Projero assistência de enfermagem na prevenção do cancer do colo do utero
Por: analevingne • 1/11/2019 • Seminário • 629 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS E EMPREENDEDORISMO
ANA CRISTINA DA SILVA SANTOS
TATIANE FIGUEREDO DE JESUS
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
Santo Antônio de Jesus
2019
ANA CRISTINA DA SILVA SANTOS
TATIANE FIGUEREDO DE JESUS
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVEMNÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
Projeto apresentado na Disciplina de Genética como requisito básico para a avaliação da primeira unidade.
Profª João Andrade.
Santo Antônio de Jesus
2019
- TEMA
Assistência de enfermagem na prevenção do câncer de colo do útero
- PROBLEMA
Quais estratégias o enfermeiro deve adotar para facilitar o acesso a exames de prevenção do câncer de colo do útero?
- OBJETIVO GERAL:
Analisar o papel do enfermeiro no estabelecimento de ações para o crescimento da adesão de exames afim de identificar a existência do HPV (Vírus do papiloma humano) e da realização do Papanicolau de rotina na população feminina.
- OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Verificar a efetividade das ações desenvolvidas pelo enfermeiro para reduzir as altas taxas de ausências do público feminino.
Identificar as principais causas que fazem com que as mulheres atrasem a realização do Papanicolau.
Identificar quais são os principais meios de prevenção do câncer do colo do útero executados e orientados pelo enfermeiro.
5. JUSTIFICATIVA
O Câncer de Colo do Útero quando presente no corpo da mulher, precisa de um diagnóstico rápido e preciso para que o tratamento possua alta taxa de cura. Um dos exames mais acessíveis e eficazes para o diagnóstico precoce é o Papanicolau (preventivo). Porém, existem problemáticas que impedem o acesso de grande parcela da população feminina a este exame, tais como: Filas enormes, péssimo atendimento nas unidades básicas, falta de incentivo e condições econômicas dificultam o acesso de muitas mulheres a esses exames de rotina que são essenciais para a saúde feminina.
Também, nota-se dificuldades para que o enfermeiro consiga captar este público, sendo preciso adotar estratégias a fim de atrair mulheres com o objetivo de realizar exames de prevenção e manter um diálogo de orientação, para o uso de preservativos e da precaução através da vacinação contra o HPV (uma das principais causas do desenvolvimento do câncer do colo do útero) .
Já presente no corpo feminino esse câncer pode atingir fases mais avançadas à medida que o tempo passa, só aí os sintomas mais agressivos podem aparecer. E é apenas neste estágio que muitas mulheres procuram atendimento tardio, quando a patologia possui um tratamento muito mais agressivo e pouco eficaz.
...