RESENHA ANALITICA
Por: patriciafonseca • 11/5/2015 • Resenha • 898 Palavras (4 Páginas) • 1.600 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
TABOÃO DA SERRA
ANÁLISE CRÍTICA
“Cuidados de enfermagem frente às complicações do cateter central de inserção periférica em neonatos”
TABOÃO DA SERRA
2014
FACULDADE ANHANGUERA
TABOÃO DA SERRA
REGINA CARVALHO DE OLIVEIRA
[pic 1]
TABOÃO DA SERRA
2014
- INTRODUÇÃO
O estudo teve por objetivo a avaliação dos cuidados de enfermagem diante das complicações relacionadas ao cateter central de inserção periférica (CCIP) em neonatos. O texto analisado é uma pesquisa descritiva, que observou com três enfermeiras e vinte técnicas de enfermagem, utilizou-se um instrumento estruturado para registro das observações e complicações do CCIP. As enfermeiras segundo estudo eram capacitadas tecnicamente para o uso do CCIP e uma parte das técnicas de enfermagem que participaram, fizeram educação continuada. Este trabalho tem por finalidade a leitura e análise de forma crítica do artigo científico.
A análise deve ser elaborada dentro das normas da ABNT, focando no tema do artigo sugerido, que são os devidos cuidados de enfermagem frente a inserção de cateter periférico central em neonatos.
No decorrer da leitura é possível entender sobre a importância da educação continuada no processo, as vias de acesso e suas escolhas, bem como o entendimento sobre o procedimento em si.
1.1Objetivo Geral :
Realizar a leitura do artigo científico e desenvolver uma análise crítica.
DESENVOLVIMENTO
A UTI caracteriza-se por ser altamente especializada; restrita, tanto do ponto de vista de acesso de pessoas quanto de número de leitos; admite pacientes doentes; e, ainda, conta com recursos materiais e pessoais. Isso significa que trabalha com equipamentos e profissionais qualificados para tal prática, visando à restauração da saúde a partir da interação da medicina intensivista,cuidados intensivos de enfermagem e tecnologia de ponta. (RIBEIRO, 2004; FIGUEIREDO; VIANA, 2006).
Os objetivos das UTIN são: antecipar, prevenir e detectar problemas perinatais potenciais ou reais; intervir precocemente em problemas identificados; executar os procedimentos necessários de modo a minimizar os distúrbios ao neonato; utilizar uma abordagem familiar; e planejar e coordenar cuidados de acompanhamento domiciliar (KENNER, 2001).
De acordo com o artigo os acessos venosos centrais estão sendo mais indicados nas Unidades de Terapias Intensivas com o intuito de salvar a vida dos clientes que necessitam de acesso venoso com longa duração; a tecnologia tem aumento de sobrevida dos neonatos; um acesso vascular com maior tempo de durabilidade é essencial para a sobrevida desse cliente.
O Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP) é um dispositivo que deve ser inserido em uma veia superficial da extremidade do corpo e progride, por meio de uma agulha introdutora, até o terço médio da veia cava superior ou veia cava inferior.
A escolha da veia cefálica foi feita pelas enfermeiras como primeira escolha do CCIP, seguida da veia basílica. Diante da obstrução do cateter é utilizada a técnica das duas seringas conectadas na torneira de três vias. Os resultados deste estudo oferecem subsídios para que profissionais de enfermagem fiquem atentos para intervenções necessárias frente às complicações do uso do CCIP, bem como chamam a atenção para a importância de prover cursos de qualificação que fundamentem boas práticas dos cuidados de enfermagem.
A avaliação dos cuidados frente às complicações do CCIP proporcionou o conhecimento sobre a realidade do uso desse dispositivo em uma Unidade de Terapia Neonatal, principalmente por se constatar que a organização do registro de enfermagem apresentou-se insuficiente pelos dados colhidos, apesar da equipe reconhecer a importância do registro de enfermagem acerca do cateter.
Por observação, a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal atua sem padronização das técnicas de manipulação do cateter não priorizando as bases científicas e anatômicas.
...