PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SUS E AVANÇOS CONQUISTADOS EM RELAÇÃO AOS ANTIGOS MODELOS DE SAÚDE PÚBLICA
Por: ASM27 • 28/6/2017 • Resenha • 386 Palavras (2 Páginas) • 395 Visualizações
PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SUS E AVANÇOS CONQUISTADOS EM RELAÇÃO AOS ANTIGOS MODELOS DE SAÚDE PÚBLICA
O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto por três princípios básicos, a universalidade, a equidade e a integralidade.
A universalidade nada mais é do que a garantia de atenção à saúde a todo e qualquer cidadão brasileiro, sem distinção de raça, religião ou classe social. Esse princípio tem como objetivo a garantir que todos receberão atendimento em saúde no geral, pois antes desse contexto, somente o individuo com carteira registrada tinha acesso aos serviços de saúde.
A equidade visa que cada indivíduo tem as suas diferenças e deve ser tratado de acordo com a suas necessidades, diminuindo assim as diferenças e buscando a igualdade no atendimento.
A integralidade é a consideração do individuo como um todo, garantindo o atendimento a todas as suas necessidades. Esse princípio comporta a integração das ações de saúde, tais como a promoção da saúde, a prevenção de patologias, o tratamento e reabilitação do individuo, integrando-o novamente ao curso normal da vida.
Em relação aos antigos modelos de política de saúde pública, que tinham uma visão curativista, podemos citar como alguns exemplos de avanços, a descentralização da gestão; a erradicação de muitas doenças através da ampliação das campanhas de vacinação; a criação de programas como o programa saúde da família, aumentando assim o campo de atuação de promoção a saúde, levando atendimento médico e odontológico a comunidades rurais e ribeirinhas. Outro ponto importante é o atendimento a gestante, com a realização do pré-natal, diminuindo assim o índice de mortalidade de gestantes e recém nascidos.
A informatização do SUS também foi de extrema importância, pois assim tornou-se possível a criação de um banco de dados a nível nacional, facilitando por exemplo o processo de doação e transplante de órgãos, transplante de medula óssea, entre outros.
Por fim podemos concluir que os antigos modelos de saúde “pública” tinham uma visão hospitalocêntrica e curativista e os modelos de saúde pública atuais, incluindo o SUS, busca a promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Tendo o indivíduo como um todo.
...