OS ARBOVIROSES EMERGENTES: OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA
Por: Joao Arão • 22/6/2020 • Artigo • 4.753 Palavras (20 Páginas) • 309 Visualizações
BACHAREAL EM ENFERMAGEM [pic 1]
ANDERSON AUGUSTO FERNANDES BARROZO FILHO
ARBOVIROSES EMERGENTES: OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA
COLINAS DO TOCANTINS/TO
NOVEMBRO 2018
ANDERSON AUGUSTO FERNANDES BARROZO FILHO
ARBOVIROSES EMERGENTES: OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA
Artigo científico presentado ao Curso de Enfermagem, da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do Tocantins-UNIESP como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel de Enfermagem. Prof. Orientador Welmer Danilo Rodrigues Rocha. Coorientadora Prof.ª.: Mestranda Ana Leide Rodrigues de Senna Goiás
COLINAS DO TOCANTINS/TO
NOVEMBRO 2018
ARBOVIROSES EMERGENTES: OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA
Artigo apresentado ao curso de Enfermagem, da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do Tocantins, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Enfermagem.
Aprovado em ___ de novembro de 2018.
Nota:_________
____________________________________________
Professora Esp. Welmer Danilo Rodrigues Rocha
Orientador
____________________________________________________
Professora Mestranda Ana Leide Rodrigues de Sena Góis
Coorientadora
___________________________________________________
Banca Avaliadora
_________________________________________________
Professora Marilene
Coordenadora do Curso de Enfermagem
FIESC/UNIESP
COLINAS DO TOCANTINS/TO
NOVEMBRO, 2018.
ARBOVIROSES EMERGENTES: OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA
Anderson Augusto Fernandes Barrozo Filho¹
Welmer Danilo Rodrigues Rocha²
RESUMO
Esse artigo discorre sobre a importância da saúde pública no Brasil, tendo como a importância maior, mostrar a funcionalidade da Vigilância em Saúde frente algumas arboviroses, (Dengue, Zica, Chikungunya, Febre Amarela). E também mostrar uma nova arbovirose, Febre do Oeste do Nilo, que ainda estar sendo estudada pelo Vigilância em Saúde. As principais características da vigilância em saúde e adotar estratégia e procurar respostas sobre cada uma delas, tendo um ótimo desempenho no real senário hoje.
Palavras chave: Arboviroses, Vigilância em Saúde, Febre do Oeste do Nilo;
SUMMARY
This article discusses the importance of public health in Brazil, with the importance of showing the functionality of Health Surveillance against some arboviruses (Dengue, Zica, Chikungunya, Yellow Fever). And also show a new arbovirose, West Nile Fever, which is still being studied by Health Surveillance. The main characteristics of health surveillance and adopt strategy and seek answers on each one of them, performing well in the real world today.
key words: Arbovirosis, Health Surveillance, West Nile Fever;
______________________________
Acadêmica do 10º período do Curso de Enfermagem, pela Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do Tocantins-FIESC/UNIESP, e-mail:
² Graduado em Enfermagem pela Faculdade Guaraí - FAG (2011), especialista em Urgência e Emergência (2016) pela Universidade Cândido Mendes e especialista em Nefrologia Multidisciplinar (2016) pela Universidade Federal do Maranhão/UNASUS. Atualmente é enfermeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins campus Colinas do Tocantins e docente na Universidade Brasil. e-mail: welmerrocha@hotmail.com
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO__________________________________________________06
- METODOLOGIA_________________________________________________07
- ESTUDOS E METODO____________________________________________08
- SAÚDE PUBLICA___________________________________________08
- VIGILANCIA EM SAUDE _____________________________________09
- ARBOVIROSES EMERGENTES_______________________________10
- DENGUE___________________________________________11
- ZIKA ______________________________________________11
- CHIKUNGUNYA _____________________________________12
- FEBRE AMARELA __________________________________13
- FEBRE DO OESTE DO NILO___________________________14
- DESAFIOS PARA SAUDE PUBLICA ___________________________ 15
- CONSIDERAÇÔES FINAIS ________________________________________17
- INTRODUÇÃO
O Sistema de Saúde Pública tem suas bases alicerçadas no que determina a Constituição Federal “saúde é direito de todos e dever do estado” (art. 196), e diante desse contexto sua importância é legitimada através de importantes resultados alcançados na promoção de saúde para população.
Promover saúde pública no Brasil um país com extensão territorial continental não é uma tarefa fácil, pois agrega uma enorme complexidade nas diferentes áreas de conhecimento e de atuação, sendo preciso enfrentar inúmeros desafios e transpor vários obstáculos para conseguir garantir ao indivíduo o que lhe é de direito, ou seja, o direito de ter uma vida com saúde.
Mas, para o sistema de saúde pública ter sua funcionalidade de forma integral e gratuita, foi necessário haver uma estruturação de forma organizada e sistemática, e essa construção aconteceu a partir de diferentes setores, com diferentes funções e diferentes saberes, que se integraram para fortalecer e promover uma saúde pública “de forma universal, integral, equânime, gratuito, multiprofissional, intersetorial, municipalizado/regionalizado com participação da comunidade e controle social” (CESAR, 2015).
...