Martha Elizabeth Rogers
Por: Alice Neves • 14/9/2015 • Bibliografia • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 7.391 Visualizações
Biografia
Martha Elizabeth Rogers, mais conhecida por Martha Rogers ou apenas Rogers nasceu em Dallas, Texas em 12 de maior de 1914. A mais velha de 4 irmãos, muito dedicada aos estudos desde muito jovem expressou suas habilidades por meio da escrita.
Sua formação inicia-se na Universidade do Tennessee, em Knoxville de 1931 a 1933. Recebeu seu diploma em 1936, o grau de bacharel em enfermagem em saúde pública em 1937, do George Peabody College, em Nashville, Tennessee, o grau de mestre em supervisão de enfermagem em saúde pública do Teachers College, Columbia University, de Nova Iorque, em 1945; um MPH (Master of Philosophy) em 1952 em ScD (Doctor of Science) em 1954, ambos obtidos na Universidade de Johns Hopkins.
Após vários cargos de chefia e em equipes ligadas a enfermagem publica comunitária, Rogers passou para a educação superior como palestrante visitante e posteriormente assistente de pesquisa. Durante vinte e um anos foi professora e chefe da divisão de educação em enfermagem, na Universidade de Nova Iorque, onde exerceu seu ultimo trabalho, quando em 13 de março de 1994 faleceu em Nashville, Tennessee.
Deixou inúmeros prêmios e honras, publicou também de forma extensa em inúmeros periódicos da área da enfermagem e autora de muitos livros.
A Teoria
A Enfermagem é uma ciência humanística e humanitária, dirigida para a descrição e a explicação do ser humano em sua totalidade sinergista e para desenvolvimento de generalizações hipotéticas e princípios previsivos básicos para a pratica reconhecida (Rogers, 1990).
A partir disto é possível observar que ao longo dos anos a humanidade tem ampliado seus conhecimentos científicos, estando conectadas as informações, onde tudo que se tem na atualidade se da pelo passado adquirido.
Desde o principio para que se entenda o processo de evolução é necessário citar a instituição dita como “família” que se organizava através de determinado grupo de pessoas, que formariam tribos, vilarejos e cidades.
Assim vieram os costumes, a cultura e religião. O modo de troca de objetos, mercadorias, com isso a economia, a politica e a formação da sociedade, que a cada década de modificou, chegando ao modelo atual.
Suposições
Dentro de tais parâmetros, em sua teoria publicada em 1970, Rogers cita cinco suposições embasadas ao ser humano, tais como:
1º Cada homem é dito como ser “unificado” com individualidade.
O ser humano é um ser unificado que possui uma integridade individual, e manifesta características que são mais do que a soma das partes e diferentes dela.
2º O homem está em intercambio continuo de energia com o ambiente.
O ser humano está em constante mudança, tanto que possui influencia ambiental aplicada em vice-versa.
3º Os processos vitais de um homem evoluem irreversível e unidirecionalmente, no tempo e no espaço.
O ser humano nunca poderá ser novamente o que já foi antes, é irreversível e unidirecional, é único em presente em determinado período.
4º Há um padrão de vida.
Tudo aquilo que o ser humano realiza ou deixa de realizar reflete em sua totalidade.
5º O homem é capaz de abstração, imaginação, linguagem, pensamento, sensação e emoção.
O ser humano caracteriza-se pela capacidade de consciência, e se diferencia dos outros seres vivos justamente por possuir sensações.
Blocos Estruturais
Além disso, é definido por quatro blocos estruturais:
1º Campos de energia
Caracterizada pelo infinito unificador e irredutível. É a unidade fundamental para a vida.
2º Abertura
Diz que a energia dos campos são abertos e intermináveis, mas integrados em cada outro.
3º Padrão
É responsável pela identificação das áreas de energia, são as particularidades de cada campo.
4º Quadridimencional
A Assistência de enfermagem é fornecida através de um processo planejado, que inclui a recolha de dados, o diagnóstico de enfermagem, estabelecimento de metas, a curto e longo prazo e de melhores cuidados de enfermagem para alcançá-los
Princípios de Homeodinâmica
Fundamenta-se dentro das cinco suposições e dos quatro blocos estruturais. Que se compõem de três princípios:
1º Integralidade: Processo continuo entre homem/ambiente.
A mudança sequencial no processo de vida ocorre na integração dos seres humanos e de seus ambientes.
2º Ressonância: Mudança que se da entre os campos humano/ambiente.
A mudança no padrão dos seres humanos e do ambiente é propagada por ondas, que se movimentam de ondas longas de baixa frequencia para ondas mais curtas de alta frequência.
3º Helicidade: Crescimento e desenvolvimento do ambiente e ser humano.
A helicidade propõe que a mudança da direção que ocorre entre os campos humano e ambiental, sempre visa à diversidade e à complexidade que é vista em ritmos que não se repetem precisamente
...