TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado da Saúde

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

O MERCADO DA SAÚDE

O setor da saúde é um mercado peculiar, no sentido de que os produtos e serviços prestados e consumidos são comprados por consumidores relativamente ignorantes. A informação usada por quem faz as escolhas geralmente é desatualizada, tendenciosa ou incompleta. Em geral, o pagamento está relacionado ao empregador do consumidor em questão. Além disso, muitas pessoas não dispõem de plano de saúde, a não ser se pagarem com seus próprios recursos ou poupança.

Geralmente, pode-se pensar no Mercado de saúde como uma série de vias integradas, o caminho começa com uma pessoa predisposta a acidentes, doenças, à doenças por razões genéticas ou por exposição a fontes de infecção. Existem duas formas principais de organização que oferecem diagnóstico: os médicos, em seus consultórios individuais, ou pequenos grupos de médicos, ou ainda os médicos que fazem parte de uma empresa de prestação de serviços médicos, como um hospital.

A indústria está organizada em um grupo de prestadores que oferecem serviços preventivos como vacinação e check-ups; um grupo que oferece diagnóstico de problemas simples e encaminhamento no caso de doenças mais complexas ou sérias para especialistas especializados em cada área da saúde.

Médicos e enfermeiros. A formação de um Clínico Geral inclui a faculdade de medicina e a residência. Os enfermeiros também frequentam a faculdade e passam por exames. Esses prestadores são importantes para pessoas que não têm um Clínico Geral, neste caso também o pronto-socorro do hospital público pode oferecer diagnóstico e tratamento preliminar.

Hospitais. Os hospitais estão organizados em departamentos focados em grupos de doenças. Com o tempo, os hospitais passaram a congregar consultórios individuais e de grupos de médicos que prestam serviços ao hospital.

Programas de governo. Antigamente os pacientes pagavam seus tratamentos ou dependiam da caridade dos outros, até que os governos federal e estadual começaram a pagar ou prestar os serviços de saúde.

Embora o seu objetivo tenha sido a prestação de serviços médicos para todos, Cohen-Lazarus que trabalhou em várias áreas do governo iniciou o processo de melhorar os serviços de saúde nos EUA por meio do apoio à pesquisa. Os esforços começaram em 1965 quando Lyndon Johnson assinou a lei que criou o Medicare e o Medicaid. Porém com o passar do tempo o custo desses programas aumentou por causa da inflação, do aumento da idade da população e o avanço da tecnologia, houve tentativas de mudar esse situação, mas não teve solução e o financiamento federal da saúde entrou em crise.

Seguros privados. Nos anos 30, um grupo de professores em Dallas, no Texas, contratou o centro médico da Universidade de Baylor, para oferecer um nível mínimo de cobertura médica por um preço a ser pago anualmente. Assim, começaram os planos Blue Cross e Blue Shield, que se desenvolveram separadamente. Os planos Blue Cross incluíam visitas hospitalares e os planos Blue Shield as consultas médicas

Produtos farmacêuticos As empresas comercializavam seus medicamentos por meio de forças de venda exclusivas que visitavam os médicos, explicavam os benefícios do novo medicamento e ofereciam amostras grátis. A indústria produziu duas classes de medicamentos, aqueles que eram vendidos sem receita, nas farmácias ou supermercados e aqueles que exigiam receita médica, incluía os medicamentos patenteados e os genéricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com