O RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
Por: Patricia1309 • 5/3/2022 • Trabalho acadêmico • 3.147 Palavras (13 Páginas) • 4.532 Visualizações
[pic 1] | RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EAD | AULA 01 |
DATA: 03-02-2022 |
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BIOQUIMICA HUMANA – Aula 1
DADOS DO (A) ALUNO(A):
NOME: PATRICIA FERREIRA GUILHERME | MATRÍCULA: 01498661 |
CURSO: ENFERMAGEM | POLO: UNIVERITAS ( UNINASSAU) |
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): MARIA DAS GRAÇAS FREITAS BEZERRA |
TEMA DE AULA: ATIVIDADE CATALÍTICA DA AMILASE SALIVAR |
RELATÓRIO:
- Resumo sobre o tema abordado em aula.
A amilase salivar é uma enzima que ligada ao cálcio começa a digestão do amido na boca, e o modifica em maltose e em outros polímeros de glicose. É produzida através da saliva que é rica em glicoproteínas. O amido é um polissacarídeo é popularmente conhecido como reserva das plantas. A ptialina como é conhecida tecnicamente (amilase salivar) é realizada nas glândulas salivares e inicia o processo de degradação dos carboidratos.
- Materiais utilizados.
Vidrarias: Pipeta de vidro, Tubo de ensaio. Reagente: Solução de lugol, Solução de amido 1%, Solução HCL 1:2, Solução salina. Equipamentos: Estante para tubo de ensaio, Pêra de borracha, Papel toalha, Descarte de pepitas, Água destilada, Banho Maria, Termômetro, Cronometro e Pinça.
3. Responda as Perguntas:
A) Qual a composição do amido?
O amido é um carboidrato (hidrato de carbono), que, por sua vez, são compostos que contém a função mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona.
B) Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise química do amido.
O resultado da amostra a mistura AA1 de água destilada com lugol ficou verde amarelado
A mistura AA2 ficou Roxa.
A mistura AA3 ficou marrom
C) Qual o objetivo do uso de HCl, aquecimento e resfriamento no procedimento da hidrólise química do amido?
A reação com aplicação de ácido clorídrico favorece a hidrólise do amido. Dessa forma ao se misturar este composto numa reação, produz-se glicose como produto final.
D) Descreva a sequência de transformações operadas pela amilase na molécula da amilase.
Com a mastigação há liberação da enzima α-amilase, presente na saliva. Ela catalisará a hidrólise nas ligações glicosídicas (α1 → 4) da amilose, resultando em maltose, glicose e amilopectina; e das ligações (α1 → 4) da amilopectina, consequentemente resultando em dextrina, mistura de polissacarídeos.
E) Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise enzimática do amido.
No tubo 1, ao ser acrescentado o Lugol, não houve hidrolise, pois ainda se verifica a presença do amido (a solução ficou verde).
Foi clareando com o tempo, indicando que o amido começou a se degradar. No tubo 2, após se inserir as 5 gotas do Lugol, a solução ficou bem escura, ou seja,também não houve hidrolise. Indicando que esquentar os tubos de modo prévio provoca uma alteração no resultado, já que nesta situação a solução ficou mais escura que a primeira. No tubo 3, a solução ficou ainda mais escura, designando a presença do amido. aprotando mais ainda que quanto mais tempo se deixar esquentar a solução, mais difícil será de acontecer a hidrolise.
F) Explique a relação entre a atividade da amilase salivar, o tempo de incubação da enzima com o amido e a variedade de cores observada no procedimento da hidrólise enzimática do amido.
O tempo de incubação da enzima com o amido e a variedade de cores notada no procedimento da hidrólise enzimática do amido.
Somente no banho de gelo pode ser observada a reação de hidrolise ao adicionar o lugol 2% quando tem uma concentração de iodo que reage com amido formando uma cor esverdeada, azulada mostrando que o amido está presente.
4. Conclusão sobre a atividade catalítica da amilase salivar.
O tubo 1 foi aplicado apenas ao banho de gelo a cor está clareando, está ocorrendo a degradação do amido. Os tubos 2 e 3 que foram colocados a temperatura por 10 min. e 20 min. respectivamente não houve mudança. Indica que a temperatura influencia na atividade enzimática e química.
|
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
O teste de Seliwanoff é um teste químico que diferencia aldoses de cetoses.
2. Materiais utilizados.
Vidrarias: Pipeta de vidro, Tubo de ensaio. Reagente: Reagente de Seliwanoff, Ácido clorídrico concentrado, Solução de glicose 1% e Solução de frutose 1%. Equipamentos: Estante para tubo de ensaio, Pêra de borracha, Papel toalha, Descarte de pepitas, Água destilada, Banho Maria.
...