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A RESENHA ANALITICA

Por:   •  11/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ[pic 1]

INSITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

FACULDADE DE PSICOLOGIA

Resenha Analítica do jogo Call of Duty: Warzone para a disciplina de História da Psicologia

Lorena Rodrigues Soares

Thayanny L. Kizan da S. Miranda

Vinicius Costa Leitão

Belém-PA

2022

Em fins do século passado a ciência de modo geral começou a atribuir uma forte ênfase na obtenção de dados ditos objetivos, em definições claras, em demonstração e experimentação. Influenciando na Psicologia da época, no começo do século por volta do ano de 1913, a ascensão do Behaviorismo, também chamado de Psicologia Comportamental, que se originou do termo em inglês “Behavior”, que significa “comportamento”, sendo a teoria que estuda a psicologia através da observação do comportamento humano. Surgiu em oposição ao mentalismo (eventos que não são de natureza física, e sim de natureza mental ou psíquica) e ao introspeccionismo (método utilizado por Wilhelm Maximilian Wundt com o objetivo de fazer uma autoanálise da mente para inspecionar e relatar pensamentos e sentimentos pessoais), a partir do manisfesto A Psicologia Tal Como a Vê um Behaviorista de John B. Watson, que não propunha uma nova ciência mas que visava redefinir a forma de produção de Psicologia, ou seja, pautada na análise do comportamento do indivíduo. Por volta dos anos 50, B. F. Skinner foi considerado um dos mais relevantes nomes, o mais influente individuo no campo da psicologia. São muito amplas suas áreas de interesse em sua longa carreira, bem como suas implicações para a sociedade moderna pois ampliou a teoria do behaviorismo de Watson, adicionando elementos filosóficos. Se consagrou no mundo da psicologia a partir da elaboração do experimento da caixa de ratos associando-o a vida humana, ou seja, o entendimento de que todo comportamento é fruto de uma resposta a partir das recompensas que recebe do meio externo, sendo o ser humano moldado pelo ambiente a sua volta vivendo de acordo com estruturas presentes no mundo, desde o seu nascimento. Tendo como base sua criação teórica partindo das reflexões acima mencionadas, o que ficou conhecido como Behaviorismo Radical, em que skinner acrescentou a teoria clássica aspectos de filosofia e não negou a existências de processos mentais invisíveis.

CONCEITOS CENTRAIS

Condicionamento Operante: Aprendizagem devido as consequências de um comportamento randomizado, logo, o processo de condicionamento ocorre em função das consequências posteriores ao comportamento

Contingências de reforçamento: Consequências que a ação de um indivíduo gera no mundo e como isso reflete de volta no individuo

  • Tipos:
  • Reforço é uma consequência última, que gera o aumento da frequência da resposta que a origina
  • Punição é uma consequência última, que gera a diminuição da frequência da resposta que a origina
  • Tipo de consequências:
  • Positiva é quando um estímulo é adicionado ao ambiente
  • Negativa é quando um estímulo é retirado do ambiente

APRESENTAÇÃO DO JOGO

O jogo a ser tratado é o Call of Duty: Warzone, lançado free-to-play (gratuito para jogar) em 10 de março de 2020; do gênero Battle Royale e a princípio integrado ao Call of Duty Modern Warfare (2019). Ambos os títulos publicados pela Empresa de jogos Activision. Sendo, desde 2020 até o atual momento o jogo de tiro com mais jogadores ativos. Esta incrível recepção pela comunidade pode ser explicada por ele: ter sido lançado no durante o início da pandemia; ser gratuito, explorar narrativas mais realistas; ser multijogador; e claro ser parte de uma franquia já consagrada-Call of Duty-. É um jogo que ocupa os gêneros FPS e Battle Royale, sendo o primeiro, o ramo de jogos em primeira pessoa, no qual em sua maioria tem interações e estruturas para uma maior imersão. E Battle Royale o gênero de jogos no qual vários grupos (podendo ser de um único jogador) se enfrentam por um único objetivo neste caso é ficar vivo enquanto a zona de segurança do mapa diminui.

Sendo isso explorado no Warzone numa perspectiva de guerra moderna, no qual os grupos começam o jogo em um veículo aéreo e escolhem onde desejam cair de paraquedas, logo em seguida apertam o comando pra pular e controlam manualmente o personagem até o ponto desejado, após isso, é o momento de recolher recursos (armas, placas de blindagem, munição, dinheiro e etc.) que podem ser encontrados no chão ou em caixas. Nesse momento, o jogador decide dentre sua grande gama de possibilidades, se vai querer entrar em confronto com outros grupos com o que achou no chão, se vai juntar seu dinheiro para comprar o “Loadout”, isto é um drop-caixa no qual ele pode escolher seus próprios armamentos montados antes do início da partida, se vai se esconder e esperar a movimentação da zona segura, entre outras várias

DISCUSSÃO DO CASO

        O objetivo aqui é trazer explicações e análises de diversas ocasiões de jogo sobre a óptica do behaviorismo usando como base os conceitos centrais apresentados anteriormente. Dessa forma, a primeira situação de jogo a ser discutida será o ato de subir as escadas, de modo que, um jogador iniciante costuma andar olhando a média altura, pelo fato disso ajudar em sua mobilidade, fazendo assim com que ele continue agindo dessa maneira ao subir, porém com uma alta frequência haverá um inimigo no alto das escadas e o jogador que está subindo com a visão mediana tem uma probabilidade maior de perder a troca de tiros. Após uma quantidade significativa desses eventos ocasionando a morte do personagem, ele tende a alterar a postura de visão medial, garantindo uma situação mais favorável. Assim, o comportamento exposto caracteriza claramente um exemplo de condicionamento operante, que teve como contingência de reforçamento uma punição positiva, visto que a resposta andar de cabeça baixa teve sua frequência reduzida, uma vez que ao tomar a atitude em questão ele era um alvo mais fácil e assim perdia para seus inimigos, isto é, um estímulo aversivo adicionado ao ambiente.

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