PROJETO DE PESQUISA
Por: sabrinalisboa • 12/6/2015 • Projeto de pesquisa • 2.486 Palavras (10 Páginas) • 1.970 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – CAMPUS DE VACARIA
ANA CAROLINE PAIM DA SILVA
SABRINA LISBOA GRAZZIOTIN
PROJETO DE PESQUISA:
A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NOS CUIDADOS PALIATIVOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER
VACARIA
2014
ANA CAROLINE PAIM DA SILVA
SABRINA LISBOA GRAZZIOTIN
PROJETO DE PESQUISA
A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NOS CUIDADOS PALIATIVOS NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para conclusão do Curso de Enfermagem na Universidade de Caxias do Sul, Campus Universitário de Vacaria.
Profª. Orientadora Ms. Dra. Regina Medeiros
VACARIA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3 METODOLOGIA
3.1 DELINEAMENTO
3.2 LOCAL
3.2.1 Método
4 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 DEFINIÇÕES SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
4.2 PRINCÍPIOS DOS CUIDADOS PALIATIVOS
4.3 A ENFERMAGEM FRENTE AOS CUIDADOS PALIATIVOS
5 CRONOGRAMA
6 ORÇAMENTO
7 REFERÊNCIA
1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais é possível observar que a discussões e trocas de conhecimentos estão ficando, mais frequentes quando o assunto é câncer, em especial porque muitos tratamentos, técnicas e inovações estão surgindo, e passam a ocupar um lugar de destaque nas rodas de profissionais da área, estudiosos da área e entre os acadêmicos. Mesmo com todas as novas técnicas e aparatos que os hospitais fazem uso, a doença ainda esta vitimando muitos clientes por ela acometidos.
Câncer é um crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos. Estas células dividem-se rapidamente e tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas.
Pensando nisso, o foco principal do projeto de pesquisa proposto visa verificar os cuidados paliativos que podem ser oferecidos ao paciente e sua família, dada sua internação em um ambiente de saúde para tratar de câncer. A equipe de enfermagem é um dos aparatos mais importantes para o tratamento e bem estar dos internos e suas famílias, sendo ele a criar laços e desenvolver a confiança do paciente.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
- Reconhecer a importância da enfermagem diante dos cuidados paliativos em prol dos pacientes com câncer.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Caracterizar os cuidados paliativos;
- Identificar a importância de cuidados paliativos para cura e tratamentos as quais são acometidas os indivíduos;
- Evidenciar a importância da enfermagem e de suas técnicas com base nos cuidados paliativos para o tratamento de pacientes com câncer.
3 METODOLOGIA
3.1 DELINEAMENTO
A revisão de literatura é uma das etapas fundamentais para o estudo, pois fornece a fundamentação teórica sobre o tema e a construção do conceito que dará suporte ao desenvolvimento da pesquisa (MORESI, 2003).
Para Echer (2001) a revisão de literatura é imprescindível para a elaboração de um trabalho científico, sendo importante devido a sua influência direta na qualidade do trabalho.
3.2 LOCAL
Para realização do projeto de estudo se fará uso de alguns sites idôneos de pesquisa, com a finalidade, de utilizar informações atuais e que possuam confiabilidade. Para tal, indicam-se como principais sites de artigo científicos a serem utilizados: Bireme (www.bireme.br) e Scielo (www.scielo.org).
3.2.1 Método
Como método a ser utilizado, primeira será elaborado o projeto de pesquisa que dará suporte para desenvolvimento do trabalho descritivo a se realizar no período que irá de agosto a outubro de 2014.
Estado a base do trabalho final elaborada, ou seja, o projeto de pesquisa, serão juntados documentos e livros que tratem do assunto: Cuidados Paliativos no Tratamento de Pacientes com Câncer; realizada uma leitura crítica a fim de classificar os dados e os que melhor expressam dados, levando em consideração a idoneidade e a confiabilidade da fonte de pesquisa.
Após triagem do conteúdo serão elaborados textos concisos e objetivos sobre câncer, cuidados paliativos e a importância da enfermagem neste contexto, evidenciando o papel do enfermeiro no processo de cura e tratamento dos pacientes que sofrem de câncer.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
Para início do trabalho faz-se imprescindível colocar as principais características da doença foco do projeto de pesquisa, o câncer. O conhecimento sobre a doença que acomete os pacientes é um conhecimento imprescindível para que o profissional de enfermagem exerça suas atribuições de forma efetiva e eficiente.
Apesar dos diversos tipos de câncer existentes são algumas situações que podem ocasionar o mesmo:
- Fator viral;
- Células expostas;
- Meio ambiente;
- Fator imunológico;
- Alimentação;
- Genética. (MACHADO et al., 2010)
O câncer, na maioria dos casos, apresenta características dos tecidos epiteliais, sendo chamado de carcinoma. Os demais são chamados de:
- Adenocarcinoma – apresenta características das células glandulares;
- Sarcoma – apresenta características dos tecidos conjuntivo, muscular e ósseo;
- Gliomas – apresenta características do tecido cerebral e da medula espinhal;
- Melanomas – apresenta características das células pigmentadas;
- Linfomas – apresenta características do tecido linfático;
- Leucemia – apresenta características dos leucócitos;
- Eritroleucemia – apresenta características dos eritrócitos. (MACHADO et al., 2010)
4.1 DEFINIÇÕES SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
Segundo a Organização Mundial de Saúde – a OMS - em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002,
Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. (BRASIL, 2001)
...