Resenha Crítica sobre A História da Enfermagem
Por: meel1010 • 21/12/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.071 Palavras (5 Páginas) • 1.207 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS
TÉCNICO EM ENFERMAGEM - CAMPUS JANUÁRIA
MELISSA PEREIRA SARAIVA
RESENHA CRÍTICA
A importância de Florence Nightingale e Ana Nery para a enfermagem
JANUÁRIA/MG
OUTUBRO/2021
RESENHA CRÍTICA
A importância de Florence Nightingale e Ana Nery para a enfermagem
Resenha Crítica sobre: HERÓIS da Humanidade - Florence Nightingale. Despertar. YouTube, 31 de ago. de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=19eHk9jlCSc>. Acesso em: 02 de out. de 2021.;
DIA Internacional dos Enfermeiros: A história de Florence Nightingale. The History Channel Brasil. YouTube, 12 de maio de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=L0m94DdJvwM>. Acesso em: 02 de out. de 2021.;
ANA Neri - A Primeira Enfermeira do Brasil. JBO Ciência. YouTube, 04 de maio de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HmsOkJ21T-8>. Acesso em: 02 de out. de 2021.;
A história da Enfermagem no Brasil - Interdisciplinar Fametro. Rodrigo Lima. YouTube, 12 de abr. de 2017. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=sILQqok_UUQ>. Acesso em: 02 de out. de 2021.
por: Melissa Pereira Saraiva.
Em todo o percurso exposto nas obras “Heróis da Humanidade - Florence Nightingale” e “Dia Internacional dos Enfermeiros: A história de Florence Nightingale”. Mostra que desde sua infância Nightingale tinha um olhar com mais sensibilidade a quem necessitava de humanização em prol do cuidado. Retrata que mesmo sendo de uma família nobre, e tendo seu futuro sendo planejado pelos pais, voltado em apenas se casar e tornar-se dona de casa, ela não aceitou esse destino.
Em meados de 1850 ela nega o pedido de casamento do seu até então amor, para se tornar chefe de um hospital em Londres, seguindo seu próprio destino e contrariando os pais, planificando seu desejo individual. Este pensamento a levou até a guerra da Criméia, o que enriqueceu o seu propósito de sucesso ao brilhantismo. A sua chegada no centro militar lhe causou espanto, ao se deparar com a situação precária em que os enfermos se encontravam e que não tinham nenhum leito de descanso, mesmo para aqueles que só esperavam a morte.
Desse modo, com o passar dos dias ele se reconduzia com mais vontade de mudar a qualidade do atendimento aos militares. Já com a ajuda financeira do seu pai, Florence conseguiu comprar mantimentos melhores e produtos higiênicos. Em seu esforço redobrado, dando o seu máximo, trabalhando 24 horas por dia com a sua lamparina. As curta-metragens retratam a devoção e gratidão dos soldados por ela, o seu objetivo foi alcançado e repassado pelo mundo todo, até o seu último dia de vida ela se dedicou e estava disposta a ajudar o seu verdadeiro amor, a enfermagem, a arte do cuidar.
Ao sondar os vídeos da respectiva plataforma. Em “Ana Neri - A Primeira Enfermeira do Brasil”, a vida profissional de Ana Néri é semelhante à de Florecen. Interligadas pela guerra e a compaixão em busca de zelar e cuidar dos militares. Porém, Ana carregava consigo uma responsabilidade maior, pois entre os soldados, estavam os seus três filhos. Após a morte do seu marido, o Capitão-de-Fragata Isidoro Antônio Néri, e os seus filhos serem convocados para o campo de batalha na guerra do Paraguai. Ana se encontrava em estado de dor devido a partida de seus filhos. Com o desejo de ficar mais próxima deles, Ana se voluntariou e consequentemente foi aceita, se tornando membro da equipe de enfermagem, incorporada ao Décimo Batalhão de Voluntários.
Ana Néri presenciou o caos, diversas doenças, os desastres da guerra e a precariedade do ambiente hospitalar, em seu desejo de cuidar do próximo, a curta-metragem mostra outra semelhança com o caos vivido por Florence. As duas buscavam um bom êxito para mais leitos e uma higiene mais adequada para os soldados. Em outro triste episódio da sua vida, Ana perde o seu filho e o seu sobrinho na guerra do Paraguai. Mesmo em luto durante a guerra, ela continuou salvando vidas, o que a levou à glória com seus próprios recursos. Foi reconhecida e merecida toda honra dada a ela, diante do esforço e fiel serviço a sua pátria e família com tanta paixão, o que a levou a ser a primeira enfermeira do Brasil e a primeira escola oficial de enfermagem no Brasil ser nomeado Ana Néri em sua homenagem, fundada por Carlos Chagas.
...