O ENSINO CLÍNICO DE ENFERMAGEM INTEGRATIVA
Por: Beatriz Silva • 3/1/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 915 Palavras (4 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE CABO VERDE
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
4ºANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM
2º SEMESTE – ANO LETÍVO 2017/2018
ENSINO CLÍNICO DE ENFERMAGEM INTEGRATIVA
SESSÃO EDUCATIVA:
Desengasgo em nos recém-nascidos
Eliane Cristina Fortes Nobre
Rosa Lucelia Delgado Ramos
Praia, Maio de 2018
[pic 2]
UNIVERSIDADE DE CABO VERDE
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
4ºANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM
2º SEMESTE – ANO LETÍVO 2017/2018
ENSINO CLÍNICO DE ENFERMAGEM INTEGRATIVA
SESSÃO EDUCATIVA:
Desengasgo em nos recém-nascidos
Eliane Cristina Fortes Nobre
Rosa Lucelia Delgado Ramos
Orientadora: Docente Maria Isabel Ramos
Supervisora: Enf. Beatriz Silva
Praia, Junho de 2018
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Ensino Clínico de Enfermagem Integrativa, supervisionado pala Enfermeira Beatriz Silva e a Docente Maria Isabel Ramos, cujo tema é «Desengasgo em recém-nascidos».
A criança está particularmente sujeita a situações de obstrução da via aérea, dado que a mesma é de menor diâmetro e colapsa com facilidade, mas também a língua, de maior dimensão, facilita a obstrução da via aérea.
A falta de informações sobre o engasgamento é preocupante, porque é uma situação que exige que a atitude certa seja tomada em questão de segundos, pois dela depende a vida do bebê. Atualmente os meios de comunicação de massa abordam e tema, principalmente diante de casos relatados de engasgamento, contudo, percebe-se a ineficácia desta fonte de informação, uma vez que os casos continuam a acontecer (Rosa & Santos, 2017).
O nosso objetivo geral é orientar as mães sobre as manobras de desengasgo nos recém-nascidos. E os específicos são:
- Conceituar o engasgo;
- Identificar as causas do engasgo no RN;
- Identificar os tipos de engasgo em RN;
- Perceber as formas de desengasgar o RN.
Para realizar este trabalho foi utilizado o guia de elaboração de trabalho final de curso, norma APA e pesquisas em bases de dados credíveis.
O trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma: introdução, fundamentação teórica, conclusão e as referências bibliográficas.
Fundamentação teórica
O Engasgo é a obstrução das vias aéreas (acima da laringe – garganta e boca) impedindo a circulação do ar. É frequentemente causada por corpos estranhos, que podem ser removidos com alguns procedimentos (Prefeitura Porto Alegre, sd).
Segundo Rosa & Santos (2017) são várias as causas que podem levar o bebé ao engasgamento com o leite, sendo de causa fisiológica ou advindo de uma má posição para amamentação, pega ineficaz, ambiente/mãe agitado, etc. E também, segundo o Círculo Saúde (2013) o engasgo na mamada ocorre pela falta de coordenação entre sucção, deglutição e respiração do bebé.
Os sinais do engasgamento evidentes no RN, que precisa de atenção imediatamente são: incapacidade chorar audivelmente; tosse ineficaz; sons agudos ou ausência de sons durante a inspiração; aumento do trabalho respiratório, fácies de sofrimento; presença de cianose (escurecimento). Estes sinais são facilmente observados e precisam ser explicados á puérperas, para que estas possam prestar o atendimento rapidamente. (Rosa & Santos, 2017)
Segundo Bonerli & Goés (2017) há dois tipos de engasgo:
Parcial – Quando o bebé está ofegante, respirando rápido, agitado, tossindo e chorando.
Total – O bebé sem ar pode ficar “molinho”, não consegui tossir ou chorar, e cianose.
Manobras de desengasgo no RN
Obstrução grave da via aérea por corpo estranho é uma emergência médica e exige tratamento imediato com palmadas interescapulares, e, se estas manobras se mostrarem ineficazes, com compressões abdominais. Se a vítima deixar de responder, devem ser iniciadas de imediato manobras de SBV enquanto é feito o pedido de ajuda (Guidelines ERC, 2015).
...