Tamponamento Fundamentos de Bioquímica
Por: naiarabaldrae • 11/4/2022 • Relatório de pesquisa • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 266 Visualizações
Universidade Estácio
Disciplina: Fundamentos de Bioquímica
Professora: Natasha
Acadêmico: Naiara Cristina dos Santos
Matrícula: 202109451111
Relatório aula prática 02: Efeito do Tamponamento
1- Introdução:
A escala de pH é importante para demonstrar a concentração de H+;OH- numa determinada solução aquosa a partir de uma escala logarítmica que varia entre 1,0m H+ e 1,0m OH-. Soluções que possuem valores de pH superiores a 7 são consideradas alcalinas ou básicas, já as que possuem valores inferiores a 7 são consideradas ácidas. Dessa maneira, a medida de ph é um procedimento de fundamental importância na bioquímica, devido a intrínseca relação com a fisiologia biológica. as membramas biológicas, por exemplo são dependentes do pH para manter a integridade da sua estrutura e atividade. Outro caso é o do plasma sanguíneo, se o pH estiver abaixo de 7,4 será considerado acidose, porém, se estiver um valor muito elevado, será considerado alcalose, em ambas as situações, há grave risco a saúde do indivíduo ( lehninger et aL, 2006 )
Já os sistemas tampões são compostos por um ácido fraco(H+), que doa prótons e sua base conjugada (OH-), receptora de prótons. O tamponamento resulta-se do equilíbrio dessas duas reações reversíveis que ocorrem em uma solução próxima as concentraçoes de um doador de prótons e do seu receptor de prótons conjugado. Toda vez que for adicionado H+ ou OH-, haverá mudança no pH da solução ( Lehninger et al, 2006 )
2 Materiais e Métodos:
2-1 Materiais
* Becker
* Pipeta
*pHmetro
* água destilada
* soluções ( NaOH e HCL )
2-2 Métodos
Primeiro experimento
Objetivo: Verificar a variação do pH da solução e identificar o efeito tampão.
Material: H2O destilada, becker, NaOH, aparelho pHmetro, proveta
Método: Medição de pH com o aparelho pHmetro digital
Resultado: Adicionamos 20ml de H2O destilada (medida em uma proveta), medimos o pH da solução que estava em 7,11 (medicão feita no pHmetro). Após adicionar 1 gota de NaOH observamos que seu pH apresentou elevação rápida e chegou ao resultado de pH 11, dessa forma concluímos que teve alta variação e assim, a solução passou de neutra para básica
Segundo experimento
Objetivo: Verificar a variação do pH da solução e identificar o efeito tampão.
Material: H2O destilada, becker, HCL, aparelho pHmetro, proveta
Método: Medição de pH com o aparelho pHmetro digital
Resultado: Adicionamos 20ml de H2O destilada (medida em uma proveta), medimos o pH de início que estava em 7,65 (medicão feita no pHmetro). Após adicionar 1 gota de HCL observamos que seu pH 3,11 alta variação e assim, a solução passou de neutra para ácida
Terceiro experimento
Objetivo: Verificar a variação do pH da solução e identificar o efeito tampão
Material: Tampão, becker, NaOH, aparelho pHmetro, proveta
Método: Medição de pH com o aparelho pHmetro digital
Resultado: Adicionamos 20ml de solução tampão (medida em uma proveta), medimos o pH de início que estava em 6,9 (medicão feita no pHmetro). Após adicionar 1 gota de NaOH observamos seu pH 7,11 logo, não houve variação. A solução se manteve neutra.
Quarto experimento
Objetivo: Verificar a variação do pH da solução e identificar o efeito tampão
Material: Tampão, becker, HCL, aparelho pHmetro, proveta
Método: Medição de pH com o aparelho pHmetro digital
Resultado: Adicionamos 20ml de solução tampão (medida em uma proveta), medimos o pH de início que estava em 6,8 (medicão feita no pHmetro). Após adicionar 1 gota de NaOH observamos seu pH 7,06 logo, não houve variação. A solução se manteve neutra.
3 -Discussão:
Considerando que uma solução neutra possui o pH em torno de 7, número derivado da água em torno de 25°C ( lehninger et al,2006), o resultado do primeiro Becker pode ser considerado uma solução básica, se comparada também ao valor do pH da água.
...