:

Local que era destinado um aterro sanitário planejado acabou tornando-se um vazadouro de lixo.

Conseqüência:

Com o aumento da quantidade de lixo, aumenta também a quantidade de microorganismos responsáveis pelo adoecimento das comunidades. Esses vetores podem ser tanto mosquitos, como Aedes Aegypti, vetor responsável pela transmissão tanto de dengue como também da Chikungunya,como também os protozoários que podemos citar os da família da Leishimania que são vetores das doenças de Leishmaniose.

Solução proposta:

De acordo com a declaração de Estocolmo, o homem é o principal transformador de seu meio ambiente, tendo ele o poder de modificar para o bem ou para o mal o meio em que se vive. Diante disso a solução proposta seria primeiramente programas de educação em saúde, que disseminassem, não somente a população de Gramacho, mas de todo o Brasil. Sobre a importância da coleta seletiva e o impacto na preservação do meio ambiente

Pois assim a natureza não sofreria os impactos tão devastadores que vem sofrendo, por causa da má utilização de seus recursos.

Essa ação impactaria diretamente inclusive na saúde dos trabalhadores, que por sua vez, deveria usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para que por meio do uso dos mesmos, as doenças provocadas por esses vetores fossem diminuídas.

Parceria:

Como soluções afetivas, poderiam ser realizadas parcerias com empresas de telecomunicações, bem como os meios de rádios para disseminar essas informações de educação e conscientização.

Junto ao ministério da educação, devia ser incrementada nas escolas a matéria de Preservação do Meio Ambiente, pra que desde criança, os pequeninos aprendessem os problemas que vão salvar o nosso planeta do caos que está imerso.

As equipes de saúde poderiam fazer periodicamente atividades educativas junto às escolas, abordando temas de prevenção e proteção à saúde.

PROBLEMA 02

Disseminação e desvalorização dos trabalhadores do lixão

Descrição do problema:

Por conta de sua ocupação funcional, os trabalhadores de Gramacho são discriminados e marginalizados por parte da população.

Conseqüências:

O problema do preconceito em qualquer aspecto é negativo. No caso desses trabalhadores, a humilhação, o descrédito e a marginalização têm impactos devastadores na vida dessas pessoas, visto que atingem onde não possa se ver: o lado emocional.

Já é mais que comprovado que o estado emocional tem influências diretas sobre a saúde do ser humano. Como podemos ver no vídeo, muito deles sofrem do preconceito existente da sociedade com relação ao trabalho que exercem.

A Profissão de “gari” ou “lixeiro” sempre foi mal vista pela sociedade, sendo usada muitas vezes como um parâmetro de descrédito e de humilhação. Desde criança as pessoas aprendem que esse tipo de profissão é motivo de vergonha e não percebem o valor e a importância desses profissionais dentro do nosso contexto social.

No vídeo vario trabalhadores relataram o preconceito sofrido, inclusive por familiares. Muitos ouviram que não seriam nada na vida e que não teriam futuro, o que influenciava diretamente na sua percepção como individuo e sobre sua perspectiva de vida.

Problemas como depressão, gravidez na adolescência são reflexo dessa imagem pessoal distorcida.

Solução proposta:

Como proclama a declaração de Estocolmo em seu 3º artigo:

“O homem carece constantemente de somar experiências para prosseguir descobrindo, inventando, criando, progredindo. Em nossos dias sua capacidade de transformar o mundo que o cerca, se usada de modo adequado, pode dar a todos os povos os benefícios do desenvolvimento e o ensejo de aprimorar a qualidade da vida. Aplicada errada ou inconsideradamente, tal faculdade pode causar danos incalculáveis aos seres humanos e ao seu meio ambiente”.

Aí estão a nossa volta os males crescentes produzidos pelo homem em diferentes regiões na Terra: perigosos índices de poluição na água, no ar, na terra, e no seres vivos; distúrbios grandes e indesejáveis no equilíbrio ecológico e da biosfera; destruição e exaustão dos recursos insubstituíveis; e enormes deficiências, prejudiciais à saúde física, mental e social do homem, no meio ambiente criado pelo homem, especialmente no seu ambiente de vida e de trabalho. 

  • A educação em saúde é a forma mais adequada de se mudar a mentalidade das pessoas. Se quisermos ter um futuro mais humano, devemos incentivar e apoiar a educação da população.
  • Trabalhar a imagem pessoal e coletiva dos profissionais que atuam no lixão mostrando a eles que sua vida não é delimitada pelo que fazem, mas pelo que são.
  • Consultas com psicólogos para ajudá-los no enfrentamento desse preconceito instalado na nossa sociedade.
  • Ações junto a escolas sempre é a melhor forma de tentar mudar nosso futuro.
  • Poderia ser feito junto a comunidade feiras de saúde onde poderiam ser apresentadas a realidade do lixão e o papel importante desses profissionais na coleta seletiva e seu esforço de minimizar o impacto negativo que o ser humano desempenha na conservação e preservação do meio ambiente.

Parcerias:

Como apoio, podemos fazer parcerias com Universidades que possuem curso de Psicologia onde os alunos sob supervisão de professores pudessem fazer atendimentos individuais aos trabalhadores tentando minimizar os efeitos negativos que o preconceito e a marginalização exercem sobre eles como tentativa de modificar a imagem negativa que a sociedade lhes apresenta mostrando que eles possuem seu valor pessoal e sua importância junto à comunidade em que estão inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com