O DERRAME PLEURAL
Por: Isa Rofino • 25/9/2019 • Resenha • 967 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE- ETTAL[pic 1]
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
UBÁ- MG
MARIA APARECIDA TEIXEIRA
DERRAME PLEURAL
UBÁ-MG
SETEMBRO, 2019
MARIA APARECIDA EIXEIRA
DERRAME PLEURAL
Trabalho apresentado a disciplina de Enfermagem II, apresentado como requisito parcial para aprovação no curso de Pedagogia, sob a supervisão da professor Ednei.
UBÁ-MG
SETEMBRO, 2019
RESUMO: O QUE É DERRAME PLEURA
Derrame pleural, comumente conhecido como água no pulmão é um acumulo de líquidos dentro de uma membrana que protege o pulmão (pleura). No qual, esse liquido exerce uma força no órgão, ou seja ele comprime o mesmo causando dificuldades para respirar e de no peito. Em geral esse tipo de derrame é um sintoma de outras doenças do organismo, ou seja, pode ser associado a um sintoma ou consequência de outras deficiências do organismo.
A pleura é uma membra dubla que reveste todo o pulmão, auxiliando no seu movimento de inspiração e expiração, sendo ela s a pleura visceral, camada interna e a pleura parietal camada externa.
Tal derrame acontece por decorrência de uma superprodução de liquido seroso (liquido composto por um ultrafiltrado plasma, com função de lubrificar a pleural auxiliando-a nos seus movimentos), ou quando o sistema linfático não consegue fazer a reabsorção desse líquidos, acumulando-o na cavidade pleural, consequentemente comprimindo o pulmão, dificultando a respiração.
O derrame pleural pode ser classificado de diversas maneiras, variando de acordo com a composição química presente nos líquidos acumulados. Sendo eles:
- Derrame transudativo: é composto por liquido pobre em proteínas, de cor clara. Sua causa está associada a insuficiência cardíaca, seguida de cirrose, ascite e hipoalbuminemia.
- Derrame exsudativo: O liquido deste tipo é mais viscoso e opaco, rico em proteínas e células inflamatórias, geralmente acompanhadas de sangue e pus. As causas desse tipo de derrame estão associadas a pneumonia, câncer de pulmão, embolia pulmonar, lúpus e artrite reumatoide, infecções virais e tuberculose.
Também existem uma classificação quanto ao caráter desse derrame, ou seja quando sabemos que algum acumulo na cavidade da pleura, como:
- Quilitórax: acumulo de liquido com aparência leitosa, rico em gordura. Ligado a traumas na região toraxica, neoplasias, causas congênitas, infecções e trombose no coração.
- Quiliforme: Liquido semelhante ao quilotórax, porém em colesterol.
- Hemotórax: Fluido com presença de sangue por conta de traumas, resultado de coagulopatia ou rompimento de algum vaso sanguíneo importante, geralmente associado a acidentes.
- Empiena: Presença de pus na cavidade. Associado a complicações de pneumonia, toracotomia, abscessos e infecções.
Quanto a localização desse derrames podemos classifica-los como
- Derrame infra-pulmonar ou subpulmonar: ocorre abaixo da pleura do pulmão.
- Derrame loculado: é o mesmo que derrame pleural.
- Loculação entre as fissuras (tumor fantasma): acumulo de líquidos nas fissuras do pulmão.
- Pulmão preso: fenômeno raro, no qual uma camada fibrosa se forma envolvendo todo o órgão, impedindo o movimento de inspiração. Associada geralmente por uma empiema ou tumor.
Há também alguns fatores de risco que contribuem par o acondicionamento do mesmo como o uso de fumo, bebidas alcoólicas, pressão alta, insuficiência cardíaca, doenças autoimunes, histórico de contato com amianto e sustâncias cancerígenas.
...